Resenha: Todos Os Nossos Ontens - Cristin Terrill

Título: Todos Os Nossos Ontens
Autor (a): Cristin Terrill
Editora: Novo Conceito
Páginas: 352
O que um governo poderia fazer se pudesse viajar no tempo? Quem ele poderia destruir antes mesmo que houvesse alguém que se rebelasse? Quais alianças poderiam ser quebradas antes mesmo de acontecerem? Em um futuro não tão distante, a vida como a conhecemos se foi, juntamente com nossa liberdade. Bombas estão sendo lançadas por agências administradas pelo governo para que a nação perceba quão fraca é. As pessoas não podem viajar, não podem nem mesmo atravessar a rua sem serem questionadas. O que causou isso? Algo que nunca deveria ter sido tratado com irresponsabilidade: o tempo. O tempo não é linear, nem algo que continua a funcionar. Ele tem leis, e se você quebrá-las, ele apagará você; o tempo em que estava continuará a seguir em frente, como se você nunca tivesse existido e tudo vai acontecer de novo, a menos que você interfira e tente mudá-lo

Imagine que você fosse um gênio e conseguisse criar um máquina do tempo para salvar aqueles que você mais amava e perdeu? Imagine que sua ideia dá tão certo que você deseja ajudar a salvar o mundo inteiro, evitando desastres, prevendo ataques terroristas? Maravilhoso, não é? Porém, como disse sabiamente Hermione Granger, “coisas horríveis aconteceram com bruxos que mexeram com o tempo”.

Todos Os Nossos Ontens nos mostra um mundo onde viajar no tempo é uma realidade, mas deveríamos desconfiar que tal avanço não seria algo bom na mão dos humanos. Os Estados Unidos vivem em estado total de alerta, as pessoas não podem atravessar a rua sem precisar comprovar que são cidadãos de bem. Sem falar as guerras entre países que assola o mundo.

Neste cenário, conhecemos Finn e Em, prisioneiros de um tal de doutor, também conhecido como a pessoa que criou e detém o poder da máquina do tempo. Um dia, Em encontra em sua cela um bilhete, escrito por ela mesma (!!!), que ela não lembra de ter escrito e diz que ela precisa voltar para o passado e matar o doutor. Após, Finn e Em conseguiram voltar no tempo e iniciar a sua caçada a pessoa que tornou o futuro pior, passamos a acompanhar a história também pelo ponto de vista de Marina, uma garota popular que é apaixonada por James, um nerd fofo.
"- Eu vou desvendar o tempo e, depois, vou consertar as coisas.
- Que coisas?
- Tudo. Vou mudar o mundo." pág. 345
Sou apaixonada por viagem no tempo e amo ficar horas pensando sobre a história e tentando entender como o que aconteceu foi possível. E paradoxos são minhas coisas favoritas, porém também amo odiá-los. Então, quando comecei a ler Todos Os Nossos Ontens eu sabia que encontraria um livro incrível e que me faria quebrar a cabeça com a trama. Cristin Terrill nós trás uma história simples, porém bem montada e pensada. E com a adição da temática de viagem no tempo os momentos se tornam de tirar o fôlego e nossa curiosidade é atiçada. 

Por vezes fiquei confusa com o que estava acontecendo, mas não entrem em pânico! Quando se trata de viagem no tempo tudo é confuso até a última linha, pois as coisas precisam de tempo e desenvolvimento para serem explicados. A autora lida muito bem com todos os paradoxos e possíveis problemas temporais que possam surgir, ou seja, se tratando da viagem no tempo nenhuma (ou na medida do possível) lacuna fica aberta. 

Tenth Doctor definindo em sábias palavras como o tempo e as viagens no tempo funcionam
A escrita é simples e objetiva, a construção dos personagens é ótima e o desenvolvimento de alguns me surpreendeu muito, até porque a autora lida com duas linhas temporais, então não são apenas os acontecimentos que devem ser bem pensados, mas também como cada personagem aparenta ser e como seu emocional atua em cada situação temporal. Apenas tenho uma ressalva quanto a história, foi algo que me frustrou e me deixou um pouco desapontada: esperava que as consequências do uso da viagem no tempo no mundo fossem mais exploradas e mostradas. Temos apenas algumas ideias gerais do que mexer com o tempo provocou na sociedade, como governo totalitário, conspirações, pessoas inocentes morrendo e etc.; creio que poderia ter sido um lado mais abordado.

Ao se ler Todos Os Nossos Ontens é preciso ter em mente que o foco da história está na caçada empreendida por Em e Finn, para tentar impedir que a máquina do tempo seja construída, e na trajetória de Marina. E chegou a hora em que eu declamo todo o meu amor pelos personagens lindos dessa história (alguns, pelo menos). Finn é o meu favorito: sempre otimista, com um comentário pra aliviar o clima na ponta da língua e durão e corajoso quando a situação exige que ele seja, mas também gentil e carinhoso. Em é uma personagem forte e real, cheia de questionamentos, pontos fracos e uma enorme força de vontade e determinação; e Marina é um personagem cheia de potencial.

Enfim, algumas coisas podem ser previsíveis, mas é aquele tipo em que a genialidade permanece e as surpresas, mesmo que esperadas, ainda te pegam desprevenidas. Além disso, Cristin Terril sabe com construir um relacionamento amoroso e fazer a gente sofrer com o casal, então espere muito romance. Não perca tempo e leia Todos Os Nossos Ontens!


3 comentários:

  1. Com certeza esse livro está na minha lista de leitura e já está aqui em casa RSrs <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Débora.
    Então podemos dizer que Todos os nossos ontens é mais um livro de fantasia do que uma distopia propriamente dita, já que essas consequências da viagem no tempo não foram muito bem abordadas? Fiquei um pouco desapontado com isso? Fiquei, mas mesmo assim ainda quero ler esse livro. Parece ser legal, e acho que nunca li algo antes envolvendo essa temática, além dos comentários por aí estarem bem animadores.
    Ótima resenha :D

    Beijo,
    João Victor.
    http://cahblack.blogspot.com.br/2015/11/cinema-monster-calls.html

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro viagem no tempo, e um dia ainda escrevei um livro sobre! hahaha O único problema é que tem que ser uma coisa muito bem bolada e que evite o bug. Eu realmente não curto entender o que está acontecendo só no final, tipo boiar literalmente por várias e várias páginas :( Me desanimou um pouquinho o fato de ter romance (kkkk), mas o livro está aqui em casa e qualquer dia arrumo tempo para ler! o/
    Beeeeijos, Debs, saudades de ti!

    Tici | www.feitocolibri.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...