Resenha: O Oceano no Fim do Caminho - Neil Gaiman

Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
SKOOB
Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

Olá leitores!
Nada melhor do que começar o ano com um livro que, de tão incrível, te algema até o final da história! 

Este livro contém uma narrativa viciante pelo ponto de vista de um corajoso e inteligente garoto. O autor, Neil Gaiman, disse que se inspirou nele mesmo quando criança para desenvolver o protagonista e por isto, este livro foi considerado o mais pessoal de sua carreira, até o momento. 
"Fui para outro lugar em minha cabeça, para dentro de um livro. Era para onde eu ia sempre que a vida real ficava muito difícil, ou muito inflexível." Pg. 72
Em viagem à Sussex na Inglaterra, para um funeral, um homem comum de meia-idade, revisita a casa em que passou a maior parte de sua infância, bem, o local da casa, pois a mesma já não existe mais. Voltar à este lugar, lhe traz sensações antigas, que o levam até a fazenda Hempstock, aquela no fim do caminho, onde morava sua mais breve e melhor amiga de toda a vida, a corajosa menina de 11 anos, Lettie Hempstock. Ao sentar-se em frente ao lago nos fundos da casa (o oceano de Lettie), as lembranças retornam todas, de forma mansa, porém vívidas.

Se prepare e deixe a imaginação fluir, seja uma criança de novo...
"Não sinto falta da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam. Eu não podia controlar o mundo no qual vivia, não podia fugir de coisas nem de pessoas nem de momentos que me faziam mal, mas tinha prazer nas coisas que me deixavam feliz." Pg. 169 
Comprei O Oceano no fim do caminho logo depois que foi lançado (2013). O deixei guardado em minha estante esperando pelo momento oportuno para lê-lo (Alguém disse férias?).

Conheço algumas das histórias de Gaiman, já li Coraline e conheço a história de Stardust (minha próxima leitura) através do filme. E só o que posso dizer agora é “Por que esperei tanto para mergulhar mais profundamente no universo de Gaiman?!”. Estou completamente apaixonada pela escrita do autor neste romance, que não deixa a desejar em nenhum momento seja em descrições de espaço e tempo, seja a narração das emoções das personagens. A narrativa neste livro trata-se das memórias de uma criança e sua percepção dos acontecimentos à sua volta, sem ser demasiado detalhista ou cansativa. Fiquei presa ao livro desde o momento em que comecei a ler, pois a sequência dos acontecimentos e os mistérios que surgem e são desvendados a cada página, envolvem o leitor de uma maneira que só um excelente livro de fantasia pode fazer!

A característica mais marcante do autor neste romance é a narrativa conter um olhar infantil, e é por isso que esta é uma leitura para adultos. O olhar de uma criança ao contar a história permite a Gaiman manter a sua marca em descrever realidade e fantasia simbioticamente, onde as duas estão ligadas e relacionadas de uma forma profunda e sincera.
"Ervilhas me deixavam perplexo. Eu não conseguia entender porque os adultos pegavam coisas que tinham um gosto tão maravilhoso frescas e cruas, e as enlatavam e as tornavam repugnantes." Pg. 132
Não há como entrar só de cabeça na história. O leitor é pego inteiramente, corpo e mente, sentindo a curiosidade e o medo de cada personagem, olhando para o desconhecido, mas não como um adulto que procura desvendar os mistérios como um quebra-cabeça e explicar tudo através da razão, mas com a curiosidade e olhos arregalados de uma criança que poderia enfrentar o mundo com sua coragem e lealdade.

Não há como descrever exatamente como e o que se passa na história, o decorrer dos fatos não apresenta uma ordem ou explicação racional, portanto, não cometa um equívoco ao pensar ser este um livro de memórias infantis do tipo “comer terra e brincar de esconde-esconde”. É uma narração que vai além, à fantasia. Este é Neil Gaiman.
"– Nada nunca é igual – respondeu ela – Seja um segundo mais tarde ou cem anos depois. Tudo está sempre se agitando e se resolvendo. E as pessoas mudam tanto quanto os oceanos." Pg. 185 




2 comentários:

  1. Oi Júlia, tudo bem ???
    Esse livro está na minha lista de desejos já faz um ano, mas até hoje eu não consegui me decidir se comprava ou não, graças a sua resenha eu tenho certeza de que devo comprar o livro !!!
    Achei muito interessante a história, principalmente por ser contada de acordo com a visão de uma criança, o que me lembrou de outro livro do mesmo autor, o Livro do Cemitério, que segundo a sinopse é contado sobre os olhos de um bebê !!! ^^
    Infelizmente eu nunca li nenhum livro desse autor, mas morro de vontade de ler, gostaria de começar pelos quadrinhos de Sandman, mas eles são tão caros e difíceis de encontrar ...
    Enfim ... Adorei a sua resenha, me deixou com uma vontade enorme de conhecer o mundo e a escrita desse autor !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  2. Oi, Julia! Eu também me pergunto todo dia por que eu demorei tanto para conhecer o Neil Gaiman! "O Oceano no Fim do Caminho" é um livro incrível, envolvente e não tenho como concordar mais com a sua resenha! Quando eu li, senti as Hempstock do meu lado e tive medo da Ursula! E aquele final, o que dizer daquele final?
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...