Série: Porque você precisa assistir Outlander

Hello, leitores queridos! Tudo bem? Eu estou desestruturada psicologicamente, e espero que esse post seja minha terapia.

Antes de começar gostaria de fazer uma ressalva: estou usando todo o auto-controle que possuo para não surtar aqui e escrever todo o post em capslock e também não abarrota-lo com imagens/gifs do meu novo crush: Jamie Fraser. Vocês logo o conhecerão, esperam só mais um pouco!

Então, faz um tempo já que via comentários aleatórios na minha timeline sobre Outlander e o quanto a série era maravilhosa. Mas, não me interessei muito. Porém, após ler um resenha super positiva do livro que inspirou a adaptação e de receber a indicação da Tici, corri ver e agora cá estou eu nesta situação: atordoada, com mais uma série favorita na grade e sofrendo, amando e me afligindo por personagens novos.

"E se o seu futuro fosse o passado?"
Bom, vocês já perceberam o nível da coisa, né? Agora vou apresentar alguns motivos (irrefutáveis) que vão lhes convencer a ver Outlander. E se não convencer, usarei meu segundo método mais bem sucedido: falarei, falarei e falarei sobre a série até vocês enjoarem e irão assistir para se livrarem de mim. Essa teoria foi testada e cientificamente comprovada!

O primeiro motivo: VIAGEM NO TEMPO

As ruínas de Craigh Na Dun
Afinal, qual a história que Outlander conta? A palavra mágica é: viagem no tempo. Tudo fica mais interessante com ela, não é? Amo coisas relacionadas a isso, apesar de muitas vezes ser bem confuso e irritante. Entretanto, Outlander tem sua premissa catapultada por isso e, é a partir daí a história toma proporções maravilhosas, com direito a tudo que uma serie épica têm.

Claire Randall vive no ano de 1945, logo após a Segunda Guerra da qual participou como enfermeira e agora coleciona muitos horrores. Ela e seu marido, Frank Randall, que trabalhou para o Serviço de Inteligência Inglesa, estão em uma segunda lua de mel pela Escócia, visitando lugares belos e históricos, inclusive um antigo santuário celta/druída. Enquanto isso Frank, que é apaixonado por história, investiga sua árvore genealógica. Então, que eis em um belo dia Claire vai ao tal santuário sozinha e ouve um barulho estranho vindo das pedras, e claro que ela comete o erro de tocá-las e BUM, vai parar direto em 1743. Sim, isso mesmo. Mil setecentos e quarenta e três, em uma época sangrenta, em que a Escócia estava sendo dominada pela Inglaterra e que clãs escoceses resistiam ao domínio, OU SEJA, a coitada sai de uma roubada para entrar na outra. (quem mandou tocar pedras em territórios de macumba?)

Basicamente: Claire vira refém convidada do clã MacKenzie, que vê em seus conhecimentos de curandeira uma ótima oportunidade; enquanto tenta provar que não é uma espiã inglesa ela tenta voltar para Craigh Na Dun, na esperança de que ao tocar as rochas novamente volte para sua época e para seu marido. Claro, que não será nem um pouco fácil!

O segundo motivo é: FATOR HISTÓRICO

Vocês. Não. Fazem. Ideia. Da. Tensão. Dessa. Cena. Ingleses + Escoceses = BUM!
A autora da série de livros, Diana Gabaldon, é apaixonada por história e pela Escócia, então podem esperar muito conteúdo de teor histórico. E não, isso não é chato ou entediante, é fascinante! Temos alguns flashbacks sobre a 2ª Guerra, mas a atenção central é a Escócia do século XVIII e a sua situação política e cultural. Acho que isso foi uma das coisas que mais me cativou na trama. Amo história e conhecia muito pouco da Escócia e junto com Claire vamos desbravando esse novo mundo, com costumes, perigos, crenças, e situações tão diferentes das que vivemos. 

