Resenha: Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Título: Cartas de Amor aos Mortos
Autor (a): Ava Dellaira
Editora: Seguinte
Páginas: 344
Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Querida Ava Dellaira,

Estou te escrevendo porque li o seu livro “Cartas de Amor aos Mortos”. Queria que você soubesse que ele foi um daqueles livros que ficou muito tempo na estante esperando para ser lido e que eu odeio ter deixado isso acontecer. Porque assim que o li, em questão de um dia, eu sabia que ele havia mudado senão minha vida algo dentro de mim.

Queria lhe agradecer por ter escrito a história da Laurel, porque posso não ter me identificado com o fato de ela ter perdido a sua irmã que era sua heroína e não conseguir seguir em frente, mas me identifiquei com os medos e aflições, as inseguras e indecisões de uma adolescente que está começando a ter que encarar o mundo. Além disso, a ideia de contar toda a trajetória de Laurel tanto na escola, em fazer novos amigos, começar a ter um interesse amoroso, quanto na vida familiar em cartas foi algo que me conquistou e que você executou muito bem. Quer dizer, sei que escrever já não é fácil e contar todo um livro através de cartas deve ser mais delicado e trabalhoso, então obrigada por ter nos apresentado essa história assim, isso me fez sentir mais íntima e próxima da Laurel e dos acontecimentos de seu dia a dia, mesmo que fosse para pessoas famosas falecidas para quem ela escrevesse. 

Eu tentei não chorar, juro que tentei, mas Ava, a essa altura você já deve saber o efeito que esse livro provoca em nós. Você nos mostrou uma Laurel tão destruída e sozinha e tão cheia de dor e então você lhe deu a amizade de Natalie e Hannah e mostrou a ela que tudo podia ficar bem, bastava ela tentar e se aceitar. E muito obrigada por Sky, acho que você não poderia ter acertado mais no par da Laurel. Ele era exatamente quem ela precisava que ele fosse!

Talvez seja indelicado de minha parte lhe escrever essa carta dissecando seu livro, mas eu realmente preciso lhe dizer o quando sua história é maravilhosa e transformadora e o quanto sua escrita tem a ver com isso. As cartas diretas e sóbrias que Laurel escreve para seus ídolos e o modo como você consegue apresentar diretamente o que aconteceu com ela e o que a levou a estar escrevendo determinada carta é incrível, além de que pensamentos e reflexões como aquele que “Nirvana” significa liberdade e agora o Kurt tem a sua fizeram meu coração se destroçar e depois ser aquecido por esperança.

Enfim, só queria dizer que me apaixonei por cada linha, cada mensagem, cada acontecimento e principalmente por cada personagens de seu maravilhoso livro. Queria que você soubesse que ele ainda tem um lugar na minha estante - desta vez com o status de “lido” -, mas que também, a partir de agora, ele tem um espaço especial no meu coração e significa para mim o que Kurt e a música do Nirvana significam para a Laurel.

Obrigada por ter escrito essa história triste, inspiradora e, no final, cheia de esperança.

Beijos,

3 comentários:

  1. Ainda não li esse livro, mas sempre que comentam fico curiosa pois pelo que percebo é o livro que ou amam ou odeiam. Minha amiga que fez resenha dele para mim foi do time que amou a leitura ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai, Debs, achei muito legal sua ideia de escrever a resenha em forma de carta, já que é essa a proposta do livro. Eu tô paquerando esse livro desde o final do ano passado quando comprei pra presentear meu amigo oculto do Book Club. Me arrependi imediatamente de não ter comprado um exemplar pra mim também. Mas hoje, finalmente, consegui solicitá-lo no skoob e não vejo a hora de chegar, tô cheia de expectativa! Depois eu lhe conto o que achei!
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Débora!
    Adorei a resenha escrita como se fosse uma carta ;)
    Acho a premissa interesante e tenho o livro aqui na minha estante, mas ainda não li porque alguns comentários que vi por aí me deixaram com um pé atrás, sabe? Mas ainda pretendo conferir. Que bom que a sua experiência foi positiva.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...