Resenha: Coroa da Meia-Noite - Sarah Maas

Título: Coroa da Meia-Noite
Autor (a): Sarah Maas
Editora: Galera Record
Páginas: 406
Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas.
A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.

Celaena Sardothien agora é a campeã do Rei e viaja Adarlan matando aqueles que supostamente são inimigos dele e ameaçam a sua supremacia. Porém, nem tudo é o que parece. E quando a assassina retorna ao castelo de vidro e é informada de que existe uma conspiração rebelde contra o Rei e que ela está encarregada de eliminá-los, Celaena começa a questionar o seu papel de assassina do Rei e lutar internamente com suas dúvidas. Tudo se complica ainda mais quando o seu primeiro alvo é alguém do seu passado.

Além disso, Celaena também se vê cada vez mais próxima e íntima de Chaol e mais distante de Dorian. Sua amizade com Nehemia também se fortalece cada vez mais. E suas convicções serão testadas e sua coragem, força de vontade e crenças serão colocadas à prova.
"O beijo a desnorteou.
Era como voltar para casa ou nascer ou subitamente descobrir uma metade de si que estava faltando." p. 185
Se Trono de Vidro foi um livro surpreendente, que me cativou e despertou muitos sentimentos, Coroa da Meia-Noite não fica nem um pouco atrás. O segundo livro da série vem para provar que Sarah Maas não está de brincadeira e a história de Adarlan e Celaena tem muito a oferecer. Em suma, Coroa da Meia-Noite me fez cair definitivamente nas graças dessa série incrível e inovadora de fantasia. 

O começo do livro é um pouco lento e os eventos a primeira vista não parecem tão interessantes, porém despertam a curiosidade do leitor e preparam a sequência de eventos que toma conta do meio para final do livro e é absolutamente de tirar o fôlego. Existe alguma medalha pros autores que conseguem manter uma sequência instigante de eventos, sem deixar a peteca cair e que nos fazem prender o fôlego, pois as revelações, acontecimentos brutais e surpreendentes não param de acontecer? Porque a Sarah definitivamente a merece. 

Eu lendo da metade pro final e tentando entender o que tava a con teseno
Em Coroa da Meia-Noite ela ligou e desenvolveu elementos de trama apresentados em Trono De Vidro, além de expandir o círculo social (?) de Celaena e nos dar um vislumbre fora do castelo de vidro. Outro ponto de destaque é o modo como ela conduz alguns mistérios que terão vital importância para a trama da série daqui em diante. Só posso dizer que minhas expectativas estão altas para os próximos livros e a curiosidade está atiçada em como a autora irá interligar os acontecimentos presentes com a magia feérica e como isso afetará o futuro do reino (mal posso esperar pra ver o Rei queimar no fogo feérico (?) MUHAHAHA)

Sobre os personagens: desde Insurgente não me sinto tão irritada e em conflito sobre as atitudes e decisões de personagens. No início do livro tive a impressão de que praticamente todos eles me irritaram com suas indecisões, falta de comunicação e birra. Mas não pense que isso foi algo ruim, pelo contrário. Serviu para que, após essa irritação momentânea, eu só os amasse mais, os quisesse proteger desse mundo cruel mais ainda e ficasse satisfeita com seu desenvolvimento ao longo da trama. 
"(...) - Há coisas piores a serem enfrentadas lá fora!
Celaena se virou para ele devagar, o rosto sujo de sangue e os olhos incandescentes.

- Não há não - disse ela. - Porque eu estou aqui agora." p. 219
Celaena foi a que mais me irritou, as mudanças em relação ao primeiro livro são visíveis. Seus pensamentos sobre o passado, sobre o reino antes do atual estado de terror que vivem e sobre magia ocupam bem mais espaço. Porém, muitas vezes a sua insistente recusa a admitir certas questões importantes e enxergar que a solução de maneira nenhuma é fugir do problema foram os pontos que mais me fizeram querer ter uma palavrinha com ela. Essa ingenuidade me fez crer que ela não era quem eu pensava, mas então ela vai lá e chuta bundas até perder a conta e toma as rédeas da situação e tudo fica bem (ou quase, na medida do possível). 

Chaol, meu precioso. Campanha stop making Chaol otário 2016, por favor. Chaol ganhou mais espaço neste livro e sua história, questionamentos e crenças foram aprofundados e nada me faz mais feliz do que ver um personagem ser questionado e corresponder a altura e mesmo injustiçado se manter lutando e de pé. Dorian, meu menino que precisa ser protegido à todos os custos. Não poderia ter ficado mais feliz com o rumo que a Sarah escolheu dar para o personagem. Na minha opinião, ele foi quem mais se desenvolveu e tudo em relação a ele me agradou. Seja rei do meu coração, Dorian!

Dylan representa completamente minha reação lendo as tretas, plot twits e as revelações
Em resumo, Coroa da Meia-Noite é um continuação maravilhosa, que explora e desenvolve a história, além de apresentar cenas, situações e diálogos memoráveis e que despertaram emoções fortes em mim (soquei o livro e várias vezes a parede, forte o bastante para vocês, huh?). Então, se você ainda está em dúvida se deve ler essa saga, a qualidade de Coroa da Meia-Noite está gritando “LEIA, LEIA E LEIA” e para aqueles que já mergulharam no mundo da Cel, sorry not sorry, mas depois desse livro não tem mais retorno.


Um comentário:

  1. Os feels só aumentaram depois que você brindou a gente com o gif do Dylan mozão! mwhahahhaha Coroa é o meu livro favorito da série, e é muito difícil descrever o que eu senti lendo da metade para o final, fui literalmente transportada para dentro do livro e, sim, a Sarah merecia um prêmio por isso! Sério, Debs, você não sabe o quanto me fez feliz por ler essa série e dividir os ataques fangirl comigo! Abraça aqui (>*-*)>
    Eu fico um pouco irritada com o rumo que a saga tomou depois do terceiro livro, mas aí eu penso MANON e tudo volta a brilhar! XD

    P.S.: Campanha stop making Chaol otário 2016

    Beijos!!
    Tici | www.feitocolibri.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...