Resenha: A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding


Título: A Menina Que Não Sabia Ler
Autor(a): John Harding
Editora: LeYa
Páginas: 288
SKOOB


Sinopse: 1891. Nova Inglaterra. Em uma distante e escura mansão, onde nada é o que parece, a pequena Florence é negligenciada pelo seu tutor e tio. Guardada como um brinquedo, a menina passa seus dias perambulando pelos corredores e inventando histórias que conta a si mesma, em uma rotina tediosa e desinteressante. Até que um dia Florence encontra a biblioteca proibida da mansão. E passa a devorar os livros em segredo. Mas existem mistérios naquela casa que jamais deveriam ser revelados. Quem eram seus pais? Por que Florence sonha sempre com uma misteriosa mulher ameaçando Giles, seu irmão caçula? O que esconde a Srta. Taylor? E por que o tio a proibiu de ler? Florence precisa reunir todas as pistas possíveis e encontrar respostas que ajudem a defender seu irmão e preservar sua paixão secreta pelos livros - únicos companheiros e confidentes - antes que alguém descubra quem ousou abrir as portas do mundo literário. Ou será que tudo isso não seria somente delírios de uma jovem com muita imaginação?
 A Menina Que Não Sabia Ler despertou o meu interesse, primeiramente, pelo nome e pela capa que achei bem criativa e bonita, e depois pela sinopse.

A história se passa em 1891, na Nova Inglaterra. Florence é uma garota de 12 anos que tem como companhia seu irmão Giles, até que descobre a biblioteca da mansão que há muito foi esquecida e negligenciada assim como ela e seu irmão pelo tio, que apesar de ser seu tutor nunca apareceu.

Rapidamente ela se apaixona pelas centenas de livros, e apesar de não saber ler, por ordem de seu ausente tio que proibiu que ela fosse alfabetizada, ela se sente confortável no meio das palavras, então decide sozinha decifrar o segredo por trás das letras aprendendo, assim, a ler.

Florence divide seu tempo entre os livros e as brincadeiras com seu doce irmão, até que ele parte para a escola e os livros são a sua única distração. No entanto, depois de algum tempo, Giles volta para casa e uma preceptora é contratada para dar-lhe aulas particulares, mas para Florence que havia ficado feliz com a volta do irmão, a chegada dessa intrusa é desagradável, principalmente se isso comprometer o seu segredo literário.

Mas o perigo realmente começa quando a substituta da antiga preceptora, que faleceu misteriosamente, chega. A Srta. Taylor não só ameaça a sua paixão pelos livros, mas também o seu querido irmão, que corre um grande perigo.

“Fui de prateleira em prateleira, pegando um livro atrás do outro, espirrando com a poeira ao abrir cada um deles. É claro que eu não sabia ler, mas por algum motivo isso me deixava ainda mais maravilhada, todos os milhares - acho que milhões - de linhas codificadas com impressão indecifrável.” pág. 15

Com essa sinopse, pensei que a história seria cheia de reviravoltas e de cenas de tirar o fôlego... Ainda mais com a promessa de que era um romance com a criatividade de Edgar Allan Poe (que eu admiro). No entanto, se revelou uma história monótona, bem parada; Nas cem primeiras páginas nada de relevante acontece, além da descoberta da biblioteca, algo que logo se torna enfadonho.

O que me incentivou a ir em frente foi a escrita do autor, com metáforas, cheia de detalhes e com um vocabulário rico. Porém, em algumas partes ele deixava a peteca cair, e a enrolação era grande e a escrita se tornava chata.

Outra coisa que me fez continuar a leitura foi a personagem principal: Florence. Para uma menina de 12 anos ela é bem esperta e cheia de determinação, primeiro aprendendo a ler sozinha e depois assumindo o fardo de proteger o irmão (um personagem beeem desinteressante). O livro mostra a transformação de uma menina inocente que se alegra e se apaixona pelas palavras em uma grande estrategista com planos de sucesso.

Algo que trouxe mistério e avivou a história foi a chegada da Srta. Taylor, que sem a menor dúvida é suspeita, além de ser MUITO sinistra e talvez até sobrenatural. Ela e Florence instantaneamente se tornam inimigas e é interessante ver como as duas agem em relação à outra. Mas, como tudo nesse livro parece estar fadado a tornar-se chato, com essa relação e principalmente a respeito da Srta. Taylor não é diferente.
O desfecho é bom se compararmos com o resto do livro e até fiquei um pouco assustada com as decisões de Florence e tudo o que ela faz para se livrar da Srta. Taylor.

No geral, foi um livro decepcionante. A história não tomou um rumo bom, além de os personagens secundários não se sobressaíram (fiquei todo o livro esperando o famoso “tio” aparecer, mas nada). E no final, os mistérios que giravam em torno da filiação de Florence e Giles ficaram mal resolvidos. Enfim, frustrante!

Classificação:


2 comentários:

  1. Eu adorei muito esse livro, nao achei nem um pouco chato, devorei ele, nao conseguia parar de ler , todos os misterios foram respondidos , o autor nao deixou nada solto , na minha opniao. O final é simplesmente assombroso , incrivel ..... gostei da sua resenha , mas discordo kkk ganhou mais um menbro no blog :)

    ResponderExcluir
  2. Já li o livro.Admito que achei o final decepcionante e assombroso, mas não achei o resto do livro chato...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...