Resenha: Cidade dos Anjos Caídos - Cassandra Clare

Título: Cidade dos Anjos Caídos
Autor(a): Cassandra Clare
Editora: Galera Record
Páginas: 364
A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.

Agora que a ameaça de Valentim se foi, Clary e Jace, bem como todo o Mundo Das Sombras, podem respirar aliviados e seguir em frente com suas vidas. O que para Clary significa treinar para ser uma Caçadora de Sombras, enquanto finalmente pode ficar com o amor de sua vida. O fato de eles terem pensado por tanto tempo que eram irmãos agora parece apenas um fato distante e a felicidade cerca Clary, ainda mais porque sua mãe vai se casar com Luke.

Mas é de Cassandra Clare que estamos falando aqui, então a felicidade e clima de alegria não dura muito tempo em Cidade Dos Anjos Caídos, começando pelo fato que a vida de Simon não vai lá muito bem. Sua mãe o expulsa de casa, todos parecem lhe arrastar para seus problemas e parecem querer algo dele e, claro, muitas pessoas querem lhe ver morto. E a Marca de Caim talvez tenha algo a ver com isso. Além disso, Jace (sempre ele, obviamente) começa a agir estranho e se afastar de Clary por nenhum motivo aparente.


Cidade De Vidro pode até ser considerado como livro final da série, ou pelo menos do arco Valentim (acabei de inventar isso, sorry). Assim, Cidade dos Anjos Caídos é uma continuação mais parada e morna, claramente a Cassandra precisava seguir outro rumo e durante todo o livro ela cria situações e subtramas que conduzem a história para o seu novo plot, deste modo este quarto livro pode ser considerado um livro de transição, sem grandes (e muitos) acontecimentos. 
"(...) vejo meus irmãos entregando os respectivos corações e penso não sabem que não deveriam fazer isso? Corações são frágeis. E acho que mesmo quando a pessoa se cura, ela nunca mais volta a ser como era antes."
O foco também está em Simon, claramente. Seu capítulos são muito mais numerosos e apesar de sua trama não me agradar muito, a Cassandra realmente sabe como nos envolver e nos conquistar mesmo que o ritmo da história seja lento. Além disso, Jace e Simon tendo uma maior interação, além de agindo como dupla dinâmica foi uma das melhore parte do livro. Sem falar que o desenvolvimento de Simon como personagem é incrível, muito bem conduzido e extremamente positivo para a trama.

Falando em Jace... Quando vamos parar de fazer esse menino sofrer, Deus??? Quando vamos deixar ele e Clary serem finalmente felizes sem o fim do mundo espreitar pela janela??? (resposta: no fim da saga - I hope). Não há muito o que falar do Jace, na verdade. Continua fazendo piadas que me fazem rir alto, continua arrogante e convencido e fazendo de tudo para proteger a Clary. Já Clary tem uma pequena evolução nesse livro quando se trata de se tornar mais badass, afinal o primeiro demônio que matamos nunca esquecemos (risos)
"Não pode esconder quem verdadeiramente é para sempre."
Alguns novos personagens são acrescentados e trazem agitação para a história. Um me deixou desconfiada, aí odiei, aí passei a amar. O outro também me deixou com o pé atrás, aí odiei e odiei mais um pouco. Agora tente descobrir qual é qual. No mais, as pequenas aparições de Magnus e Alec fizeram meu coração derreter, principalmente que por mais que tenham pequenas participações a Cassandra conseguiu administrar bem o tom da relação deles e desenvolvê-la de forma crível. 

Como eu já disse anteriormente é mais um livro de transição, com um grande foco no Simon. Porém, é um ótimo livro quando se trata de desenvolver as relações dos personagens secundários e aprofundar mais os sentimentos e características dos personagens, o que eu sentia muito falta nos volumes anteriores. E o final? Ah, o final! Sofrência (muita sofrência) is coming.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...