Resenha: Trono de Vidro - Sarah J. Maas

Título: Trono de Vidro
Autor(a): Sarah J. Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 392
SKOOB
Depois de cumprir um ano de trabalhos forçados nas minas de sal de Endovier por seus crimes, Celaena Sardothien, 18 anos, é arrastada diante do príncipe. Príncipe Dorian lhe oferece a liberdade sob uma condição: ela deve atuar como seu campeão em um concurso para encontrar o novo assassino real. Seus adversários são ladrões e assassinos, guerreiros de todo o império, cada um patrocinado por um membro do conselho do rei. Se ela vencer seus adversários em uma série de etapas eliminatórias servirá no reino durante três anos e em seguida terá sua liberdade concedida.
Celaena acha suas sessões de treinamento com o capitão da guarda Westfall desafiadoras e exaustivas. Mas ela está entediada com a vida da corte. As coisas ficam um pouco mais interessantes quando o príncipe começa a mostrar interesse por ela... Mas é o rude capitão Westfall que parece entendê-la melhor. Então um dos outros concorrentes aparece morto rapidamente seguido por outros... Pode Celaena descobrir quem é o assassino antes que ela se torne a nova vítima? A medida que a investigação da jovem assassina se desenrola a busca por respostas a leva descobrir um destino maior do que ela jamais poderia ter imaginado.

GENTE. Vocês não amam quando uma série entra na vida de vocês prometendo muitas emoções, sentimentos contraditórios, momentos de tensão e de tirar o fôlego e muitos personagens para você sofrer e fangirlar? E vocês não amam mais ainda quando ela cumpre tudo isso?! Então queria deixar meu enorme obrigada à Ticiane por ter insistido para eu ler Trono De Vidro e por me apresentar esse universo que mal conheço, mas já amo pacas. 

Celaena Sardothien é a melhor assassina do reino de Adarlan, porém após ser traída ela é capturada e enviada para ser escrava nas minas de sal de Endovier, onde sobrevive por um ano. Então, um dia o príncipe herdeiro, Dorian, vai à ela como um proposta: seu pai, o Rei, precisa de uma nova campeão e promoverá um torneio para escolhe-lo e Dorian deseja que Celaena seja a sua competidora. Vendo uma oportunidade de se livrar dos horrores de Endovier e de poder obter sua liberdade, antes algo impensável, ela aceita a proposta. Porém, a parte mais difícil não serão as lutas da competição, seus oponentes ou a desconfiança daqueles que a cercam, mas sim o seu coração que talvez não seja o de uma assassina fria como muitos imaginam. 
"Ela venceria. Venceria e serviria o rei. Depois, desapareceria para sempre e nunca mais pensaria em castelos, reis ou assassinos. Celaena não desejava reinar sobre a cidade novamente. A magia estava morta, os feéricos tinham sido banidos ou executados, e ela nunca mais teria nada a ver com a ascenção ou a queda de reinos. Celaena não tinha destino. Não mais."
Trono De Vidro nos apresenta todo um novo universo fantasioso, cheio de mistérios, intrigas, disputas e, obviamente, jogos de poder. Com a ida de Celaena para a corte passamos a acompanhar pela visão da assassina os eventos que movem Adarlan e com o passar do livro vamos entendendo mais a história desse reino que um dia já conheceu dias gloriosos, cheios de magia e fadas. Porém, o livro é mais focado na adaptação de Celaena na corte e em seu treinamento para vencer a competição e se tornar a campeã do Rei, a quem ela odeia mais do que tudo.