Ver o quanto o mundo evoluiu é de certa forma chocante. Também é chocante e aflitivo o modo como as pessoas viviam, como a sociedade funcionava, e aqui o preconceito e desprezo pela mulher e o que ela pensa estão em cada olhar e atitude. Além disso, é interessante ver como as crenças eram mais enraizadas e modo como as pessoas encaravam a vida. 

Como terceiro motivo temos:  PRODUÇÃO

Escócia <3

Sabe O Senhor dos Anéis e como somos brindados com aquelas lindas paisagens de tirar o fôlego da Nova Zelândia? Então, Outlander é mais ou menos assim! Como já disse não sabia muito sobre a Escócia, e depois de assistir os 7 episódios lançados da série estou totalmente apaixonada por esse país, cheio de montanhas, rios e afins belos <3 

Como não bastava ter um cenário natural ma-ra-vi-lho-so a série, que é produzida pelo canal Starz, também abala tudo com o figurino. A maior parte das cenas se passam em 1743, então são muitos vestidos volumosos, escoceses trajados a caráter, mas também há as cenas em 1945, que demandam outro tipo de roupas e os flashes na Segunda Guerra e tudo é tao bem configurado que... MEU DEUS!; e, eu apenas fico cada vez mais maravilhada como através da ambientação (destaque também para os castelos e afins) e vestuário conseguimos mergulhar totalmente na trama e nos sentir vivendo realmente aquela época. Nem preciso falar sobre a fotografia, né? IMPECÁVEL! De encher os olhos, na verdade, tudo nessa série é rico, de bom gosto, super bem feito. Os diálogos são outro ótimo exemplo de como uma narrativa pode ser conduzida sem grande cenas de ação, eles são muito bem trabalhados e construídos, e trazem um ritmo fluído para a trama. 


Essa abertura!!!!! "Sing me a song of a lass that is gone. Say, could that lass be I?"

Tá, mas aí os produtores pensaram: "Locações 10, Vestuário 10, Fotografia 10, Trama 10, Diálogos 10, mas não é suficiente. Precisamos de algo a mais" Deus abençoe o ser humano responsável pela trilha sonora de Outlander. Ela é magnifica, emocionante, de alimentar a alma e arrepiar. Capaz de criar o clima certo e pontuar a sequência das cenas, dar o ritmo na história... Aaaaah, é perfeito! Imagine assim, é tipo o filme do Sherlock Holmes, mas ao invés do violino temos a gaita de fole (alguém compra uma para mim?)
O quarto motivo leva o nome de: Claire Beauchamp Randall

 Caitriona Balfe como Claire Randall

Como se não bastasse Outlander ter o diferencial "viagem no tempo", além de tratar esse assunto muito bem, ela possui mais novidades. Pense nas séries que você assiste... A maioria (senão todas) tem como personagem principal um homem, não? Mas Outlander inova neste sentido também, acompanhamos a trajetória da Claire Randall, que após viajar para o passado decide usar seu nome de solteira - Beauchamp -, para despistar possíveis suspeitas, até porque ela acaba encontrando o desprezível e cruel Capitão dos Dragões, Jonathan "Black Jack" Randall, que sim, é um antepassado de seu marido Frank Randall

O que devo dizer é que Claire é o coração dessa série, ela que faz tudo fluir e acontecer. Pode parecer óbvio já que ele é a principal, mas sabemos que há séries que o principal falha nessa missão. Só digo uma coisa: Não poderiam ter escolhido atriz mais qualificada a interpretar essa personagem. Caitriona era modelo, o que pode nos deixar um pouco receosos, mas ela cumpre seu papel com exímio. Claire é uma mulher teimosa, decidida, corajosa, forte, inteligentíssima, além de ter uma forte opinião e defendê-la mesmo que isso posso lhe custar caro. 

"Já existiu um bom motivo para estuprar, Sr. MacKenzie?"

