Resenha: Crepúsculo - Meg Cabot

Título: Crepúsculo
Autor (a): Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 272
Desta vez é vida ou morte. A série A mediadora, de Meg Cabot, chega ao fim. Suzannah já se acostumou com os fantasmas em sua vida e é muito aterrorizante ter o destino dos fantasmas em mãos, podendo alterar o curso da história. E tudo ficou pior depois que ela descobriu que Paul também sabe como fazer isso. E ele adoraria evitar o assassinato de Jesse, impedindo-o de virar fantasma e lhe garantindo uma vida tranqüila, finalmente... Isso significaria que Jesse e Suzannah jamais se conheceriam. A mediadora está diante da decisão mais importante da sua vida: deixar o único cara que já amou voltar para seu próprio tempo, impedindo assim sua morte... ou ser egoísta e mantê-lo a seu lado como um fantasma. O que Jesse escolheria: viver sem Suzannah ou morrer para amá-la?

Crepúsculo é o sexto e último livro da série A Mediadora. Na conclusão da história, Suze finalmente sabe mais sobre suas habilidades e as novidades sobre os poderes de uma deslocadora não param de surgir. Paul e Suze passam muito tempo juntos e devido a algumas manipulações de Paul Suze começa a se perguntar qual o futuro que ela terá com Jesse, já que ele é... bem, um fantasma.

A Meg resolveu deixar em foco o relacionamento de Jesse e Suze nesse último livro da série, agora que finalmente ela está com a pessoa que ama os questionamentos sobre o que é certo, sobre prender Jesse neste plano, sobre o futuro do relacionamento dos dois, rondam a mente da nossa mediadora. 

Confesso que depois da maravilha que foi Assombrado minhas expectativas estavam muito altas para este último livro, talvez por isso eu tenha me decepcionado um pouco. O livro é ótimo, o desfecho da série foi digno, porém senti falta de desenvolvimento de alguns aspectos, principalmente em relação ao Jesse. Eles ficam praticamente o livro todo falando sobre ele, sobre sua condição e o que fazer, mas ninguém pensa “Hey e se nós simplesmente perguntássemos pra ele?” e isso me irritou um pouco. Porém, neste último volume podemos ver um grande amadurecimento da história, seguindo a linha de Assombrado, que fica completo com uma Suzannah mais madura, responsável (na medida do possível hehe) e não tão mais impulsiva. 

Todo o trabalho que a Meg construiu ao longo da série trouxe os personagens para esse final. A escrita real e sutil dela, as tramas bem construídas e envolventes, os personagens humanos e os dramas e uma boa dose de humor são o que definem A Mediadora. Crepúsculo tem um ritmo ótimo, ficamos envolvidos nos problemas e questionamentos de Suze (como sempre) e quando chegamos na parte final do livro não há como largar até terminar, por motivos de: Jesse sendo lindo demais. 

Falando da série em geral: com certeza se tornou uma das minhas favoritas, daquelas que você não hesita em indicar para um amigo. A leitura é rápida, fluida e fácil, a história bem montada, apresentando elementos maravilhosos e diversos. Romance, dramas adolescentes, personagens badass, humor inteligente, trama interessante você vai encontrar em A Mediadora, então o que está esperando para começar a ler e conhecer a melhor mediadora de todos os tempos e o fantasma mais lindo e perfeito do universo?


5 comentários:

  1. Eu só queria registrar o meu amor por essa série aqui. Acho que li essa estória ano passado e não pensei que fosse gostar tanto!
    Não li muita coisa da Meg, mas amei a escrita dela e estou esperando a oportunidade de ler algo mais...

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sou ultraaaa fã da Meg e esse livro falta na minha coleção :( Tenho que comprar.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Debora, tudo bem contigo ???
    Eu acho que já devo ter comentado isso por aqui, mas como não consigo me lembrar e nem ter certeza, vou correr o risco de repetir, rsrsrs. Eu nunca li nenhum livro da Meg Cabot, acredita ?!
    Eu não sei explicar bem o motivo, mas os livros dela nunca chamaram muito a minha atenção. Hoje eu percebo que isso aconteceu pois eu sabia pouquíssimo sobre a autora e seus livros. Se soubesse um pouco mais, quem sabe teria lido vários livros dela. Pretendo, algum dia, em um futuro não muito distante (espero), ler a série A Mediadora. Parece ser uma história ótima, e eu sou apaixonada por romances sobrenaturais, então acho que não posso errar com essa série !!! Espero gostar tanto da história quanto você !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  4. Olá, Debora.
    Eu tenho a edição vira-vira de A Mediadora com os dois primeiros volumes, agora já não me recordo mais se já li ambos, mas creio que sim. Fiz isso há muito tempo e lembro de ter gostado muito da história, foi a minha favorita da Meg e até hoje quero completar a coleção, só falta dinheiro mesmo. Os outros dois livros que li da autora não chegaram a me agradar, mas esse me fisgou <3. É mesmo muito bom!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. IH, eu amo esse livro! Mas sabe quando você já começa a esquecer e você não lembra mais por que amou, só lembra que amou?! Minha relação com A Mediadora é assim! Eu não hesitaria em falar que é uma das minhas séries favoritas pq eu devorei e surtei com todos os livros e sou muito grata pelo final que teve, mas talvez se eu lesse hoje, fosse encontrar alguma coisa que me desagrada também. Como a Inês, essa série é disparada a melhor que li de tudo que já li da Meg e eu fico muito contente que no todo você também se apaixonou por ela! <3 Beijos, Sis!!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...