Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick

Título: O Diário Secreto de Lizzie Bennet
Autor (a): Bernie Su e Kate Rorick
Editora: Verus Editora
Páginas: 364
O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet.
De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é uma expansão do mundo apresentado na web série The Lizzie Bennet Diaries, produzida por Hank Green e Bernie Su. Após o sucesso estrondoso da web série que reconta o clássico Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, no século XXI, os produtores resolveram lançar o livro que acaba não apenas preenchendo algumas lacunas deixadas nos vídeos, mas nos dando mais informações sobre a vida de Lizzie. 

Lizzie Bennet é uma jovem que estuda comunicação de massa e para um projeto de final de semestre decide criar um vlog, com a ajuda de sua melhor amiga Charlotte Lu, contando suas frustrações diárias como a obsessão da sua mãe em casar as 3 filhas, além de contar com a participação de sua irmã mais velha e doce, Jane e a caçula energética, Lydia. Porém algo que era para ser apenas um projeto de faculdade ganha grandes proporções quando milhares de espectadores passam a acompanhá-la, principalmente quando Lizzie fala (ou reclama) sobre um certo William Darcy, um cara arrogante, orgulhoso e super grosso que ela acabou de conhecer.

"Meu nome é Lizzie Bennet, e essa é a minha vida."
Sabe quando você termina um livro e abraça ele porque você passou a amar tanto a história que não quer soltar ele? Então. Não é segredo que sou uma grande fã de Jane Austen, sobretudo de Orgulho e Preconceito. Eu já tinha devorado a web série e amado cada minuto, mas a experiência que tive lendo o livro foi única. Pois apesar de levantar os assuntos que também são apresentados nos vídeos, a visão deles é mais completa, além de tomarmos conhecimento de outros acontecimentos (ou seja, mais Darcy!!!!). 

Acho que sem problemas alguém que não leu Orgulho e Preconceito ou assistiu a web série se aventurar nessa leitura, na verdade é uma ótima maneira de conhecer a história e o universo de Lizzie e Darcy. A cada página que lia só posso descrever o que sentia como fascinação. Quando assisti a web série já fiquei estupefata pela criatividade em reinventar uma história tão famosa, mas com o livro as minúcias e detalhes são tão perfeitos, as mudanças em relação à história original e adaptação para o nosso presente tão bem trabalhados e apresentados que foi impossível não me apaixonar mais uma vez por essa história, mesmo já tendo acontecido dezenas de vezes. 

"-Quem escreveu isso?" "-Shakespeare!"
Com uma narrativa simples e uma linguagem jovem que nos faz mergulhar na história, não só os acontecimentos nos prendem, mas a personalidade e questionamentos de Lizzie atiçam nossa curiosidade. Com uma mistura certeira entre as características do original e novos elementos criativos ousados O Diário Secreto de Lizzie Bennet nos apresenta um humor inteligente e sarcástico, uma história que se encaixa perfeitamente nos moldes e problemáticas atuais e, sobretudo, nos faz torcer pelo casal principal, mesmo que no início eles aparentemente se odeiem. 


26 comentários:

  1. Eu li recentemente Orgulho e Preconceito ~finalmente sem or~ e amei tanto que qualquer coisa relacionado já fico interessada. Já sabia sobre essa web série mas como não tinha lido o original não peguei para assistir, mas agora com sua resenha sobre a série e o livro vou correr para assistir/ler por motivos óbvios: Darcy <3 ~como não amar?~

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a magia da Jane, Andressa. Você se apaixonada tanto pela história que quer tudo que se relacione a ela rs Espero que gosto, ambos são muito amor! E siiim, como não amar Darcy? Impossível!
      Beijos :D

      Excluir
  2. Sou louca por essas adaptações de Orgulho e Preconceito. Já quero *-*
    xoxo, Regina K.
    http://femfizeumesma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Recentemente fiz maratona da série (o dia inteiro: eu + série + comida) e amei tudo! Só que ainda não tive a oportunidade de adquirir o livro :/ É uma leitura que necessito!

    Beijão
    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puro amor, né? Garanto que você vai amar o livro tanto quanto a web série!
      Beijos :D

      Excluir
  4. Oi Debóra!
    Tinha lido que esse livro se originava de uma série ai fiquei super ansiosa para ver e tals, mas o fato é que não gostei da série... não sei explicar. Mas mesmo assim estou louca por esse livro. Essa não é a primeira resenha positiva que leio e adorei a ideia de trazer nossos amados personagens de Orgulho e Preconceito pra atualidade.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika! Talvez o livro seja um ótima oportunidade de você ver a web série por outro ponto de vista e quem sabe acabar gostando! O principal motivo de eu ter me apaixonado tanto foi essa atualização da história, ficou perfeita!
      Beijos :D

      Excluir
  5. Olá,
    E se eu falar que estou LOUCA pra ler esse livro? Adoro obras que possuem um humor inteligente, que se encaixam nas problemas do cotidiano e todos falam tão bem da obra, ainda não li uma resenha negativa. Sem falar que, de quebra, ainda dá para ver a websérie depois de ler o livro. Muito amor <3.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre ler, Gabi! Se tudo isso te agrada quase 100% de chance de voc"e gostar do livro! Deve ser ótimo ler e assistir a web série ao mesmo tempo, fica tudo mais completo!
      Beijos :D

      Excluir
  6. Olha eu comprei todos os livros recontados das obras de Jane Austen, mas ainda não tive a oportunidade de ler, porque quero primeiro ler da própria autora para conhecer as histórias para depois pegar os outros, porque assim eu não fico boiando quanto aos personagens. Mas gostei bastante da sua resenha, porque além de ter um romance é um livro de gênero teen que eu vou amar. Espero ter a oportunidade de ler assim que possivel. Amei sua resenha viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/caixinha-de-correio-parte-5-2015.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Silvana! Acho que é melhor mesmo você ler o original mesmo primeiro, porque assim você entende tudinho e ainda aproveita mais as duas histórias!
      Obrigada <3
      Beijos!

