Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autor (a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
SKOOB
Sinopse: Como Eu Era Antes de Você - Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Louisa Clark (ou Lou) é uma mulher de 26 anos com nenhuma pouca ambição na vida. Acomodada num namoro de quase 7 anos com Patrick (um maratonista que no momento dá mais importância aos treinos que para ela), morando com os pais e trabalhando a 6 anos na mesma cafeteria, Lou vê sua rotina mudar quando o local fecha e precisa conseguir outro emprego para ajudar no sustento da família. Com poucas qualidades (ou assim pensa), ela não acredita que conseguirá um trabalho rapidamente, mas ainda assim decide se candidatar a vaga de cuidadora de um tetraplégico e acaba sendo contratada. 


Will Traynor é um homem de 35 anos que perde o amor pela vida depois de sofrer um trágico acidente que o deixa tetraplégico. Antes do ocorrido, Will era um bem-sucedido advogado em Londres, e que passava o tempo livre viajando para os lugares mais incríveis do mundo, praticando esportes radicais ou saindo com sua belíssima namorada. Agora, após dois anos numa cadeira de rodas, ele tornou-se uma pessoa ranzinza e amargurada. Até a chegada de Lou.

A princípio, Will tenta afastá-la com sua grosseria como faz com todos, levando Lou pensar até em desistir do emprego. Mas, com a ajuda de Nathan (enfermeiro de Will) ela vai aos poucos descobrindo todos os cuidados que alguém nas condições de Will precisa, e o convívio entre eles melhora significativamente. Com o passar do tempo, o relacionamento dos dois vai se intensificando, e a forte amizade passa a ser mais do que isso.
"Seu corpo era apenas uma parte do pacote completo, algo para se lidar de vez em quando, em intervalos, antes de voltarmos a conversar. Para mim, tinha se tornado a parte menos interessante dele. Você só vive uma vez. É sua obrigação aproveitar a vida da melhor forma possível."
Eu li esse livro já faz algum tempo, mas não havia escrito a resenha ainda por receio de que não conseguir por em palavras o quanto ele é maravilhoso e o quanto me tocou. Com uma narrativa em 1ª pessoa pelo ponto de vista de Lou e alguns capítulos em 3ª pessoa de outros personagens, nós mergulhamos nessa história que, muito mais que um simples romance, nos mostra a importância da amizade, de sermos solidários e procurar na vida aquilo que nos deixa feliz, sendo irrelevante o que os outros pensarão a nosso respeito.

Jojo Moyes escreve com o coração, sem mais. A sensibilidade da autora e a capacidade de criar personagens tão “reais” me impressionaram. O amadurecimento de todos na trama é notável, mas principalmente o de Lou. Will consegue enxergar todo o seu potencial e, graças a ele, ela sai de sua zona de conforto e vê que há muito que se fazer e conhecer na vida. Lou mostra a Will que o amor não enxerga limitações e ele ensina-a que devemos aproveitar a vida, nos ousar a sonhar e acreditar que somos capazes de conquistar o que queremos.  
"Não estou lhe dizendo para saltar de prédios altos, nadar com baleias ou algo assim (embora, no fundo, gostaria que você fizesse essas coisas), mas para viver corajosamente. Ir em frente. Não se acomodar. Usar aquelas meias listradas com orgulho. E se quiser mesmo se acomodar com algum sujeito ridículo, garanta que um pouco de tudo isso fique guardado em algum lugar. Saber que você ainda tem possibilidades é um luxo. Saber que lhe dei algumas, me dá certo alívio."
O final do livro é uma coisa sobre a qual não sei falar, só sentir.  Imagino que todos que já leram desejaram que acabasse de outra forma, mas gostei que a autora manteve-se realista e, por mais dura que seja, a verdade é que a vida nem sempre é justa e isso é algo que devemos aceitar. 

Um belíssimo livro, que fará você se emocionar, refletir, se emocionar novamente... e, como se não bastasse, ainda será lançada a adaptação cinematográfica de Como Eu Era Antes de Você, para nos fazer reviver as emoções que tivemos durante a leitura e desidratar de tanto chorar. 

Abra um espacinho na sua estante para esse livro, e um pedacinho do seu coração para se comover com essa triste e maravilhosa história. 


3 comentários:

  1. Oi, Ketelin! Já tô chorando com a sua resenha (especialmente com o parágrafo que você fala do final, ohmeudeus), imagina quando sair o filma? Tenho que me preparar psicologicamente para ele! Também já li "Como Eu Era Antes de Você" há um tempo e nunca encontrei palavras para resenha-lo! ç_ç Essa nossa vida de leitor não é fácil, a gente desidrata de vem em quando! Beijos! <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. Era um dos livros que estava na lista de sugestões da minha sala! Uma pena não ter sido escolhido pra colocar na roda de leitura. Me encantei bastante com o resumo e já está na minha lista de leitura :D
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amo Jojo Moyes, mas ainda não li esse livro :(
    Parece ser tão fantástico e tocante quanto os outros. Só tinha lido até agora sinopses do livro, mas nenhuma resenha e gostei de me aprofundar um pouco mais na trama :D

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...