Resenha: Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Título: Caixa de Pássaros
Autor (a): Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
SKOOB

Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler.
Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

algo lá fora. Não saia. E lembre-se: não abra os olhos. Nunca.
Tudo começa de repente. Casos isolados, relatados nos noticiários. Para os céticos, nada com o que se preocupar. Talvez seja até marketing. Nada com o que se preocupar. Até tais casos se tornarem frequentes, não serem mais isolados, acontecerem nas cidades próximas à sua, na sua cidade, no seu bairro... Na sua casa e com alguém que você ama.
Violência brutal e suicídio. Nenhum registro de insanidade anterior ao episódio entre as vítimas. Eles viram alguma coisa. Algo que nenhum ser humano está preparado para ver.

As pessoas estão morrendo, o mundo está um caos, ninguém mais sai... Até não haver mais ninguém nas ruas, nas casas, nas cidades. 
Malorie é uma sobrevivente, e conta sua história. Sua luta contra a insanidade que espreita nas portas e janelas o tempo todo e contra a qual não pode lutar, tendo como escudo somente sua venda e os cobertores que cobrem todas as janelas. 

Há mais de quatro anos, Malorie vive confinada com os dois filhos, duas crianças que jamais viram o céu ou outro animal que não fosse um peixe. Garoto e Menina têm os ouvidos mais apurados do que qualquer ser outro ser humano, pois foram treinados pela mãe, precisam de seus ouvidos se quiserem sobreviver
“– Tropecei em alguma coisa. Está sentindo? Parecia uma mala.
Com a vassoura, Tom traça um amplo arco. As cerdas encontram um objeto. Tom se arrasta até ele. Pousando a vassoura a seu lado no asfalto quente, usa as mãos para sentir o que está ali, no meio da rua. Não demora muito para descobrir o que é.
– É um corpo, Jules.” Pg. 123.
Alternando capítulos entre passado e presente, Josh Malerman nos leva a conhecer uma realidade semelhante à de qualquer outra pessoa onde, de repente, a única arma de qualquer pessoa passa a ser pedaço de tecido para cobrir os olhos.

Antes de ler Caixa de Pássaros, não li qualquer resenha/crítica/opinião sobre. Resolvi me jogar de cara na leitura, sem qualquer opinião ou expectativa pré-concebida. E ah, como eu amo fazer isso! A experiência foi incrível. Malerman, na minha humilde opinião de alguém que ama thrillers psicológicos e livros de suspense e terror (mas não é fã de carteirinha do tio Stephen King), é de que esta narrativa tem todas as medidas perfeitas.

Li alguns comentários de leitores realmente frustrados diante da obra. Então, devo dizer novamente, gosto é gosto. Eu apenas amei cada parágrafo deste livro, me senti ansiosa durante toda a narrativa, sofri pelas personagens, chorei e me tornei a mais nova fã deste escritor tão jovem e (inacreditavelmente) um iniciante.

Caixa de Pássaros é um suspense muito bem construído, que  fez sentir medo em diversos momentos, me coloquei exatamente no lugar das personagens, imaginei um milhão de hipóteses diferentes para o que está acontecendo no mundo, torci, sofri um monte e desejei que aparecessem de repente mais 500 páginas dessa deliciosa tortura. Alguns consideraram que faltou mais profundidade na personalidade das personagens. Concordo em parte. Personagens incríveis não tiveram muito destaque e/ou profundidade, sim, inclusive a protagonista. Contudo, acredito que esta tenha sido a intenção do autor, visto que a narrativa, visivelmente, se foca mais nos fatos reais do que na percepção subjetiva destes. 
“Bem atrás deles, ela ouve algo que nunca ouviu. Parece um trovão. Um novo tipo de trovão. Ou pássaros, todos eles, em todas as árvores, que pararam de cantar e de piar, e estão apenas gritando.
O som ecoa uma vez, áspero, pelo rio, e Malorie sente um arrepio mais frio do que qualquer vento de outubro poderia provocar.
Ela rema.” Pg. 211.
Antes de finalizar e recomendar esta leitura com tons nada sutis de persuasão, gostaria de dizer que admiro ainda mais Malerman por mostrar à quem sucumbe irremediavelmente ao sistema capitalista de produção e consumo, que é perfeitamente possível escrever um livro incrível e sem deixar nada a desejar em apenas 264 páginas, e sem precisar de continuação. 
Não posso me esquecer de mencionar a incrível arte da capa, seguida pela cuidadosa diagramação, sem qualquer erro, não deixando nada a desejar e transmitindo a exata atmosfera de suspense contida nas páginas. 

