Resenha: Legend - Marie Lu

Título: Legend
Autor (a): Marie Lu
Série: Trilogia Legend #1
Editora: Rocco
Páginas: 256
SKOOB

Sinopse: Trilogia distópica que vem conquistando os fãs de Jogos Vorazes e Divergente, a série Legend é ambientada na República, instalada numa região outrora conhecida como costa oeste dos Estados Unidos, e conta a história de June, uma garota de 15 anos nascida numa família de elite e que possui impressionantes habilidades militares, e Day, um garoto pobre considerado o criminoso mais procurado do país. Quando o irmão de June é assassinado, os caminhos desses dois jovens de origens distantes se cruzam, dando início a uma trama de forte conteúdo político e repleta de ação, reviravoltas e romance.

O ano é 2130 D.C. e o que nós conhecemos hoje como Costa Oeste dos Estados Unidos se tornou duas grandes nações, que vivem em conflito: a República e as Colônias. Num dos melhores bairros de Los Angeles, na República, vive June, uma garota prodígio de quinze anos que com apenas doze já havia ingressado na melhor universidade da nação. Após a perda dos pais, anos atrás, a única pessoa que lhe resta é seu irmão mais velho, o capitão do serviço militar Metias. Do outro lado da cidade, no decadente setor Lake, anda pelas ruas um garoto de apenas quinze anos chamado Day, que é também o criminoso mais procurado da República. 


Após a morte de Metias numa invasão a um hospital da cidade, June promete a si própria que irá a qualquer custo pegar Day, a quem acreditam ser o assassino de seu irmão. Já Day pratica pequenos crimes junto de Tess (uma garota órfã de treze anos e também sua melhor amiga) a fim de conseguir ajudar sua família – que acredita que ele está morto – e a mantê-la a salvo da “praga” (uma doença que assola os cantos pobres da cidade, uma vez que a classe rica recebe vacinas preventivas). De uma maneira espetacular, o caminho dos dois irão se cruzar e juntos descobrirão segredos da República que mudarão para sempre suas vidas.

“- Poucas pessoas matam pelas razões certas, June. A maioria faz isso pelas razões erradas. Só espero que você nunca se encontre em alguma dessas categorias.”
Pág. 208

Comprei a trilogia Legend numa promoção (Oi, Black Friday!) e não esperava gostar tanto assim! Em meio a diversas distopias lançadas, Legend merece espaço por trazer personagens carismáticos e um enredo cheio de ação. Marie Lu soube, usando uma escrita detalhada na medida certa, envolver o leitor em um cenário distópico digno de filme (consigo imaginar perfeitamente uma adaptação do livro para o cinema). 

A história é desenvolvida em capítulos curtos e em 1ª pessoa, alternando entre os pontos de vista de June e Day. Dessa forma, foi possível ampliar muito a visão do leitor para os acontecimentos da trama que, apesar de se desenrolar em pouco mais de 250 páginas, é fechada com poucas pontas soltas (apenas o suficiente para ter um ótimo gancho para o próximo volume da trilogia). 

Os personagens são apaixonantes. June é aquela garota badass, que sabe lutar e usar armas, mas que apesar de ter um comportamento frio e analítico em boa parte do tempo, no fundo é apenas uma garota frágil que está sofrendo com a perda de todos aqueles a quem amava. Day é aquele garoto bonitinho, inteligente e que luta para fazer algo bom (mesmo que seus meios sejam um tanto... ilegais). O romance acontece de forma rápida, mas não ficou forçado. Pelo contrário, o relacionamento entre eles é puro e simples, o que me agradou. Além disso, dentre diversos assuntos abordados – como a praga, por exemplo – ele está longe de ser o foco principal do livro.

"- Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?
- Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer num instante, e tudo se resume a um dia após o outro."
Pág. 253

Alguns personagens secundários ficaram um pouco apagados, mas provavelmente serão mais explorados ao longo da série. Felizmente isso não foi o caso com Tess, que teve um bom espaço na trama e me conquistou com seu jeito quietinho que não demonstra o quanto na realidade ela é corajosa. 

