Resenha: A Garota da Capa Vermelha - Sarah Blakley-Cartwright

Título: A Garota da Capa Vermelha
Autor (a): Sarah Blakley-Cartwright
Editora: Editora iD
Páginas: 364
SKOOB
O corpo de uma garota é descoberto em um campo de trigo. Em sua carne mutilada, marcas de garras. O Lobo havia quebrado a paz. Quando Valerie descobre que sua irmã foi assassinada pela lendária criatura, ela acaba mergulhando de forma irreversível em um grande mistério que vem amaldiçoando sua aldeia por gerações. A revelação vem com Father Solomon: o Lobo habita entre eles — o que torna qualquer pessoa do vilarejo suspeita. Estaria Peter, sua paixão secreta desde a infância, envolvido nos ataques? Ou seria Henry, seu noivo, o Lobisomem que assola as redondezas? Ou, talvez, alguém mais próximo? Enquanto todos estão à caça da besta, Valerie recorre à Avó em busca de ajuda; ela dá à neta uma capa vermelha feita à mão e a orienta através da rede de mentiras, intrigas e decepções que vem controlando o vilarejo por muito tempo. Descobrirá Valerie o culpado por trás do lobo antes que toda a aldeia seja exterminada? A Garota da Capa Vermelha é uma nova e arrepiante versão do clássico conto. Nela, o final feliz poderá ser difícil de ser encontrado.

Olá! O blog não está lindo? Tudo bem que eu sou suspeita para falar... Mas, eu achei uma fofura :) Mas, vamos ao que interessa! 

Eu gosto muito do filme A Garota da Capa Vermelha e quando descobri que havia um livro, precisei ler. No entanto, algo bastante fora do comum é que o livro é baseado no filme e não o contrário. Fiquei meio com o pé atrás, mas li umas resenhas positivas e tomei coragem... E acabei perdendo meu tempo. 

O livro conta a história de Valerie que vive em um vilarejo assombrado por um lobo. Toda lua cheia eles precisam fazer um sacrifício animal para que o lobo não os perturbem, no entanto essa tênue paz é quebrada quando o lobo mata Lucie, irmão de Valerie. Enquanto tenta superar essa morte e se decidir entre dois amores Valerie vê a sua vida virar de cabeça para baixo ainda mais com a chegada de Father Solomon, que promete livrar o vilrejo dessa assustadora fera

Segundo o prefácio escrito pela diretora Catherine Hardwicke o livro foi escrito com o objetivo de desenvolver e a profundar mais alguns personagens e a história em si. Na minha humilde opinião, não é o que acontece. É uma rescrição do roteiro apenas acrescentando os sentimentos da Valerie, algo que realmente seria legal se eles não fossem tão infantis e maçantes. No filme Valerie tem uma ar bravo, corajoso... no livro a escritora tenta transmitir essa imagem, mas não o consegue.

Além disso, alguns personagens que tem vivacidade e visibilidade ficam apagados no livro, como Henry e Peter. Devo admitir que o começo foi legal e interessante. A introdução foi totalmente diferente do filme, modificando a história do Peter. Mas, depois tudo desandou... A autora se manteve muito presa no filme o que prejudicou o andamento da história e até a sua escrita. Insossa, simples e sem atrativos a leitura se tornou quase insuportável, mas como dificilmente desisto de um livro me mantive firme e forte até o final.

Não tenho mais nada a acrescentar, mas se você quiser conhecer a história de Valerie e o do Lobo, sugiro que assista o filme e não leia o livro. Além do mais, no filme você pode contemplar duas beldades: Max Irons que interpreta o Henry e Shiloh Fernandez como Peter.


5 comentários:

  1. já vir o filme não ainda não tive a oportunidade de ler o livro mas gostei muito da historia adoro novas versões de contos infantis.por incrível que pareça ganhei esse livro to preocupada pois vc não recomenda mas vou tentar ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho interessante essa releitura. Mas, leia Rafaela que sabe sua opinião seja diferente da minha?
      Beijos :)

      Excluir
  2. Adorei a resenha, esse livro é muito bacana!
    Beijos! :D
    http://lerissakunzler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha, sinceridade... não curti muito o filme não, achei insosso... sem sal nem açúcar nem nada... Por isso sou receosa com esse livro e nunca tive interesse em ler... claro que se surgisse a oportunidade, aceitaria o desafio, como uma boa leitora compulsiva.
    Mas adorei o Henry! *.*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Se você não gostou do filme, quase certeza que não gostara do livro. A única vantagem desse livro talvez seja o seu enxuto números de páginas, então se o desafio surgir não será tão prolongado hahahaha
      Eu gosto do Henry, mas sou Team Peter *-* Aquele jeito de bad boy medieval me conquistou ushauhsua

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...