Resenha: Fingindo - Cora Carmack

Título: Fingindo 
Autor (a): Cora Carmack
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Com seus cabelos coloridos, tatuagens e um namorado que combina com tudo isso, Max tem exatamente o estilo que seus pais mais desprezam... E eles nem sonham que a filha vive assim.
Ela fica em apuros quando seus pais a visitam na faculdade e exigem conhecer o futuro genro . A solução que Max encontra para não ser desmascarada é pedir para um desconhecido se passar por seu namorado.
Para Cade, a proposta veio em boa hora: é a chance que ele esperava para acabar com a sua fama de bom moço, que até hoje só serviu para atrapalhar sua vida.
Um faz de conta com data marcada para terminar... E um casal por quem a gente vai adorar torcer. Fingindo vai seduzir você.

Em Perdendo-Me conhecemos Cade Winston, ele é o melhor amigo da personagem principal, Bliss. Durante o livro descobrimos que ele também está apaixonado por ela, mas esse sentimento não é recíproco. Em Fingindo, temos Cade como protagonista e tentando encontrar o seu “felizes para sempre”.

Após se formar muitas coisas mudaram na vida de Cade e para ele isso não tem nada de bom. A mulher de quem gostava vai se casar com outro, ele não possui novos amigos, além disso sua carreira não anda muito bem. Mas tudo parece ganhar novo brilho e perspectiva quando ele conhece Max. Max é um garota cheia de tatuagens, com o cabelo vermelho e uma forte atitude. Ela e Cade se conhecem da maneira mais inusitada possível: ela pede à ele para fingir ser seu namorado enquanto seus pais estão na cidade porque eles nunca aprovariam o verdadeiro namorado dela.  

Vendo uma oportunidade de agitar sua vida, além de exercer sua profissão Cade aceita, afinal ele é um ator, não é mesmo? Claro que isso não tem nada a ver com a atração quase instantânea que ele sente por Max e a admiração por seu jeito peculiar e único. 
"Meu nome é Cade Winston. Aluno de mestrado em belas-artes, voluntário, abraçador de mães e seu namorado pelas próximas vinte e quatro horas. Prazer em conhecê-la." pág. 42
Gostei muito de Perdendo-Me, mas nada se compara a experiência de acompanhar Cade e Max nessa história! Cora Carmack provou ser a ótima escritora que já desconfiava que ela era. Novamente ela consegue reinventar uma história que tem tudo para ser clichê, acrescentando elementos cativantes e que podem não ser os mais originais do mundo, mas arrebatam e encantam da forma certa. 

Com momentos muito bem equilibrados entre um humor ácido, que me fez gargalhar alto, e cenas de partir o coração e derramar algumas lágrimas, Fingindo é um livro de leitura rápida, compulsiva e viciante do tipo “Ai meu Deus estou atrasada pra aula, mas não consigo largar, preciso de mais Cade”. 

Falando em Cade: alguém, POR FAVOR, me arruma um? Prometo que nunca mais peço nada. Em Perdendo-Me não prestei muita atenção nele, o sotaque do Garrick impediu e lamento por isso. Que personagem incrível, apaixonante e... não sei mais como descrevê-lo, apenas fiquei caidinha e louca por ele. O livro ganha carisma e propósito no personagem complexo, simpático e maravilhoso (e Menino de Ouro) que Cade é. E sabe o que me deixa mais triste? É que o precioso Cade, com tanta dedicação, fofura, bondade, não existe! Por que ele não pode existir Universo, por quê?
"- Eu deixo as pessoas irem embora.
(...) - Na noite passada, quando você me perguntou porque eu não lutei pela menina da música. É porque eu deixo as pessoas irem embora." pág. 135
Max também é um ótima personagem. Temos os capítulos alternados entre ela e Cade, então a visão da história se torna completa e rica. Max também me conquistou desde o começo: corajosa, batalhadora, sarcástica, real e, sobretudo, espontânea. Gosto muito - e me identifico - com personagens que são muito além da primeira impressão que temos deles e são mais profundos e complexos do que sua imagem deixam transparecer. Max e Cade são assim e por isso se tornam tão preciosos e apaixonantes.

O relacionamento dos dois é um pouco conturbado, ambos negando aquilo que são e querem, não reconhecendo os sentimentos que tem um pelo outro por puro medo do futuro e do que revelar seu interior para outra pessoa pode causar. Fingindo te proporciona um mar de sentimentos, enquanto as páginas são viradas furiosamente. Sabe aquele aperto no peito e frio na barriga? Era assim que eu me sentia durante a maior parte das reflexões e diálogos entre o Cade e a Max. 
"(...) Viver é difícil. E todos os dias os nossos ombros pesam mais e nós acumulamos mais bagagem. Assim, paramos e respiramos fundo, fechamos os olhos, apagamos a mente. É natural. Desde que você abra os olhos e siga em frente." pág. 197
Enquanto avançava na leitura fui percebendo que Fingindo não era apenas sobre Cade tentar superar Bliss ou Max finalmente parar de ser alguém que não era para seus pais, mas sim sobre ambos se redescobrirem, se conhecerem, lutarem por seus sonhos e um pelo outro, além de, quem sabe, pararem de fingir e seguirem em frente juntos. Se eu recomendo a leitura? Tenho só uma coisa a dizer: quem está perdendo é você por não conhecer o Cade. 


