Resenha: Histórias Extraordinárias - Edgar Allan Poe




Título: Histórias Extraordinárias
Autor(a): Edgar Allan Poe
Editora: Ediouro
Páginas: 161
SKOOB

Sinopse: O homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender,do incerto e — porque não dizer — do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. Mas suas fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror. Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável. 


Histórias Extraordinárias é uma coletânea de contos escritos por Edgar Allan Poe. Com uma escrita impecável e sagaz Poe nos apresenta nesse livro diversos contos que mexem com o nosso psicológico e preconceitos, que nos causam terror ou nos fascinam.
Os contos são dos mais variados assuntos, como a morte e o medo que a antecede, a culpa e consciência pesada ao cometermos um crime, e também são apresentados alguns mistérios que rondam o hipnotismo.

Poe é um escritor magistral, conhecido principalmente pelos contos de terror, mas que também deu origem à literatura policial, como está apresentado no conto “Os crimes da rua Morgue”, muito bem construído, com a dose certa de suspense e com um desfecho inusitado. Alias todas as historietas são de uma admirável originalidade, prendendo sua atenção do começo ao fim. A escrita concisa e leve faz a leitura fluir e nada, nem um detalhe deixa de ser explorado.

Os contos de que mais gostei foram: “O gato preto”, “O coração denunciador” e “O retrato oval”. Os dois primeiros relatam crimes cometidos pelos narradores, como ocorreram e como a paranóia de serem descobertos os levaram a se entregaram. Cada emoção é retratada fielmente, fiquei impressionada como o autor conseguiu captar a essência de nossas sensações em dados momentos, principalmente de pânico e horror.

“Amanhã morrerei e hoje quero aliviar minha alma. Por essa razão vou lhes contar tudo. Na verdade, tudo não passou de uma série de simples acontecimentos domésticos. Mas, pelas suas consequências, estes acontecimentos me aterrorizaram, me torturaram e me aniquilaram”. “O gato preto”, Pág. 9

No geral, todas as historietas tem o seu “toque”, e podemos dizer que cada uma é boa a sua maneira, mas as melhores são aquelas que exploram nossos sentimentos e não aquelas que tentam desvendar alguns mistérios superiores. É um bom livro pra se ler já que não é composto de apenas uma história e sim de várias para serem apreciadas.

Classificação:



6 comentários:

  1. OI, deixei um selinho e um meme pra vocês na lá no blog!

    Beijo, Daniele
    http://livrosparaamar.blogspot.com.br/2013/01/primeiro-selinho-e-meme-do-blog-premio.html#more

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sempre vejo a Tati Feltrin comentar no vlog dela sobre Poe, mas nunca li nada dele. Talvez nem chegue a ler, sou realmente muito impressionável e medrosa hahaha Mas gosto bastante de livros mais policiais, então talvez dê uma conferida nesses textos deles menos terror e mais mistério :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achava que ia ficar com medo lendo o livro, mas a verdade é que você fica tão impressionada com a capacidade de Poe de mexer com nosso psicológico, que acaba esquecendo de sentir medo... haha
      Leia pois não irá se decepcionar!

      Beijos

      Excluir
  3. Oi,eu estava querendo MUITO ler esse livro,por causa de uma serie que só falava dele.
    Gostei muito do seu cantinho.

    http://like-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada :)
      Eu recomendo, é um livro muito bom, e rápido de ler.

      Abraços!

      Excluir
  4. Gosto muito desse livro, quando eu vou ler presto muito atenção porque é um livro interessante de se ler.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...