O livro me surpreendeu positivamente e eu o indico a todos que procuram uma boa distopia, ou apenas a quem procura uma leitura rápida e prazerosa, com mais aventura e menos “melação”. O final me deixou ansiosa para saber o que acontecerá em Prodigy e eu ainda espero que a trilogia vire filmes. u_u




16 comentários:

  1. Oi, Ketelin! Tudo bem?

    Adorei a resenha e fiquei super interessado em ler este livro que deve ser muito bom! Aliás, a saga deve ser muito boa! :D

    Ah, segui o blog Vanilhe Vie! Muito fofo! ^^
    Siga o nosso Irmãos Livreiros também:
    http://irmaoslivreiros.blogspot.com.br/

    Beijos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo ótimo e com você?
      Que bom que gostou. E caso leia os livros algum dia, espero que goste! :3

      Beijos!

      Excluir
  2. Já faz alguns anos que estou para ler a trilogia, mas nunca compro e nem conheço ninguém que tenha para me emprestar. Sempre que leio resenhas do livro, são sempre positivas, e isso só aumenta minha vontade de ler!

    Beijos! || ape56.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pra quem curte distopia é quase uma obrigação ter essa trilogia! Haha (tá, menos Ketelin, menos..)
      Mas faz assim: se quer mesmo comprar, espere uma promoção. Eu os consegui bem baratinhos. ;)

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá Ketelin, tudo bem ???
    Primeiro tenho que dizer que adorei sua resenha, ela me mostrou diversos aspectos do livro que eu nunca imaginei que existiam, me fez ver o livro com outros olhos, fiquei com vontade de ler a trilogia !!!
    O único problema que eu tenho, não com esse livro, mas com distopias em geral, é que toda vez que termino uma série ou um livro do gênero eu fico com uma baita ressaca literária, eu fico pensando na história, no livro e nos personagens e não consigo começar nenhuma leitura ... :/
    Mas de qualquer forma vou deixar a dica anotada !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo tudo bem, e com você?
      Ah, sim! As odiadas ressacas literárias.. ¬¬ Haha
      Bom, eu não fiquei de ressaca após a leitura de Legend, mas tenho quase certeza que ficarei após ler a trilogia toda :|
      Mas espero que algum dia tu leia!

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Ketelin, tudo bom?
    Distopia é o meu tipo favorito de livro! Depois de ler Jogos Vorazes (a minha distopia favorita) li Divergente e fiquei um pouco órfã! To muito feliz de ter conhecido Legend e já vou comprar! Obrigada pela dica!
    Depois te conto o que achei!
    Ah, já estou seguindo o blog! Adoraria se pudesse retribuir !:D
    Beijão, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Tudo bem sim, e com você?
      Eu também li JV e Divergente e depois fiquei meio "Nossa, e agora o que eu faço?". Sorte que encontrei Legend pra me ajudar a matar a saudade de distopia. Haha
      Me conte mesmo, quero saber se tu vai gostar!

      Beijos!

      Excluir
  5. Nossa, fiquei super curiosa para ler! Adorei esses trechinhos do livro que você colocou, deixou tudo mais misterioso e animador hehe
    Entrou para minha lista de leituras!

    Beijos ;)
    http://enquantoissonaitalia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Haha
      Espero que curta a leitura :3

      Beijos!

      Excluir
  6. Oii, Ketelin! Confesso que estou um pouco decepcionada com essas novas distopias, mas já vi muitas resenhas positivas de Legend e saber que você curtiu me anima um pouco, ainda mais também por ser um livro curto e sem melação! Vou anotar a dica! o/ Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tici! Tudo bem?
      É, tem muita distopia que acaba caindo na mesmice, ou que acabam ficando muito parecida. Legend, por sorte, conseguiu se sobressair e por isso gostei tanto!
      Espero que leia e também goste :3

      Beijos!

      Excluir
  7. Ah, eu adoro narrativas que alternam os pontos de vistas de mais de um personagem! Eles realmente ampliam nossa experiência com o livro. Acho que o primeiro livro que li que fazia isso foi "O mistério da mochila cor de abóbora" hahaha... Eram 3 ou 4 personagens se alternando nos capítulos. Li quando eu era criança, na escola.

    Gostei bastante do seu blog, você escreve bem! :)
    Te convido a conhecer o meu: www.literasutra.com

    Um abraço,
    Monalisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, eu também adoro! Além de você ter mais dinâmica na história, mais cenários, ainda conhece a trajetória e os sentimentos de mais personagens.
      Awn, obrigada querida *-*

      Vou dar uma passadinha no seu agora mesmo, beijos!

      Excluir
  8. Adorei sua resenha! :D
    Já estava bastante interessada nesta trilogia, agora estou ainda mais, vou comprar assim que puder! :)

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre mesmo! *-*
      E quando ler, espero que ame tanto quanto eu.

      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...