Celaena foi uma personagem que me surpreendeu e muito. Suas características e personalidade fora do padrão que tanto vemos replicados nos livros atualmente me conquistaram logo de cara e a cada momento eu não parava de descobrir novas facetas dela que me deixavam agradavelmente surpresa. Assassina profissional, elegante, com uma língua afiada, rabugenta, orgulhosa, arrogante e tão badass que não caberia o quanto nessa resenha. Mas o que mais me conquistou nela e que no início foi um choque é: em um momento ela está planejando (meio que por distração) como desarmar seis guardas, matar os seus vigias e encontrar rotas de fuga e no outro está pensando sobre vestidos, o quanto está bonita e em doces (!!!!!!). Vocês não acham que ela é a melhor personagem principal que poderíamos sequer sonhar? É, eu também!
"- Eis uma lição para você, mestre de armas - disse Celaena, enquanto passava por ele -, dê-me homens de verdade com quem lutar. Então, talvez eu me incomode em tentar." p. 215
Dorian e Chaol complementam a cota de personagens centrais da trama do livro. Dorian é um dos personagens que mais se desenvolve nesse primeiro volume (depois da Cel). Meu coração demorou um pouco para se render ao seu charme - que transborda das páginas -, a sua gentileza e ousadia, mas não posso negar que Dorian é um personagem interessante, que traz brilho e fluidez para a história. Já Chaol, o capitão da Guarda Real e vigia/treinador em tempo integral da Celaena, me conquistou logo de cara com seu jeito fechado, desconfiado, leal e sincero. Lógico que os 3 formam um triângulo amoroso e a sofrência a partir dai é livre para todos os que gostam de ser trouxas. 

A escrita da Sarah não segue a linha padrão do gênero de fantasia, as descrições sobre os lugares majestosos ainda estão lá e muito bem colocadas, no entanto a escrita dela é mais objetiva e precisa, tornando a leitura fácil, fluída e rápida; o ritmo de acontecimentos também contribui para virarmos as páginas furiosamente, prendendo o fôlego, esperando o clímax destruidor. Fazia muito tempo que eu não sentia algo tão avassalador com a reta final de um livro, meu estômago se contraía de nervoso, meu coração batia disparado e eu mal conseguia respirar porque isso me faria perder tempo lendo as preciosas linhas a minha frente. 

Como me senti durante as últimas 100 págs. Sério gente, é muito jsgfshgfhsdf
A Sarah J. Maas fez um ótimo trabalho criando personagens tão complexos, desenvolvidos e reais e arrasou mais ainda ao ser criativa e pegar elementos clichês e dar nova forma e vida em uma trama de fantasia. A magia no primeiro momento pode parecer uma parte pequena da trama, mas com o passar das páginas ela assume um papel decisivo no plot. Além disso, amo o fato dela escolher contar essa história pelo ponto de vista de uma personagem com uma moral duvidosa e uma lâmina afiada. Então, o que vocês estão esperando que ainda não foram ler ser essa série maravilhosa?



4 comentários:

  1. Primeiramente: ACOTAR e ToG tem paradinhas feéricas, esqueci desse fato em comum.
    Segundamente: É maravilhoso Celaena ser uma protagonista toda sanguinária e calculista,e nas horas vagas ser toda vaidosa e se preocupar até com animais <3 (e um medo monstro de ficar na parte de vidro do castelo que entendo totalmente!)
    Dorian e Chaol são os únicos outro mozões do primeiro livro, mas nos seguintes vai aparecendo outros que mds ♥

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
  2. DEBS FUI LER SUA RESENHA E SEM QUERER LI UM SPOILER, SOCORRO, QUANDO EU TERMINAR EU LEIO <3 SGDAJHGDHASJD
    Bjs,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Debora, Debora, Debora !!! Obrigada, obrigada, obrigada por essa resenha maravilhosa e por ter me dado o empurrão que precisava para começar a ler essa série !!! ^^
    Já faz muito tempo que eu ouvi falar desse livro, e já ouvi muitos comentários positivos com relação à história, mas sempre ficava na dúvida se lia ou não, se adquiria os livros ou não. Agora, depois dessa sua resenha maravilhosa e bem empolgada, eu tenho certeza de que estava perdendo tempo quando poderia estar lendo essa história !!!
    Mal posso esperar para colocar minhas mãos nesse livros lindos e iniciar a leitura !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  4. Ai, meu senhor... respira respira
    WHAT IS AIR quando o primeiro parágrafo da sua resenha já eh todo fangirl? Serio, to muito muito muito feliz mesmo que voce foi ler Trono de Vidro e já emplacou coroa da Meia Noite! Por muito tempo eu fiquei sem dividir com ninguem todo o sofrimento que eh a serie e agora dá para surtar muito contigo no whatsapp!
    Concordo com tudo que voce colocou na resenha e digo logo DORIAN IS MY CINNAMON ROLL! <3 Vou levar o bromance dele com o Chaol pro resto da vida e logo voce vai perceber tambem que a Maas arrasa nas personagens femininas, são todas like a boss como a Cel!
    Abraço bem forte de fangirl! <3

    Tici
    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...