É interessante observar como o conjunto dessas características funciona na trama, porque a história gira em torno de suas tentativas de voltar para seu tempo, mas durante o caminho ela não hesitará em ajudar quem quer que seja com o seu conhecimento médico ou histórico. Além disso, ela lida muito bem com a situação em um todo, se coloque no lugar dela! Não deve ser nada fácil assimilar uma mudança de tempo e espaço assim, mas ela mantêm a força e a determinação, e ainda domina muito bem o pensamento rápido e estratégico, porque na sua situação delicada qualquer erro pode ser fatal. Em resumo: quando Caitriona aparece na tela, tudo se ilumina. 
O quinto motivo é o mais lindo de todos: Jamie Fraser 

Ele é RUIVO e tem SOTAQUE ESCOCÊS. Já posso morrer?!
Se a Claire é o coração da série sem dúvida nenhuma Jamie Alexander Malcolm MacKenzie Fraser (coloquei o nome completo dele só para zuar vocês :P) é a alma da série. Sim, ele é o galã. Sim, ele é o par romântico que conquista nossos corações em dois segundos e um sorriso. Sim, ele nos faz esquecer que Claire tem um marido esperando por ela (Quem é Frank mesmo?) e nos faz desejar que eles fiquem juntos, porque ELES SÃO UM DOS CASAIS MAIS FOFOS QUE EXISTEM. 

Mas não, ele não é só isso. Jamie eleva o conceito de par romântico da personagem principal a um novo nível. Além de que, sua história é muito mais do que isso. Ele tem toda uma bagagem (triste e cruel, obviamente), é um personagem complexo, que ao longo da história vai nos cativando e demonstrando ser bem mais que apenas um rostinho bonito. Estou sem palavras para descrever o quanto estou apaixonada pelo Sam Heughan como Jamie e o quanto ele tornou o personagem carismático, simpático e engraçado (O SORRISO DELE), além de dar uma profundidade inesperada ao personagem e muitas vezes até um lado meio sombrio. 

Vomitando arco íris 
Para mim Jamie um personagem essencial a trama, e que tem muito potencial para crescer e se tornar maior do que já é.

O que mais me surpreendeu foi o seu relacionamento com a Claire. Ela salvou sua vida e agora ele faz o favor de retribuir sempre que possível, e ao contrário do que acontece normalmente, eles se tornam amigos - fofos, confidentes e conselheiros -, para apenas aí a atração passar a existir. E, sério quem não shippa os dois desde o primeiro olhar e toque precisa consultar um especialista, porque deve ter algo errado com a pessoa. Em suma: JAMIE, CASA COMIGO?

Sexto motivo: Escoceses 

Melhor povo EVER!
Tá, isso não é bem um motivo, but my blog my rules! Na verdade, esse motivo só está aqui porque o mundo precisa saber de algo que descobri com essa série: HOMENS DE SAIOTE SÃO SEXYS DEMAIS!

A leiga aqui aprendeu que saiote é na verdade Kilt, então nessas eleições eu voto por Kilt hoje, Kilt amanhã, Kilt para sempre! Mas, sério GENTE, até o Dougal MacKenzie (ao lado do Jamie) - que ainda não decidi se desprezo ou admiro - fica gatão! Como resistir a uma série assim? Sem falar no sotaque escocês deles, que é tudo de bom *-* Ficaria por horas ouvindo eles falarem para mim...

Destaque também para Tobias Menzies que interpreta Frank Randall e Black Jack em 1743. Ele dá vida a dois personagens totalmente diferentes, e sua atuação como Capitão dos Dragões é incrível, surpreendente e de tão bela torna-se odiosa. O modo como ele capta a essência do personagem é chocante.


Gostaria de dizer que esse post/Bíblia realmente me ajudou a desabafar os sentimentos em relação a essa série maravilhosa. Isso estava me enlouquecendo. Em suma: ASSISTAM, vocês não vão se arrepender. Outlander possui todos os elementos que agradam: inovação, produção nota 10, trama, diálogos e sequências envolventes.

E agora para terminar, vamos ao quadro "Shippando até a morte":

Clamie <3
A primeira parte da 1ª temporada tem 8 episódios, de em média 55 minutos cada. A série volta com a segunda parte em abril com mais 8 episódios. A segunda temporada já foi confirmada e contará com pelo menos 13 episódios! Uhu!

