Resenha: Stardust, O Mistério da Estrela - Neil Gaiman

Título: Stardust, O Mistério da Estrela
Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 280
SKOOB

Tristan ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos vêem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento.A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Então, Tristan se vê cercado por piratas voadores, gnomos guerreiros, bruxas esquisitas e sedentas por beleza e princesas do mal. Um mundo de magia está diante dele e tem início um conto de fadas surpreendente e nada convencional.
Neste lugar, os caminhos podem ser belos e sombrios, tristes e alegres, suspeitos e óbvios, mas sempre cheios de segredos. E todos, não só Tristan, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.


O isolado e solitário vilarejo de Muralha, situado na Inglaterra na era Vitoriana, era um lugar calmo onde a população vivia, em sua grande parte, do que plantava e colhia. Ainda que não regrassem suas vidas com base nas lendas e no misticismo que existiam além de seus seguros muros, jamais ousavam ser céticos. E tampouco poderiam, pois a cada nove anos uma feira acontecia nos arredores de Muralha, onde o mágico e o mortal entravam em contato. 


Tudo começa com uma flor, uma fura-neve feita de vidro, que foi dada como um presente de uma bela moça, prisioneira de uma bruxa, a um jovem e ingênuo rapaz morador do vilarejo de Muralha, Dunstan Thorne. A paixão dos dois, que se consumou em apenas uma noite, trouxe ao mundo, Tristan. Deixado em um cesto próximo à Muralha, foi criado por seu pai e sua madrasta até tornar-se um belo e forte rapaz, apaixonado pela leitura e pela mais bela moça do vilarejo, Victoria


Hoje poucos de nós viram as estrelas como as pessoas daquela época viam. Nossas cidades, grandes e pequenas, lançam luz em excesso no espaço da noite. Mas, lá no lugarejo de Muralha, as estrelas se apresentavam como mundos ou como ideias, incontáveis, como as árvores na floresta ou como as folhas de uma árvore. Pg. 53

Ao prometer uma estrela caída à sua amada, seu espírito corajoso e apaixonado o leva além dos sempre respeitados limites de Muralha, a terras onde a magia e os perigos estão muito além de qualquer coisa que Tristan já tenha visto. Os segredos e as surpresas espreitam em cada encruzilhada, Tristan descobrirá não apenas sobre a beleza e o perigo da magia, mas também sobre sentimentos que até então desconhecia. Para guia-lo nesta jornada, encontrará criaturas leais e nobres, assim como feiticeiras feitas somente de maldade, das quais deverá proteger a estrela sua nova amiga, Yvaine, para que ela possa brilhar de novo. 

Entre as árvores não se via o luar, mas o unicórnio refulgia e brilhava com uma luz fraca, como a da lua, enquanto a garota cintilava e rebrilhava como se tivesse uma esteira de poeira de luz. E, enquanto passava em meio às árvores, pode ter parecido a algum observador distante que ela estava piscando, acendendo e apagando, acendendo e apagando, como uma pequena estrela. Pg. 148

Anos após ler Coraline, li O oceano no fim do caminho (resenha aqui) e não teve jeito... Decidi alimentar meu amor pelas histórias de Gaiman tanto quanto eu puder (vai ter coleção dos títulos do autor sim!). Conheci (e morro de amores) pela adaptação cinematográfica de O Mistério da Estrela, mas, como de costume, a obra original difere do filme em inúmeros aspectos, tanto quanto à personalidade das personagens como, principalmente, ao decorrer dos fatos e desfecho da história (o final do livro é muito diferente do filme). 

Ainda assim, mal posso expressar o quanto adoro o filme e o quanto me apaixonei pelo livro! Novamente, Gaiman mostra o seu talento incomparável de prender o leitor e fazê-lo devorar cada página. Amante de fantasia que sou, recomendo o livro com a empolgação de quem poderia falar sobre ele por horas...

Costuma-se ouvir o comentário de que é tão fácil deixar de perceber alguma coisa grande e óbvia quanto alguma coisa pequena e insignificante, e que as coisas grandes que as pessoas deixam de perceber podem muitas vezes causar problemas. Pg. 229






8 comentários:

  1. Gaiman foi a minha descoberta do ano passado, só conhecia-o por Doctor Who e Sandman e olha, quero devorar tudo.
    Esse livro eu preciso encontrar, nao quero ver o filme e me decepcionar mais uma vez com adaptações, quero ler o livro antes.

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu conhecia o autor há alguns anos através do livro Coraline. Mas só passei a procurar mais de seus livros no ano passado também e, assim como você, estou só amores e quero devorar tudo!
      Beijos!

      Excluir
  2. Como assim? Eu conhecia o filme, que por sinal adoro. Mas morria e não sabia que tinha o livro. Mesmo sendo de um autor super famoso. Estou louca pra conhecer algumas obras do Gaiman, esta com certeza entrou pra lista. Ótima resenha. Me deixou mais curiosa pra conhecer os personagens mais intimamente, e saber como termina.

    bjoos
    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika!
      Então, na época em que assisti o filme também não tinha ideia da existência do livro! Mas ainda bem que o encontrei, pois é uma leitura incrível... Gaiman afinal rsrs.
      Se tiver a oportunidade, leia sim! Não vai se arrepender...
      Beijão!

      Excluir
  3. Olá Julia, tudo bem contigo ???
    Menina que resenha foi essa ?! Eu pude ver que você gostou muito do livro !!!
    Ainda não tive a chance de ler nenhum dos livros do Gaiman, mas morro de vontade de conhecer as suas histórias. Desde o momento em que eu ouvi falar de Sandman, e mais tarde descobri do que se tratava a história, eu me apaixonei pelo autor, mesmo sem ler um livro sequer, rsrsrs
    Esse livro em questão eu não conhecia, já anotei na minha lista e pretendo ler em breve !!!
    A história parece ser mágica, bela e emocionante, estou super curiosa e ansiosa para realizar essa leitura !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ryoko! Tudo ótimo e contigo?
      Acho que dei a entender (um pouquinho) do meu amor pelo autor, não é? Rsrsrs
      Garota, não perde mais tempo! Gaiman tem vários títulos simplesmente incríveis, mesmo que não seja tão fácil encontrar os livros (especialmente os mais antigos), vale a pena cada página e cada centavo gasto...
      Beijos linda!

      Excluir
  4. Oi Julia, tudo bem?
    Tenho muita vontade e curiosidade em ler os livros do Neil Gaiman e Stardust e Coraline estão na minha wishlist já há um tempinho, mas nunca os acho em livrarias físicas :/ espero poder lê-los em breve e a cada resenha que eu leio dessas obras só fico mais ansiosa, rs.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andy, tudo sim e contigo?
      Realmente, não é muito fácil encontrar os livros deste autor, Coraline eu li de uma biblioteca, Stardust encontrei em uma livraria física, e O Oceano no Fim do Caminho comprei pela internet (por ser uma edição mais recente). Estou à procura de outros títulos, ainda que a tarefa não seja fácil.
      Se puder, leia sim, não vai se arrepender!
      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...