Resenha: A Mais Pura Verdade - Dan Gemeinhart

Título: A Mais Pura Verdade
Autor (a): Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha.
Mas, em certo sentido um sentido muito importante, Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram.
Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça.
A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável.
Para quem leu o Primeiras Impressões que fiz de A Mais Pura Verdade já sabe, um pouco, sobre o que se trata a história. Mas recapitulando: Mark é um garotinho que lutou sua vida inteira contra o câncer, mas agora a doença voltou e ameaça mais do que nunca sua vida ele decide que talvez não queira viver assim. Então, acompanhado de um kit sobrevivência e seu leal cachorro, Beau, ele parte em busca de uma grande (e última) aventura: escalar o Monte Reiner

Durante sua jornada Mark enfrentara muitas adversidades, muitas que ele sequer poderia imaginar. Ele também encontra pessoas dispostas a ajudar e outras nem tanto assim, mas o importante é o que Mark aprende em sua viagem.
"- É como se, sei lá, eu levasse um pedaço de vida comigo. Todas essas coisas acontecem, todos esses pequenos momentos passam por nós e vão embora. Então você vai embora. – Inspirei profundamente e expirei no vidro da janela. – Mas, quando você tira uma foto, aquele momento não passa. Você o prende. É seu. Você pode guardá-lo" pág. 80
Esse livro deveria vir com um aviso de “conteúdo altamente sensível, propício a lágrimas e cenas tocantes com cachorro”. A Mais Pura Verdade é um livro de leitura rápida, com um ritmo ótimo, mas não pense que a leitura será leve. A carga emocional da história é grande e ninguém está a salvo da algumas - ou muitas - lágrimas. Principalmente se cachorros forem o seu fraco. Beau, com certeza, é o meu personagem favorito, se não fosse por ele Mark não teria tanta força, tanta coragem, um faz o outro seguir em frente. E para mim, essa é uma das grandes lições da história: a amizade. 

Jess, melhor amiga de Mark, também tem voz na trama com pequenos capítulos em terceira pessoa, ela nos mostra como as pessoas que Mark deixou ficaram, além de ter que lidar com a dúvida de contar ou não para onde Mark foi. 
"(...) Os cachorros morrem. Mas os cachorros também vivem. Até um pouco antes de morrer, eles vivem. Eles têm vidas lindas e corajosas. Eles protegem suas famílias e nos amam. E tornam nossas vidas mais iluminadas. E não perdem tempo pensando no amanhã."
Dan Gemeinhart consegue com sua escrita simples, sutil e marcante nos passar a uma mensagem de amizade, lealdade, solidariedade e bondade. Porém, algo que me irritou bastante foi a repetição do termo “a mais pura verdade” sempre que Mark apreendia uma coisa ou tinha um insight. Com alguns momentos filosóficos e ensinamentos subliminares, A Mais Pura Verdade é uma ótima leitura para ler em qualquer momento e indicar para todos os amigos. 

Porque no final, não apenas Mark, mas nós vamos perceber que talvez o que importe não seja o objetivo final e chegar ao seu destino, mas tudo o que você passa pelo caminho: as pessoas que conhece e o que as experiências que vive tentando chegar lá te ensinam. 



6 comentários:

  1. Não tinha me interessado muito no livro quando foi lançado, mas agora... Quero para ontem! Estou precisando de algo que me faça emocionar/chorar litros. :P

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então esse, com certeza, é o livro certo Natália :D
      Beijos!

      Excluir
  2. oie, primeiro de tudo olha a NC arrasando com esse lançamento
    sobre a história, promete ser um dos destaques do mês nas minhas leituras! história boa, que promete prender do começo ao fim! Mark e Beau são uma duplinha especial
    Quando der, de uma passada no blog, adorarei sua visitinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Thaila! O livro é exatamente assim <3
      Beijos!

      Excluir
  3. >>> Esse livro deveria vir com um aviso de “conteúdo altamente sensível, propício a lágrimas e cenas tocantes com cachorro”. <<< COM CERTEZA! Eu ri tanto quando li essa sua frase e aí depois escorreu uma lágrima! ç_ç A mensagem do Dan foi muito bonita e o Beau é o melhor cachorro do mundo! Você também arrasou no último parágrafo, e se mais pessoas dessem valor ao poder de uma viagem/aventura, o mundo seria um lugar melhor e cheio de descobertas! *-* Beijos, Debsis linda <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ~escorre a lágrima~ HAHAHA A história até pode ser simples, mas a mensagem por trás é grandiosa se apreendida da maneira certa, né?
      Que bom que gostou da resenha, foi difícil de colocar em palavras o que senti lendo XD
      Beijos, Ticilinda <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...