Resenha: Cidade de Vidro - Cassandra Clare

Título: Cidade de Vidro
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 474
SKOOB
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe. 

Clary finalmente está perto de descobrir uma maneira de remover o feitiço que mantém sua mãe em um estado de coma, mas para isso ela precisa ir para Idris. Porém, Jace não é lá muito fã dessa ideia, considerando que a Clave pode descobrir sobre seus poderes de criar símbolos e usá-la como arma. Mas Clary não vai dar ouvidos nem mesmo a Jace quando se trata de sua mãe.

Assim, ela vai para Idris atrás do feiticeiro Ragnor Fell, porém não será tão fácil assim descobrir uma cura para Jocelyn. Lá ela conhece Sebastian, um Caçador de Sombras encantador que desperta sentimentos conflitantes e confusos nela, além disso seu relacionamento com Jace continua conturbado, pois ele parece não a querer por perto. 

Eu adiei a leitura do terceiro livro de Os Instrumentos Mortais por tempo demais e me arrependo muito disso. A história criada e desenvolvimento por Cassandra Clare nos dois livros anteriores chega em seu ápice nesse volume. Valentim finalmente colocará seu plano de erradicar os seres do Submundo em prática e como já bem sabemos, não vai medir esforços ou deixar vivo aquele que cruzar o seu caminho.
"- As pessoas não nascem boas ou ruins. Talvez nasçam com tendências a um caminho ou outro, mas é a maneira como se vive a vida que importa. [...] E as pessoas que conhecemos. [...] Seu eu tivesse tida esta vida, não sei como teria me saído. Mas não tive. Tenho minha família. E tenho você."
Cidade de Vidro foi o livro que me fez amar a série acima de tudo, a cada página que eu lia ficava mais encantada e apaixonada pela saga, pelos personagens, por todo o rico universo que nos é apresentado. Desta vez saímos do mundo mundano e vamos parar em Alicante, capital de Idris. A bela cidade com torres demoníacos, o quartel general de todos os Caçadores de Sombras. Muitas nuances sobre a vida dos caçadores são acrescentadas nesse livro e personagens novos surgem, contribuindo para a teia de acontecimentos que levara ao final derradeiro do plano de Valentim.

Não posso negar, Cassandra Clare sabe como contar uma história. Entretanto, ainda sinto que a escrita dela não me agrada totalmente e que ela peca no desenvolvimento das relações entre os personagens, principalmente entre Jace e os Lightwood. Mas quem sou eu para reclamar quando um dos meus shipps favoritos do mundo tem momentos de tirar o fôlego? (Malec estou olhando para você).
 "Enquanto eu puder sonhar, vou sonhar com você." 
Os acontecimentos não ocorrem de maneira furiosa, o andamento da trama é normal, acelerado em alguns pontos, mais lentos em outros. A calmaria antes da tempestade. Porém, isso não me fez virar as páginas menos furiosamente, mesmo extensos diálogos - que são sempre os melhores, principalmente quando se trata de Jace e Magnus - ou as reflexões prolongadas de Clary prendiam totalmente minha atenção e despertavam minha curiosidade. Esse é o dom de Cassandra Clare, o modo como ela conta a história, de maneira gradual e lenta, explorando cada sentimento e situação dos personagens, o que acaba por causar muita tensão e, claro, sofrência. 

Em suma, Cidade de Vidro é maravilhoso, delicioso de se ler e que mantém um ritmo de emoções, surpresas e acontecimentos só capazes de ser produzidos pela Cassandra. É aquele livro que te faz se agarrar na série e falar “eu vou até o fim com vocês” para os personagens. 


Um comentário:

  1. Ignorando o capítulo 23 de Cidade do Fogo Celestial, acho que esse foi o melhor livro da saga, menina Clary tentando resolver as coisas loucamente, menino Sebastian começando a mostrar pra que veio ♥ E Malec que rouba a cena! Por mais que tenha suas partes lentas o ritmo do livro para mim foi bem melhor do que o dos livros seguintes.

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...