Resenha: Os Garotos Corvos - Maggie Stiefvater

Título: Os Garotos Corvos
Autor(a): Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Páginas: 376
SKOOB
Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos,­ Blue Sargent vai com sua mãe clarividente até uma igreja abandonada para ver os espíritos daqueles que vão morrer em breve. Blue nunca consegue vê-los — até este ano, quando um garoto emerge da escuridão e fala diretamente com ela.Seu nome é Gansey, e ela logo descobre que ele é um estudante rico da Academia Aglionby, a escola particular da cidade. Mas Blue se impôs uma regra: ficar longe dos garotos da Aglionby. Conhecidos como garotos corvos, eles só podem significar encrenca.Gansey tem tudo — dinheiro, boa aparência, amigos leais —, mas deseja muito mais. Ele está em uma missão com outros três garotos corvos: Adam, o aluno pobre que se ressente de toda a riqueza ao seu redor; Ronan, a alma perturbada que varia da raiva ao desespero; e Noah, o observador taciturno, que percebe muitas coisas, mas fala pouco.Desde que se entende por gente, as médiuns da família dizem a Blue que, se ela beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Mas ela não acredita no amor, por isso nunca pensou que isso seria um problema. Agora, conforme sua vida se torna cada vez mais ligada ao estranho mundo dos garotos corvos, ela não tem mais tanta certeza.

Blue Sargent vem de uma família de médiuns, entretanto ela foi a única a não herdar esse poder. O talento de Blue é um pouco diferente e menos usual. Mas o que mais rege sua é vida é que todo clarividente lhe diz: se ela beijar o seu verdadeiro amor, ele morrerá. Assim, Blue decidiu nunca se apaixonar, então isso não seria um problema.

Até que na véspera do Dia de São Marcos, quando ela e sua mãe vão a uma velha igreja para observar o caminho dos mortos para saber quem morrerá em breve, Blue vê um dos fantasmas dos futuros mortos (algo que nunca aconteceu antes). O destino começa a bater na porta de Blue quando ela descobre que o nome do fantasma é Gansey e seus caminhos acabam por se cruzar. Gansey estuda na Academia Aglionby, uma escola particular de ~gente rica~, e dedica muito tempo de sua vida em um busca crucial com outros três amigos, Adam, Ronan e Noah
"Ela reconheceu a estranha felicidade que vinha de amar algo sem saber por quê, aquela estranha felicidade que às vezes era tão grande que parecia tristeza. Era a maneira como ela se sentia quando olhava para as estrelas."
(Ou como eu me sinto sobre Os Garotos Corvos)

Os Garotos Corvos é um livro difícil de resumir e de se falar sobre. Maggie Stiefvater criou um mundo repleto de informações, nuances e mitologia difícil de ser explicada em uma resenha. Decidi ler esse livro porque boa parte da minha TL no Twitter é apaixonada pela Maggie e tudo que ela escreve. Então, quem sou eu para não dar uma chance para os livros dela, não é mesmo? Eu vou falar muito e dar muitos conselhos nessa resenha, mas a única coisa que você precisa tirar dela eu vou te dizer agora: Leia Os Garotos Corvos. E leia já, não espere como eu. Leia esse livro agora, sua vida vai mudar com essa história maravilhosa. 

Os Garotos Corvos é maravilhosamente perfeito. Desde a primeira página já somos cativados e um frenesi de “preciso saber o que tá acontecendo, o que tá rolando no mundo desses personagens” te atinge forte. Eu culpo a escrita incrível, envolvente, instigante e genial da Maggie por isso. E, claro, a criatividade e o brilhantismo dela em criar um mundo envolvente, trazer uma mitologia original, criar uma áurea que rodeia a história que mesmo depois de ter terminado a leitura à horas você ainda vai estar pensando e refletindo sobre tudo o que leu. 

E aí você fica olhando pro vazio e fazendo isso
A Maggie é o que eu chamo de escritora completa. Ela não só cria uma trama interessante, mas também a solidifica com personagens que querendo ou não você vai amar. Eu não tenho palavras para descrever cada um deles. Blue, Gansey, Adam, Ronan, Noah, Maura, Calla, Persephone, Neeve, etc. são todos tão complexos, complicados, profundos, cheio de história, sentimentos, conflitos, segredos e a autora os controle e delineia tão bem, ela dá conta de mostrar a personalidade de cada um satisfatoriamente. E mesmo assim, não creio que eu os conheça plenamente e os entenda completamente, e isso é tão MARAVILHOSO porque eles são tão perfeitos que eu quero que esse sentimento de sempre ter algo novo a saber sobre eles nunca termine. 
"Ela não estava interessada em ler o futuro de outras pessoas. Estava interessada em correr atrás do próprio futuro."
Eu poderia ficar páginas e páginas falando sobre cada um deles e sobre suas características, mas vocês só precisam saber que todos eles precisam ser protegidos deste mundo cruel e que eles se complementam de uma maneira linda e a amizade entre os garotos corvos (Gansey, Adam, Ronan e Noah) e Blue é magnífica.

Outro ponto atrativo e que me enlouqueceu durante a leitura: nada é certo e a Maggie AMA uma ironia e brincar com nossos sentimentos. O modo com a história é construída e apresentada deixa espaço para milhões de teorias, suposições do futuro e muito mistério e incertezas tanto sobre o verdadeiro amor de Blue e sua morte, como sobre a grande busca que Gansey está empreendendo. Alguns podem achar a mitologia complicada e um pouco confusa porque é linha ley pra lá, leitura do futuro pra cá, discussões de coordenadas e possíveis lugares mágicos acolá, porém eu achei tudo bem tranquilo, bem desenvolvido e explicado.
Eu fazendo teorias sobre os próximos livros e pensando sobre a maravilhosidade do 1º
Resumindo: Leiam Os Garotos Corvos, deem uma chance para esse mundo extraordinário que a Maggie criou. Não só a história é cativante e intrigante, mas os personagens são amáveis e incríveis. E essa série possui todos os elementos que um ótimo livro precisa ter e eu sinto que tem o poder de mudar minha vida (fangirl’s side falando)



2 comentários:

  1. Boa história, melhor fandom, melhores personagens e muita dor!
    Não tem como não amar essa série <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora, tudo bem contigo ???
    Menina, fazia tanto tempo que eu não passava por aqui, já estava morrendo de saudades de suas resenhas incríveis e suas dicas maravilhosas de livros !!!
    Já tive a chance de me deparar com essa série várias e várias vezes, mas confesso que nunca pensei em começar a leitura pois nunca tinha ouvido falar nada sobre ela, estava com aquele medo de começar a ler e me decepcionar sabe ?!
    Graças a você eu não tenho mais receio de iniciar essa série, agora preciso comprar de uma vez os livros e começar minha leitura !!! Adoro esse tipo de livro, posso estar enganada, mas achei que ele segue a linha de um romance sobrenatural, estou certa ?! Romance sobrenatural ou não, lerei de qualquer forma !!! *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...