Espero que tenham gostado da dica!
Beijos e até a próxima, gente linda :D

14 comentários:

  1. Tá bom , Débora, vc me convenceu! Tô baixando agora mesmo! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AEEEEEEEEE
      Espero mesmo que goste! Venho contar depois o que achou <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Aaaaaaaah, Deblinda! Morta feat. enterrada com esse post sensacional, meu Deus, louvando de pé aqui! A começar pelas imagens e os gifs escolhidos, cada um melhor que o outro e esse do Jaime! Aaaaaaaaah, surtando! Ri muito com o "(quem mandou tocar pedras em territórios de macumba?)" e com o seu entusiasmo, vc passou muito bem todos os sentimentos que aparecem quando assistimos "Outlander", não deixou nada de fora!
    Amei, amei, amei! E Claime lacrou o post! <3 <3 <3
    Muitos beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só amor <3 <3 <3 OBRIGADA mesmo por ter me convencido a ver, nunca me perdoaria se tivesse deixado passar a oportunidade de conhecer essa maravilhosa história e, é claro, o Jamie :D hahaha
      Mas e não é que é verdade? Essas pessoas nunca aprendem que devem ficar longe desses lugares tsc tsc tsc
      Clamie É VIDA, amiga :3 hahaha
      Fico super feliz que você tenha gostado, porque suei para fazer o post, ainda mais que minha mente queria se rebelar e socar gifs do Jamie infinitamente.
      Beijoooos :)

      Excluir
  3. É, mesmo com toda essa argumentação, muito provável que eu nunca venha a assistir essa série. Quase, essa Caitriona Balfe é um espetáculo e eu a assistiria até assistindo tv, mas a quantidade de homens de saia são um repelente forte o suficiente pra eu perder o interesse (ei, alguém tinha que dar a opinião masculina por aqui).
    No mais, sempre quis visitar a Escócia. Sou um apreciador dos uísques e a ilha de Islay é uma paisagem e tanto, além de cultivar as melhores destilarias. Ah, e Robert Burns também foi um ótimo poeta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :( :( :( Mas entendo teu ponto de vista hahaha
      Caitriona é incrível mesmo, além de linda é muito talentosa, nunca tinha visto alguém encarnar e passar tão bem as emoções de um personagem só com um olhar! Faltam versões masculinas nesse blog mesmo, mas sobre os kilts não posso argumentar muito UAHSUAHSUAHS
      Eu não conhecia quase nada sobre a Escócia, mas agora já sei muito de sua cultura, história e geografia e posso dizer que é um belíssimo país <3

      Excluir
  4. Não conhecia essa série !!!
    Me pareceu muito interessante, adoro essa temática de viagem no tempo, gosto muito de séries assim, com algo diferente, meio fantasia, não sei explicar, rsrsrsrs
    Fiquei muito feliz em saber que a série foi baseada em um livro !!! *.*
    Vou tentar ler primeiro e depois assistir a série !!!
    Adorei a dica.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Séries;filmes/livros com viagem no tempo são os melhores porque misturam váários elementos <3
      Não li o livro, mas se for tão arrasador quanto é série.... :3
      Fico muito feliz que tenha gostado!
      Beijoos :D

      Excluir
  5. Caraaaaaaaaaaaa!Você descreveu tudo sobre que acho essa maravilhosa *--------* Estou louca para ler o livro!!!
    A única tristeza é que foram apenas 8 episódios da primeira temporada =/
    Ansiosa pacas para abril *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou *-* Adoro encontra gente que gostou tanto quanto eu de algo <3
      Estava enlouquecendo e não ia aguentar até abril pra ter mais dessa história, então acabei lendo o livro que é tão incrível quanto!
      Beijos!

      Excluir
  6. FUI CONVENCIDA.
    Só queria dizer isso.
    Valeu (ou não) HAHAHAH <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuu *-*
      Depois volte pra contar se valeu a pena mesmo UEHUEH ❤

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...