Resenha: Carrie, A Estranha - Stephen King


Título: Carrie, A Estranha
Autor(a): Stephen King
Editora: Objetiva
Páginas: 162
SKOOB


Sinopse: CARRIE narra a atormentada adolescência de uma jovem problemática, perseguida pelos colegas, professores e impedida pela mãe de levar a vida como as garotas de sua idade. Só que Carrie guarda um segredo: quando ela está por perto, objetos voam, portas são trancadas ao sabor do nada, velas se apagam e voltam a iluminar, misteriosamente. Aos 16 anos, desajustada socialmente, Carrie prepara sua vingança contra todos os que a prejudicaram. A vendeta vem à tona de forma tão furiosa e amedrontadora que até hoje permanece como exemplo de uma das mais chocantes e inovadoras narrativas de terror de todos os tempos. 

Carrie (ou Carrieta White) mora na cidade de Chamberlain, Maine. Ela não tem amigos, é alvo de brincadeiras maldosas e ainda tem de conviver com o fanatismo religioso (eu diria loucura mesmo) da mãe, Margaret.
Um dia na escola, depois do treino de educação física, quando as meninas estavam tomando banho no vestuário, Carrie achou estar morrendo quando teve sua primeira menstruação (já que sua mãe nunca lhe explicou nada a respeito disso) sendo então humilhada por suas colegas, que tinham como líder a mimada Chris Hargensen.  Após o ocorrido, Carrie começa a tomar conhecimento sobre seus poderes de telecinese*.
*Telecinese: capacidade de mover fisicamente um objeto com a força psíquica.
Sua vida parece estar melhorando quando ela é convidada para o baile da escola. Mal sabendo que seria alvo de mais zombaria e que iria mostrar a todos o que era capaz de fazer...

É o primeiro livro que leio do Stephen King e devo confessar que não gostei muito de sua escrita. Mesmo sendo um livro bem pequeno, demorei três dias para lê-lo, pois achei a narrativa cansativa e um tanto complexa. No entanto, quando chegamos ao clímax do livro é simplesmente incrível como o autor consegue te prender!

O livro é escrito de uma maneira bem interessante. Ao longo da história são introduzidos trechos de jornais, revistas (fictícios) e relatos de outras pessoas.  Isso vai nos ajudando a entender melhor o poder de Carrie e o que levou tudo a acontecer.

Uma das coisas mais legais do livro é a Introdução, na qual King fala como foi que começou a escrever contos de terror, como era sua vida antes de ficar famoso e como iniciou a escrita de Carrie, A Estranha.
Pode ser que a escrita não agrade a todos, como eu disse, mas mesmo assim vale a pena ler pelo simples fato de que a história é inesquecível.

Esse ano será lançado mais um remake de ‘Carrie, a estranha’ (veja nesse post) e o meu conselho é que tente ler o livro antes de assistir o filme, pois você vai ficar ainda mais animado(a) para ir ao cinema e ver como suas cenas preferidas ficarão na telona! 

Classificação:





2 comentários:

  1. Olá!!

    Tenho muita vontade de ler esse livro do SK!! Ainda mais agora com o remake do filme... acho que é uma boa oportunidade para conseguir um exemplar e me aventurar na estória da Carrie, né?!

    Como em todas as resenhas sobre os livros do SK, positiva. ^^

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi.
      Com certeza! É sempre melhor ler o livro antes de ver o filme. É o primeiro livro dele que eu leio e gostei bastante.

      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...