Resenha: Estudo Independente - Joelle Charbonneau

Título: Estudo Independente
Autor(a): Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
SKOOB



Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela.No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer oque o coração manda.Selecionado pelo USA Today no TOP TEN Summer Reads.Escolha dos livreiros independentes de 2013.

O Teste finalmente acabou, e após uma prova de conhecimentos gerais Cia e Tomas conseguem entrar para a Universidade. Mas engana-se quem pensa que agora os dois estão a salvo. A memória de Cia não foi totalmente apagada, ela tem lapsos de lembranças dos acontecimentos do Teste. No entanto, é preciso manter isso em sigilo, já que não se pode confiar em ninguém.  Além disso, após os alunos serem distribuídos aos cursos que a Universidade acha mais adequado a cada um, os calouros precisam ainda passar pela Iniciação: uma série de desafios que determinarão quem de fato continuará nos estudos. Quem falha durante a Iniciação são Redirecionados. E, embora ninguém saiba o que acontece com aqueles que passam pelo Redirecionamento, Cia tem quase certeza de que são assassinados.
"Nós mudamos. O Teste fez isso com a gente.
-Você está certo - digo. - Eles merecem pagar."
Li o livro incrivelmente rápido, pois, uma vez que você mergulha na trama é difícil querer largar. Com uma narrativa simples e fluida, acompanhamos a trajetória de Cia ante novos desafios. As provas as quais os estudantes são submetidos na Iniciação me deixaram chocada, foram muito bem pensados e trouxeram uma dose de ação à história. Além disso, apesar de alguns segredos terem sido desvendados, está claro que ainda há muita coisa a ser revelada.

Outro ponto positivo do livro é que vários novos personagens foram introduzidos, e mesmo que não tenham sido muito aprofundados, foram o suficiente para deixar a trama mais complexa e ampla. No entanto, algo que me incomodou um pouco durante a leitura foi a relação entre Cia e Tomas. Além de Tomas não ter muita presença, nos poucos momentos em que ele apareceu eu senti como se ele estivesse distante, escondendo algo de Cia. Já com ela, minha relação é de puro amor, ela é esperta, corajosa e seu amadurecimento é notável.
''E percebo - as paredes são construídas com o meu terror. Para escapar, terei não apenas de enfrentar, mas vencer o meu medo.''
Bom, sobre o final não há muito o que comentar além de: “CADÊ O PRÓXIMO LIVRO?”. Espero que o desfecho da saga seja tão eletrizante e inteligente quanto o que li até agora. Para os fãs de distopia, a trilogia O Teste está mais que recomendada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...