Resenha: Correr Ou Morrer - James Dashner

Título: Correr Ou Morrer
Autor (a): James Dashner
Editora: Vergara & Riba
Páginas: 426
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

"Nunca pare de correr. Não pare nunca!" pág. 136
Correr Ou Morrer é a nova distopia do momento. Nessa história acompanhamos Thomas que acorda em um elevador, sem saber para onde está indo e sem memória, a única coisa que lembra é de seu nome. Quando ele sai do elevador se vê na Clareira: um lugar cheio de meninos cercados por muros que ele descobrirá mais tarde ser um Labirinto

Com os passar das páginas vamos descobrindo juntos com Thomas do que se trata a Clareira, como todos os meninos que moram ali não sabem quem são e não tem a menor ideia de porquê estão ali e quem os enviou. Além disso, mergulhamos no tenebroso Labirinto com seus terríveis guardiões, os Verdugos. Enquanto tem o estranho sentimento de que já esteve na Clareira, a chegada de uma menina - que ele também sente conhecer - complica mais ainda as coisas e faz tudo mudar. 
"Tentou imaginar o propósito de uma coisa daquelas e não soube dizer que palpite seria pior - que eles estavam presos dentro ou que estavam sendo protegidos de algo de fora." pág. 33
Desde que assisti o filme, e amei, estava curiosa para ler o livro e ter maiores explicações do mundo que James Dashner criou. Não me arrependi nem um pouco! Em uma trama super dinâmica, com um ritmo regular e equilibrado de revelações, ação, diálogos e descrições Correr Ou Morrer é aquele livro que você não vai conseguir largar.

Com capítulos curtos e narrado em terceira pessoa acompanhando Thomas, os acontecimentos vão acontecendo em cadeia, atiçando a curiosidade sobre os Criadores do Labirinto e o que supostamente todos estão fazendo lá dentro. Sem falar que as relações entre os Clareanos já são um prato cheio, amizade, lealdade, mas também intrigas e desentendimentos acompanham Thomas.

A escrita do James se encaixa muito bem no gênero que ele se propõe: simples e precisa; sem falar que admiro muito a criatividade que ele teve para montar tal trama, pois além de criar palavras próprias usadas pelos personagens (como “mértila”, “plong”, etc.), ele os divide em funções (Corredores, responsáveis por achar uma saída do Labirinto; Jardineiros, cultivam a comida... e assim por diante) e, então, apesar de ficarmos limitados a Clareira e ao Labirinto o ritmo dos acontecimentos não deixa a desejar e somos sempre surpreendidos ou mantidos interessados por tal mundo. 
"- Lá fora está o labirinto – sussurrou Newt, os olhos arregalados com se estivesse em transe. – Tudo o que fazemos... toda a nossa vida, Fedelho... gira em torno do Labirinto. Cada adorável segundo de cada adorável dia que vivemos, dedicamos ao Labirinto, tentando resolver algo que parece não ter uma maldita solução, entendeu? E queremos mostrar a você por que não deve fazer besteira. Mostrar a você por que esses muros amedrontadores fecham todas as noites. Mostrar a você por que nunca, mas nunca mesmo, deve deixar o seu traseiro lá fora." pág. 45
No quesito personagens também não me decepcionei. O autor caracterizou todos muito bem e foi difícil escolher um favorito, mas o dono oficial do meu coração é Newt, um dos líderes da Clareira e acaba se tornando um dos melhores amigos do Thomas. Thomas é um protagonista ótimo, curioso, muito inteligente e corajoso, mas em alguns momentos ele realmente me irritou, e claro que todos tinham a ver com sua melação com Teresa, a garota que chega na Clareira. Ela é sarcástica e determinada, mas apesar de ter sentindo um pouco de empatia por ela, definitivamente não vou com a cara dela. Outros personagens que não posso deixar de comentar são Chuck, o garoto de 12/13 anos que ama falar e primeiro amigo de Thomas e Minho, o Encarregado dos Corredores com uma personalidade forte e um senso de humor afiado. Todos são essenciais para a trama e tenho certeza que em algum momento você vai se apegar a eles!

Em suma, Correr Ou Morrer é um ótimo livro de introdução, nos envolve e apresenta um novo mundo devastado, nos dá várias respostas e o dobro de perguntas e deixa a pulga atrás da orelha para o que está por vir. E claro, como toda boa distopia, faz chorar pela morte de personagens amados e odiar o autor por tal crueldade. Mal posso esperar pelo próximo! E lembrem-se: CRUEL é bom!




2 comentários:

  1. Deblinda, minha linda! Tudo bom?
    Tive o prazer em minha última saída para as compras, de adquirir o meu exemplar, depois de meses chorando, querendo, suplicando, ainda mais com o filme ai, não poderia assistir e depois ler não é?
    Adoro a trama da história, o fato dos meninos estarem em um único lugar e a chegada da primeira menina entre eles, o que o labirinto esconde, quem levou eles pra lá, e só de pensar que existem mais volumes, perco o fôlego. Passei por um box maravilhoso, e com um livro como arquivo extra e um pôster, como não querer? Com sua resenha, quero largar tudo e correr pra ler esse livro.
    Estou nesse desespero, lendo um livro e já de olho em outro, vício que nunca acaba, acho que preciso em tratar, SOCORROOO!!

    Beijos minha linda!
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Debora, tudo bem ???
    Esses dias eu tive a chance de comprar o box da série Maze Runner, mas depois de rodar a livraria inteira e pensar e repensar eu acabei levando para casa o Livre, claro que se eu pudesse levaria o box e o livro, mas dessa vez não deu, rsrsrs
    Todo mundo fala muito bem desse livro, dizem que é muito bom. Eu ainda não li, mas assisti o filme e adorei, amei, chorei (sou muito chorona, rsrsrs) e me apaixonei pelo Newt, o ator já tinha ganhado meu coração por causa de Game of Thrones, mas depois de Maze Runner eu gostei ainda mais dele !!!
    Adorei a resenha, me deixou ainda com mais vontade de ler !!! :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...