Resenha: O Teste - Joelle Charbonneau

Título: O Teste
Autor (a): Joelle Charbonneau
Série: Trilogia Teste, vol. 1
Editora: Única
Páginas: 320
SKOOB

Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

O mundo já não é mais como o conhecemos. Os países foram devastados por bombas, fazendo plantas e animais morrerem ou sofrerem mutações por conta da radiação, água ser contaminada e a população da Terra consideravelmente reduzida. Os EUA agora se chama Comunidade das Nações Unificadas, é dividido em colônias e possui O Teste: um programa que seleciona jovens formandos de diversas colônias e os leva à capital Tosu City, onde passam por diversas provas de eliminação para que somente os melhores entre eles consigam vagas na Universidade e se tornem líderes governamentais.

Na Colônia Cinco Lagos vive Cia Vale, uma garota de 16 anos recém-formada que sonha em ser escolhida para O Teste e deixar seu pai orgulhoso. No entanto, quando é finalmente selecionada e ele se mostra preocupado com a notícia, Cia começa a desconfiar que talvez entrar para a Universidade seja muito mais complicado do que havia imaginado. Mesmo assim, ela decide enfrentar o que quer que a esteja esperando em Tosu City junto com mais três jovens de sua colônia, dentre os quais está Tomas, que acaba por se tornar seu companheiro. 

Há um comentário na capa do livro dizendo que O Teste é um misto entre Divergente e Jogos Vorazes. Eu realmente encontrei alguns elementos semelhantes entre eles, mas ainda assim a autora conseguiu criar uma distopia única.


Cia, apesar da pouca idade, é uma garota muito corajosa e inteligente. Adorei a maturidade com a qual ela enfrentava certos acontecimentos. Diversos outros personagens são introduzidos ao longo da trama, e a autora conseguiu explorar a personalidade de cada um muito bem, considerando que alguns deles aparecem pouco na história.  Tomas, apesar de ser um ótimo personagem e ajudar Cia a maior parte do tempo, não conseguiu me passar muita confiança. Na verdade, com exceção de Cia e sua família, posso dizer que não consegui confiar em mais ninguém, já que os participantes do Teste não estavam apenas lutando por uma vaga na Universidade, mas também por suas vidas (sim, posso dizer que as provas aos quais eles são submetidos são um tanto... perigosas). 

A leitura é gostosa, flui maravilhosamente bem, e assim que as provas do Teste começam, fica simplesmente impossível largar o livro! A cada novo capítulo eu queria saber mais como tudo terminaria. E posso dizer que Joelle Charbonneau não me decepcionou, pois o final é ótimo, e me deixou ávida pela continuação! 

" — Os melhores líderes cometem erros e aprendem com eles. Os melhores líderes nunca cometem esses erros novamente. A única maneira pela qual você pode aprender é se entender os erros cometidos." Pág. 250

Sobre a edição da Editora Única não tenho muito a dizer. Adorei a capa, combina perfeitamente com o enredo, e mesmo tendo encontrado alguns errinhos de revisão, não foi nada que atrapalhasse a leitura. 

Portanto, recomendo O Teste a todos que gostam de uma excelente distopia. Meu único conselho é que não confie em todos os personagens e nem se apegue muito a eles. 

Ah, não é o suficiente? Quer mais motivos para lê-lo? Os direitos do livro foram comprados pela Paramount Pictures e talvez em breve tenhamos uma adaptação saindo! Mal posso esperar. 



2 comentários:

  1. Eu li esse livro a pouco tempo, e fui do contra ao que você fala na sua resenha kkk
    Achei uma mistureba, uma mistureba boa, mas uma mistureba de distopias que já existem. Acho que as autoras hoje tem de tentar ser, pelo menos, um pouco originais.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura? haha
      Mas bom, não existe um livro sequer que consiga agradar a todos, né? Haha
      Eu achei que a autora pegou sim "referências" de outras distopias, mas ainda assim conseguiu criar uma história própria e bem instigante.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...