13 comentários:

  1. Oi Debora, tudo bem ???
    Menina não acredito que você vai me fazer ler esse livro, e em consequência disso, ler Perdendo - Me. Eu estava me mantendo firme aqui no meu casulo, sem ler nenhum desses livros ai, rsrsrs, a verdade é que eu sou meio tapada e não sei classificar, qual é o gênero desse livro ?!
    Eu já li algumas resenhas de Perdendo-me mas não tinha me encantado com a história, mas com a sua resenha e com esse novo livro a coisa mudou, comecei a ver o livro com outros olhos e admito que estou bem curiosa, até porque, só lendo para saber né !!!
    Vou tentar fazer o caminho inverso, vou ler Fingindo primeiro, e se gostar eu leio Perdendo-Me, rsrsrs, tomara que eu goste !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryoko, tudo sim e você? *-*
      Muhahahaha Vai ler siiiiim! É muito bom mesmo, acho que faz o seu estilo e você vai curtir! Acho que ele se encaixa no gênero Young Adult.
      Acho que sem problemas você ler Fingindo antes de Perdendo-Me, você pode pegar alguns spoilers do primeiro, mas nada muito grande ou que vá te atrapalhar na leitura! Também espero que goste, assim que ler vem correndo me contar o que achou, tá?
      Beijooos!

      Excluir
  2. Opa! Essa temática de fingir ser o namorado de outra pessoa me lembra "A Proposta", filme que eu adoro, mas confesso que quando "Fingindo" chegou aqui, n liguei muito para ele não, achei que n fosse fazer o meu estilo e que também poderia ser uma continuação de "Perdendo-me" (que eu não li). Mas já vi que estava totalmente enganada.
    Acho que irei me apaixonar pelo Cade também, mas menina, você simplesmente não pode falar que ele não existe hahaha tem que manter as esperanças!
    Super curtir a sua resenha, está completíssima, viciante e descreve muito bem as suas opiniões. Vou pegar Fingindo logo para ler para a gente poder comentar juntas depois também! Beeeeijos <333

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro esse filme também, sis! Tudo que em Sandra Bullock é maravilhoso, né? rs
      Como assim? Estou olhando feio pra você agora mesmo e te mandando ir ler logo Fingindo! Acho que você vai super curtir porque apesar dos momentos ~tensos~ tem um humor muito irreverente e gostoso. E acho que sem problemas você não ter lido Perdendo-Me, talvez fique um pouco confusa, mas qualquer coisa pode pedir pra mim que eu tiro suas dúvidas <3
      Olha, vou ficar aqui esperando (sentada) o meu Cade aparecer e depois qe você ler certeza que vai se juntar a mim hahaha Beijos :3

      Excluir
  3. Oie Debs! Eu tenho uma amiga que leu "Perdendo-me" e adorou, mas não é bem o tipo de livro que eu leria. Agora, acho que continuo achando isso sobre "Fingindo". Sua resenha foi totalmente maravilhosa e me deixou meio curiosa com o livro, mas, eu tenho praticamente certeza que eu não iria conseguir lê-lo de uma forma meio "dhskhdasdasajlksjAKL" (sorry, to super ruim com palavras hoje, to até comentando como se fosse um robô, enfim).
    Sua resenha está <3, e consegui ver muito bem suas opiniões sobre o livro, como a Tici filhote disse acima.

    Beijos,
    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena Carol. Mas tudo bem, nem todo determinado gênero agrada todo leitor, né? E se é pra você ler e no final não gostar mesmo, melhor nem iniciar a leitura.
      E muuuito obrigada, sua linda <3
      Beijoos :D

      Excluir
  4. Oie,
    eu li o primeiro da série e gostei. Agora estou mega curiosa para ler este tb. Você só piorou minha curiosidade rsrsrsr

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 <3 <3 Vale muito a pena! Eu diria que até mais que o primeiro :3
      Beijos

      Excluir
  5. HUm...adoro! Estou lendo o primeiro perdendo-me... de tanto ver resenhas positivas tiver que pegar e ler. Muito bom o humor que tem no livro. Estou ansiosa para ler esse.
    Passa lá no blog.! ^^
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O humor é um dos pontos fortes da história sem dúvida!
      Beijos <3

      Excluir
  6. Li esse livro na semana passada e em relação ao primeiro achei que caiu um pouco a narrativa, principalmente porque o livro perdeu a comédia, o divertimento do primeiro. Agora é mais drama e a Max me irritou muito. Apesar de um problema aqui e outro ali, foi um bom livro, mas tenho algumas ressalvas quanto a ele.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não sei, mas acho que prefiro Fingindo ao invés de Perdendo-Me. Senti falta do humor e daquele clima mais leva, mas acho que o Cade consegue compensar tudo muito bem! A Max me irritou em alguns momentos também, mas eu até entendia o lado dela, coitada :(
      Beijos <3

      Excluir
  7. Débora!!! Pare de me fazer querer reler esse livro, porque vamos e convenhamos eu não posso viver só de releituras. Concordo com você, a qualidade de Fingindo é superior a Perdendo-me, mesmo que o outro tenha sido gostosinho de ler a história de Cade é muito mais intensa. Acredito que a alternância entre pontos de vista colaborou muito com isso. E sim eu também acabei apaixonada por Cade, manda um cópia aqui por favor e sem imperfeições kkkkkkkkkk. Além disso achei este livro muito mais engraçado e sarcástico que o outro, algo que eu aprecio muito nas minhas leituras!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...