Resenha: Zac & Mia - A. J. Betts

Título: Zac & Mia
Autor (a): A. J. Betts
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288
SKOOB
A última pessoa que Zac esperava encontrar em seu quarto de hospital era uma garota como Mia - bonita, irritante, mal-humorada e com um gosto musical duvidoso.No mundo real, ele nunca poderia ser amigo de uma pessoa como ela.Mas no hospital as regras são diferentes. Uma batida na parede do seu quarto se transforma em uma amizade surpreendente.Será que Mia precisa de Zac? Será que Zac precisa de Mia? Será que eles precisam tanto um do outro?Contada sob a perspectiva de ambos, Zac e Mia é a história tocante de dois adolescentes comuns em circunstâncias extraordinárias.

Zac & Mia é um YA sensível e comovente que conta a história de Zac, que enfrenta pela segunda vez a leucemia. Após o transplante de medula óssea ele precisa ficar isolado durante 30 dias em um quarto de hospital. Além da visita ocasional das enfermeiras e a constante presença da mãe, Zac se vê sozinho com seus pensamentos. Até o dia em que uma menina se muda para o quarto ao lado. 

Mia gosta de escutar música alto, discute constantemente com a mãe e com certeza é rebelde. Mas inacreditavelmente Zac e Mia começam a conversar através da fina parede entre seus quartos. Ele tentando ajudá-la a entender e aceitar o fato de ter câncer, enquanto ela tem curiosidade em seu tratamento. 

Porém, muitas surpresas, encontros e desencontros os esperam, basta saber o que o destino reserva para os dois: como Mia vai lidar com o câncer? Zac vai finalmente se curar da leucemia? A vida pode ser boa após tantas barreiras e sofrimento?
"É engraçado como o cérebro faz coisas assim. Seu mundo todo está sendo chacoalhado e jogado, e o melhor que você consegue fazer é focar-se em alguma coisa pequena e inesperada."
Confesso que peguei Zac e Mia despretensiosamente para ler, sem esperar muito além de conhecer mais uma história. Porém, me surpreendi positivamente logo nas primeiras páginas com o primeiro contato com Zac que narra a primeira parte do livro. É difícil pô-lo em palavras: Zac é aquele personagem encantador, sensível, plenamente consciente de sua situação, fraquezas, medos, mas também de sua força e coragem. Em outras palavras ele é um garoto encantador e um ótimo exemplo para qualquer um. 

Mesmo que metade do livro ocorra em um ambiente fechado a história nunca se torna entediante ou sem ritmo. O acréscimo de Mia e toda a agitação que vem com ela pode ter algo a ver com isso, entretanto confesso que na maior parte do livro ela me irritou com seu comportamento e atitude. Eu entendo completamente a situação que ela está passando e aceito o modo como ela reage, todos reagimos de jeitos diferentes a situações difíceis, porém aceitar isso não significa que eu concorde e que isso não tenha me tirado do sério.
"Eu queria poder dizer isso a ela. Eu queria poder dizer a ela quanta sorte tem."
A segunda parte do livro é narrado por Mia e deste modo podemos acompanhar melhor suas motivações e entender mais de sua vida e atitudes. Zac e Mia formam um ótimo casal de protagonistas, os tipos opostos de personalidade e jeito de lidar com a situação equilibram o livro.

A primeira vista Zac & Mia parece ser só mais um livro com o câncer como pano de fundo. As comparações com A Culpa É Das Estrelas são inevitáveis, porém a autora transformou uma história com um enredo simples em algo lindo, tocante, emocionante (chorei durante as últimas 50 páginas? Chorei, e como!), envolvente e sensível. É difícil por em palavras o que senti nesta leitura, meu coração se enchia de esperança, carinho e amor por cada linha, cada pensamento engraçadinho e otimista de Zac, mas se apertava toda vez que a dificuldade, tristeza e desesperança escorria das páginas. 

Zac e Mia é uma leitura rápida, atraente, com um ótimo ritmo, personagens palpáveis, humanos e de certa forma heróis, e com uma história que vai conquistar e aquecer seu coração ao mesmo tempo que o dilacera.



2 comentários:

  1. Estou com o livro aqui pra ler, mas confesso que ele estava no final da minha lista. Depois da sua resenha, fiquei curiosa e vou colocar ele entre as prioridades. Espero gostar. :D Beijos http://www.trescoisas.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora, tudo bem flor ???
    Tinha visto que esse livro foi lançado pela Novo Conceito, mas confesso que não dei muita bola para ele não. Existem alguns temas que, por serem abordados repetidas vezes, acabaram me saturando, e hoje eu fujo da maioria dos títulos ligados a esses temas. Os livros ligados a personagens com câncer são os que eu mais fujo.
    Entendo a gravidade da doença, já vi de perto o sofrimento que essa doença terrível trás não apenas ao doente, mas também aos familiares, porém sinto que o tema ficou batido, e raramente encontro um livro que me deixe curiosa e instigada a conhecer a história.
    Infelizmente, Zac e Mia não foi um desses livros. Não leria o livro, não faz o meu estilo, mas não deixo de pensar que ele deve ser bom, só não é para mim !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...