      Excluir
  7. Debs <3 Eu só vi alguns episódios dessa websérie há um tempinho atrás, bem no comecinho dela, mas aí fiquei sem tempo e depois não vi mais :/ Acho lindo ver você falando com muito amor sobre esse livro, porque passa em mim o mesmo fascínio que eu sinto quando vem extras super elaborados nos dvds dos filmes que eu amo. É como assistir tudo agora pelo ponto de vista dos produtores, entrar de cabeça realmente naquilo, esmiuçar tudo! *-*
    Você me deixou com vontade de rever alguns episódios! Beijos :**

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ticiiii se você gosta de O&P recomendo você voltar a ver porque é amor puro <3
      Ai, é tão bom amara tanto um livro e eu também super amo extras de filmes, principalmente o making off hahahaha
      Beijos :D

      Excluir
  8. Delinda! Tudo bom?
    Não sabia sobre essa série, vou procurar por ela depois, gosto sempre de novidades, e parece ser boa, já que tem um livro sobre. Lizzie parecer ser um doce de pessoa, quem diria que algo para a faculdade iria tomar tamanhas proporções de importância?! Adorei ler que o livro é um complemento especial para essa história que te cativou tanto, é amor demais pra um livro só, não é? Você abraça, beija e até dorme com o livro. Amei ler sua opinião, linda e sincera, não poderia esperar algo diferente, vou procurar a web série e tenho certeza que vou adorar <33

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Feeee, tudo sim e você flor?
      Pois é, né! Como as maioria das coisas na vida a gente começa fazendo achando que não vai ser lá essas coisas e de repente BOOM!
      Bem daqueles que dá vontade de dormir juntinho, tipo Sem Esperança <3
      Espero que você gosto mesmo, viu? :3
      Beijooos :D

      Excluir
  9. Oi Débora!
    Eu não li o livro, mas estou nos últimos episódios da websérie e adorando. O bacana é que as adaptações (em ambos os formatos) conseguiram agradar mesmo os fãs mais árduos da obra original, como você. Eu fiquei admirada como eles conseguiram preservar a essência da história.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que mais me encanta nessa adaptação, Mariana! Como eles conseguiram ter liberdade criativa, mas ainda assim agradar as pessoas que odeiam qualquer mudança! Por isso que é esse sucesso todo. E se você está amando a web série o livro é leitura obrigatória, viu? <3
      Beijos :D

      Excluir
  10. Oie! Nossa Debs, valeu por esse post porque eu sempre esqueço de anotar o nome desse livro! Tenho muita vontade de assistir a web série mas também sempre esqueço. (Regra número 1: Carol sempre esquece as coisas importantes, e as coisas inúteis, ela lembra). Mas enfim, sempre vejo resenhas muito positivas sobre esse livro e a série, vou tirar um tempo parar assistí-la e colocar o livro na minha wishlist!

    Beijos,
    http://www.girlfromoz.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHA Pode deixar que vou ficar te enchendo o saco e sempre te lembrando de ler e assistir porque com certeza essa lindeza merece seu tempo <3
      Beijooos :D

      Excluir
  11. Não conhecia a web série, mas só pelo que li do livro já quero lê-lo e assistir! Parece ser realmente muito bom. Ótima resenha!!!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :D Espero que consiga ler/ver e goste <3
      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Debora, tudo bem ???
    Como assim, você me diz que existe uma web serie inspirada em Orgulho e Preconceito ?! E como assim, você me diz que essa série fez tanto sucesso que virou livro e que ele é maravilhoso ?! Meu mundo caiu e agora eu estou aqui catando todos os caquinhos dele e pensando: como eu nunca ouvi falar disse antes ??? XD
    Eu não conhecia nem o livro e nem a série mas já quero os dois na minha vida, rsrsrs, só de ler a sua resenha eu me encantei, e já imaginei cenas super engraçadas, fofas e dignas de Jane Austen !!!
    Também sou apaixonada por Orgulho e Preconceito, e confesso que não negaria uma chance de ver Mr. Darcy sob um olhar mais moderno e atual !!! :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Ryoko! Eu também tive essa reação quando descobri, fiquei mega admirada e estupefata! Tanto a web série quanto o livro são dignos de Jan Austen, fazem jus a obra original! Espero que você tenha a oportunidade de acompanhar ambos e fico torcendo pra você amar!
      Você vai ficar surpresa o quanto esse Darcy moderno é tão maravilhoso quanto o antigo <3 rs
      Beijooos :D

      Excluir
  13. Assisti a web série ano passado e comecei a ler o livro ontem. Muito, muito, muito fofo. Até maratonei a série de novo de tão gostosinho que é o livro.
    Parabéns pelo post. :)

    Beijos.
    http://conversacult.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elilyan :D
      Fofo é pouco, né? <3 Preciso ver tudo de novo também, certeza que vou amar tanto quanto da primeira vez!
      Beijos.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...