Pena & Tinta: Qual a sua estação favorita?


Existem certas perguntas para as quais precisamos ter a resposta na ponta da língua. Como, por exemplo, qual a sua cor favorita? Que estilo de música é o seu preferido? Perguntas desse tipo são algo que representam algo pequeno, mas que para outra pessoa dizem muito sobre nossa personalidade. Então, sempre rola aquele embaraço ou desconfiança quando você não tem a resposta para uma dessas perguntas pré definidas que decidem o-que-alguém-vai-pensar-de-você

Eu não sei qual é a minha estação favorita. Ponto. E isso me incomoda muito porque quando pergunto para as pessoas ao meu redor qual a estação favorita delas, elas tem a resposta na ponta da língua. Já não basta ser a menina mais ou menos em tudo, eu ainda tenho que ser “a garota que não tem uma estação favorita”. Mas eu me incomodo com isso porquê as outras pessoas acham estranho ou porquê EU acho estranho? Bem...

Eu pensei que o inverno fosse minha estação favorita. A elegância das roupas, as bebidas quentes, neve (não que tenhamos ela por aqui), a sensação quentinha de se enrolar nas cobertas, “Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro”, essas coisas, sabe? Mas diante da iminência dos próximos meses de acordar, levantar, bater o queixo durante o dia inteiro e ter que aguentar um vento frio congelando meus ossos eu já sinto falta dos dias escaldantes de calor.

Ah, o calor. Meu velho conhecido (mas não tão amigo assim). Sou a primeira a reclamar do calor. Eu não vejo um lado positivo, apesar que não congelar até a morte possa ser um deles. Porém, tampouco gosto de suar litros, me sentir sempre grudenta e cansada. De o simples fato de respirar me fazer suar e da moléstia que o calor me provoca. 

Sempre fui apaixonada pelas imagens nos livros de geografia das folhas lindamente caídas nas calçadas, representando o outono. Sempre gostei do aroma da primavera, com o clima ameno e com o verde retornando juntamente com o colorido das flores. Talvez eu não goste de extremos - calor ou frio, super talentosa ou sem talento nenhum, esfuziante ou triste -, talvez ser a garota mais ou menos, a garota que fica no meio termo, que aprecia o ar fresco do outono e o calor aquecendo as coisas na primavera seja legal, afinal. Talvez não ter um gabarito de respostas pra perguntas pré definidas não seja tão ruim assim. Não ter uma estação favorita significa que eu sempre posso apreciar (e odiar) todas e, claro, sempre vou poder escolher uma (ou todas). 


Esse post faz parte do projeto Pena & Tinta, um projeto de escrita com o objetivo de criar textos a partir de um tema predeterminado. Se quiser participar é só acessar o grupo no Facebook.

Confira o post das outras meninas:


7 comentários:

  1. É difícil dizer qual minha estação preferida vivendo em um lugar em que o verão dura praticamente o ano inteiro, fazendo pequenas pausas para chuvas fortes. Eu sou muito friorenta, mas sempre amei as roupas de inverno. A temporada que passei em Londres me fez perceber que eu poderia muito bem morar em lugares mais frios, desde que usasse camadas extra de roupa hahaha Tenho muita vontade de ver a primavera, tudo florido, colorido. Deve ser lindo, mas ainda não tive essa oportunidade, já que aqui no Piauí as estações não são bem definidas.
    Beijo, Debs.

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  2. AI EU ME SENTI TÃO REPRESENTADA! *-*
    Eu simplesmente adorei o que você falou sobre ser a garota mais ou menos porque a gente tem essa cultura de valorizar o melhor e que só gera estresse e depressão! O equilíbrio é sempre o melhor :D E "Talvez não ter um gabarito de respostas pra perguntas pré definidas não seja tão ruim assim." lacrou tudo! Não é nem um pouco ruim, é ótimo aliás! <3 Beijos, Debsis!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Débora tudo bem? Primeiramente preciso te dizer que ao entrar no cantinho de vocês me senti surpreendida! Amei, parabéns!

    Sobre o texto, me senti bem com todos seus sentimentos. Adorei a ideia do projeto e visitarei a página! Me identifico muito com a ideia do texto, eu sinceramente as me sinto que não em encaixo nas ideias da sociedade. Eu nunca consigo escolher entre isso ou aquilo, posso escolher os dois? Eu vivo o momento, escolho o que gosto agora, mas amanhã é outra história. Acho que é por ai, eu gosto da vida hahaha

    Sinta se a vontade de conhecer meu cantinho tbm!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Debs, amei seu texto, achei tão 100% eu, hahaha! Mas o que eu posso dizer é: eu não gosto do verão. Morar no Rio de Janeiro durante o verão é pedir pra suar 24 hrs por dia, e eu não tenho ar condicionado, preciso ficar com uns três ventiladores na minha cara na hora de dormir (sério). Mas tirando isso, tudo certo, hahaha! Queria muito escrever um texto sobre esse tema, mas não sei se vai dar :(

    Enfim, amei amei amei!
    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii Débora,
    Muito bacana a ideia do projeto e o tema desse mês.
    Não saberia dizer qual minha estação favorita, também...talvez seja o outono, por ter um pouquinho de verão e inverno...mas, adora despertar minha sinusite hahaha

    Adorei seu blog, parabéns!

    bjs e tenha uma deliciosa semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  6. Olá, Debora =).
    Simplesmente adorei o texto, também tenho essa sensação de não ter uma estação preferida, o que me incomoda de certa forma pois, é como você disse, todos tem uma resposta na ponta da língua para essa pergunta. Gosto de verão, o Sol me anima, mas moro em um lugar que não tem praia e o calor me sufoca. Literalmente. Gosto do inverno pelas roupas mais elegantes, mas me sinto menos disposta e mais triste nessa estação. Menos vontade de sair de casa, de debaixo dos lençóis... Enfim, adorei o post e concordo contigo em tudo!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Debora, tudo bem contigo ???
    Flor, antes de comentar sobre o texto em si, eu preciso dizer que adorei tudo que você escreveu. Você leva jeito para a escrita !!! Eu só consegui tirar o olho do seu texto quando tinha terminado de ler. :D
    Eu sempre disse que a minha estação preferida é o verão !!! Mas apesar de amar o verão com todas as minhas forças, eu também sou apaixonada pela primavera e pelo outono !!! Acho que sou um pouco mais ou menos também ... Não gosto de ter uma opinião já na ponta da língua, afinal de contas, as minhas opiniões estão sempre mudando, e apesar de possuir algumas ideias e opiniões definidas a muito tempo, eu sei que à qualquer momento elas podem mudar.
    Acho que o melhor é aproveitar o que existe de melhor em cada coisa, em cada estação (apesar de odiar o frio do inverno, hahaha), em cada dia. Como você disse, sempre é possível escolher uma, ou todas as estações (ou coisas) !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...