Resenha: Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor - Sarah Butler

Título: Dez Coisas Que Aprendi Sobre o Amor
Autor (a): Sarah Butler
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256
SKOOB
Por quase 30 anos, quando a brisa de Londres torna-se mais quente, Daniel caminha pelas margens do Tâmisa e senta-se em um banco. Entre as mãos, tem uma folha de papel e um envelope em que escreve apenas um nome, sempre o mesmo. Ele lista também algumas coisas: os desejos e o que gostaria de falar para sua filha, que ele nunca conheceu. Alice tem 30 anos e sente-se mais feliz longe de casa, sob um céu estrelado, rodeada pela imensidão do horizonte, em vez de segura entre quatro paredes. Londres está cheia de memórias de sua mãe que se fora muito cedo, deixando-a com uma família que ela não parece fazer parte. Agora, Alice está de volta porque seu pai está morrendo. Ela só pode dar-lhe um último adeus. Alice e Daniel parecem não ter nada em comum, exceto o amor pelas estrelas, cores e mirtilos. Mas, acima de tudo, o hábito de fazer listas de dez coisas que os tornam tristes ou felizes. O amor está em todas as partes desta história. Suas consequências também. Sejam boas ou más. Até que ponto uma mentira pode ser melhor do que a verdade?

Em Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor acompanhamos a história de Daniel e Alice. Daniel é um mendigo que a mais de 30 anos vaga pelas ruas de Londres, encontrando objetos descartados e criando coisas que podem ser consideradas arte, além disso ele carrega uma grande tristeza, procura por alguém muito importante e que não sabe de sua existência. 

Alice é um espírito livro, e rebelde. Ela gosta de viajar o mundo, conhecer lugares exóticos e não enfrentar alguns problemas e sentimentos que lhe rodeiam, mas isso se torna impossível quando recebe a notícia de que seu pai está doente e ela precisa retornar a Londres. 

Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor é um livro sobre perdas, culpa, dor, tristeza, mentiras, meias-verdades, conflitos internos e, principalmente, sobre o que é o melhor para nós nem sempre é o melhor para o outro. No início da leitura me senti um pouco confusa com a narrativa e demorei a pegar o ritmo da trama e a me conectar com a história. A trama é simples, com um pequeno mistério central e que ajuda a impulsionar o ritmo do livro do meio para o final. Porém, a simplicidade é compensada com os pequenos ensinamentos passados pelos personagens e pelo aprendizado deles ao enfrentar situações desagradáveis e que prefeririam evitar. 

Daniel é um personagem que me despertou compaixão, ele fez algumas decisões erradas na vida e muitas vezes se deixou levar pela maré, mesmo tendo muita determinação em certos aspectos. Já Alice foi uma personagem que tive vontade de sacudir em alguns momentos, porém consigo compreender o seu constante desejo de fuga e evitar tomar uma decisão concreta e iniciar uma vida “tradicional”. Outras personagens que tem espaço considerável na trama são as irmãs de Alice: Tilly e Cee. Cee é insuportável, controladora e a típica irmã “sou melhor que você”. Tilly é doce, durona, rígida quando precisa, mas sempre com um consolo a disposição. 

O que mais me conquistou no livro foi o fato de a autora não ficar presa em apenas um aspecto da personalidade dos personagens. Um bom exemplo disso é Cee, apesar das características que citei ela não é definida 100% por elas, em algum ponto podemos ver que o que ela faz o faz pelo bem de sua família e pessoas que ama. O ponto forte da Sarah é a sua história crível, situações verdadeiras e personagens reais e que em algum ponto nos identificaremos com seus questionamentos. E a história ainda se passa em Londres, cidade que amo. Outro ponto que me agradou foi que cada início de capítulo possui uma lista com dez coisas sobre os mais diversos temas, feitas tanto por Alice quanto por Daniel. 

Dez Coisas Que Aprendi Sobre O Amor é um livro para se ler, apreciar e refletir. Quem quiser uma história leve, mas com algumas pitadas de sentimentos e indecisões pode ler sem reservas. Um bom livro para se passar o tempo e distrair. 



2 comentários:

  1. Uau, adorei! Já coloquei na minha listinha! haha
    xoxo
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei muito intrigado com esse livro, acho que ele vai filosofar de um jeito bom

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...