Resenha: As Vantagens De Ser Invisível - Stephen Chbosky


Título: As Vantagens de Ser Invisível
Autor(a): Stephen Chbosky
Editora: Rocco
Páginas: 223

Sinopse: Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.  As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.  Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora.  Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
 As Vantagens de se Invisível é um livro difícil de resenhar, porque eu não sei o que pensar dele. O que me chamou a atenção foi o titulo, e fiquei curiosa para saber como abordaria a vida de um adolescente.
O adolescente em questão é Charlie, o conhecemos através de suas despretensiosas e detalhadas cartas.
Nelas ele nos conta sobre tudo, como é difícil “participar” ao invés de apenas observar a vida passar, como o turbilhão de emoções dessa fase pode ser devastadora, e como tudo pode se tornar melhor ao termos amigos do nosso lado.

Os amigos de Charlie são Sam e Patrick, dois adolescentes felizes e livres, que curtem a vida. Fumam, matam aula, festejam...

As cartas de Charlie são profundas, e não escondem nada. Ele nos mantém informado de tudo que acontece em sua vida, como ele se apaixona por Sam, sua primeira experiência amorosa, o seu primeiro contato com drogas, os livros que ele tanto ama ler...

De certa forma, achei Charlie muito inocente, ele tem quinze anos, mas olha para as coisas como se tivesse 10, ele é sensível e meio problemático.  E não acho que o titulo faça jus ao conteúdo do livro, mas enfim...
O que eu gostei é que alguns trechos parecem ter sido escritos para mim, e tenho certeza que você também se identificará.

Apreciei a capacidade do autor de pegar alguma situação ou uma lembrança de Charlie e nos mostrar como isso pode afetar profundamente ele, ou como a escrita flui fácil quando Charlie está nos contando como se sente em relação a algo.

As Vantagens de ser Invisível é uma leitura rápida e satisfatória, talvez um pouco decepcionante, mas vale à pena se você quiser ter Charlie como seu amigo!

Por causa do grande alvoroço que estão fazendo, criei certas expectativas pela leitura do livro e ele acabou me decepcionando um pouco, por não ser tão bom quanto esperava. Então, minha nota é 3 estrelas.

Classificação:


6 comentários:

  1. Que pena que não gostou. Agora até fiquei com receio em comprá-lo, afinal, dar 40 reais em um livro 'decepcionante' não é algo muito agradável de se fazer.
    E eu não sabia que a história era contada através de cartas... Vou desce-lo da minha lista de prioridades.

    http://valvula-de-e5cape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que agora ele não está mais tão caro.
      Bom, pode ser que você goste. Até eu achei que ia gostar, mas infelizmente não foi tão bom quanto esperava...

      Abraços!

      Excluir
  2. Oow, Eu quero tanto ler esse livro!
    Mas fiquei com receio de compra-lo também :/

    Beijinhos :3
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre, leia e veja o que você acha!
      Eu achei que ia gostar e não gostei tanto assim. Mas isso não quer dizer que você não possa ler e adorar o livro :D

      Beijos!

      Excluir
  3. Meu livro favorito,vocês já leram "a música que mudou minha vida"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li não Victória. Fui dar uma conferida no Skoob e curti bastante a sinopse e a nota também é super boa. Vou tentar ler, obrigada pela dica :D

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...