E no mais, à quem aprecia um bom suspense, LEIA Caixa de Pássaros.
“Ela imagina a casa como se fosse uma grande caixa. Quer sair daquela caixa. Tom e Jules, mesmo do lado de fora, ainda estão naquela caixa. O planeta inteiro está trancado nela. O mundo está confinado à mesma caixa de papelão que abriga os pássaros do lado de fora. Malorie entende que Tom está procurando uma maneira de abrira tampa. Busca uma saída. Mas ela se pergunta se não há outra tampa acima daquela, e depois mais uma.
Encaixotados, pensa. Para sempre.” Pg. 193. 


12 comentários:

  1. Olá,
    Uau, acho que não tem como alguém ler essa resenha e não querer o livro. Eu mesma já queria, mas não sabia dessas críticas presentes na obra e criar uma história com 200 e poucas páginas de qualidade, reflexão e aprofundamento sem precisar de continuação é incrível!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês!
      Que bom que a resenha causou esta impressão em ti :D
      Mas realmente, o livro é incrível, não perca a oportunidade de lê-lo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, quero muito! Já estava de olho nele antes, mas depois da apresentação fantástica deste livro na turnê da Intrínseca e agora da sua resenha maravilhosa, já sei que n posso deixar de ler! *-* Parabéns! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tici querida!
      Caixa de Pássaros proporciona ao leitor uma experiência incrível... Vale muito a pena mergulhar nesta leitura :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Confesso que li sua resenha bem por cima porque esse é o próximo na minha lista de leitura e fiquei com medo de pegar spoilers.
    Já me falaram horrores de como esse livro é bom, preciso ler o mais rápido possível.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Tabatha!
      E espero que tudo o que você ouviu sobre o livro e todas as expectativas criadas sejam superadas com a leitura!
      Beijos ;)

      Excluir
  4. Oi Julia, tudo bem contigo ???
    Já tinha visto esse livro nas livrarias, confesso que algumas vezes até peguei o livro nas mãos, olhei bem para a capa, e o coloquei de volta no lugar. Por algum motivo ele ainda não tinha me instigado ... até agora !!!
    Menina, que resenha foi essa ?! Pude perceber que você realmente gostou do que leu, e graças a sua resenha, eu estou aqui morrendo de vontade de sair correndo adoidada para comprar um exemplar desse livro. O que eu posso dizer ?! Eu adoro um bom suspense e thriller psicológico !!!
    Espero ter a oportunidade de conferir esse livro logo, pois a sua resenha me deixou com as expectativas nas alturas !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii flor! Tudo sim e contigo?
      Obrigada! Mas realmente teve muita emoção em cada parágrafo que escrevi deste livro... É incrível o que provoca no leitor um thriller como este!
      Espero que tu possa lê-lo em breve, não vai se arrepender ;)
      Beijos!!

      Excluir
  5. Oi Júlia!
    Que resenha incrível! Confesso que não sou muito fã de suspenses (por ser meio medrosa mesmo kkk), mas acompanhei toda a divulgação desse lançamento e fiquei bastante intrigada quanto a narrativa. Assim como você, de vez em quando gosto de me atirar nos livros sem nem mesmo ter lido a sinopse (faço isso com filmes também ^^).
    Você conseguiu despertar mais curiosidade e acho que vou ler mesmo esse livro. Gostei que você apresentou pontos que poderiam ser melhor trabalhado (como a profundidade dos personagens) mesmo tendo gostado muito do livro.
    Beijos =)
    Espero sua visita
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Erika!
      Obrigada flor! Recomendo muito esta leitura, mas já aviso que se você não curte muito terror e suspense, se prepare... Porque isso é o que não falta em Caixa de Pássaros!
      Ainda assim, acredito que você se divertiria mutito se aventurando por esta história :)
      Um beijo! :*

      Excluir
  6. Já vi comentarem que esse livro lembra muito o estilo do stephen king, assim sim.
    Que premissa gostosa, ai vou comprar logo logo

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li muitos livros do Stephen King, mas também li opiniões semelhantes.
      Mas a pegada de thriller psicológico, terror e suspense é super bem abordada no livro.
      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...