Mais um daqueles textos motivacionais


“Você já olhou para o céu hoje?” pergunta uma personagem em determinado ponto do documentário Jogo de Cena. Essa frase ficou gravada em mim porque sempre apreciei o céu, aquele azul límpido, toda aquela imensidão diante de nós, mas que não assusta e sim reconforta e enche de paz. Então, agora eu pergunto: Você já olhou pro céu hoje? Ou fez algo que te fizesse transbordar de felicidade, mesmo que por um pequeno momento? 

O que eu quero dizer é: você viveu o dia de hoje, a semana ou o ano? Você se arriscou? Se importou um pouco menos com as críticas? Se preocupou menos com as aparências? Aproveitou o máximo possível cada momento com as pessoas que ama ou simplesmente apreciou aquela barra de chocolate? 

"Espero que quando a multidão gritar Eles gritem o seu nome Espero que se todo mundo correr Você escolha ficar"

Nós paramos de viver, paramos de aproveitar. Ligamos o piloto automático e caímos na rotina. Como robôs programados fazemos tarefas e mais tarefas dia após dia e o lema se torna sobreviver, ir levando tudo pelas margens para conseguir sair vivo da empreitada vida, mas será que vale a pena? Será que apenas existir é suficiente para nossas sedentas almas? Nossa alma clama por beleza e alegrias, mas tudo o que damos à ela são frustrações, tristezas, preocupações, então que tal comprar um sorvete, parar um momento para apreciar o pôr do sol no caminho de casa, respirar um pouco de liberdade?

E sim, esse é mais um daqueles milhares de textos motivacionais que existem por aí - pode chamar até de autoajuda se quiser-, porém precisamos desses textos, muitas vezes mais do que percebemos ou queremos admitir. Porque, pelos N motivos que vocês já estão cansados de saber, precisamos ser constantemente lembrados de quem somos e de que está tudo bem ser assim. Precisamos lembrar também que o que importa são as pequenas coisas - sim, é clichê, mas já ouviu que na maioria das vezes os clichês são verdade? São os pequenos atos: um pequeno sorriso, um olhar de esguelha, aquele dia ensolarado em que o céu está azul e as nuvens são como algodões enfeitando o Sol, são essas coisas que vão ser sua âncora, elas vão te salvar da loucura do mundo e te manter indo adiante. 

"E eu espero que você não sofra Mas aceite a dor"

Se permita ficar triste, sim. Mas não deixe essa tristeza se alojar e te consumir. Permita-se inseguranças, um pouco de autopiedade e aquele vazio existencial. Mas, vamos fazer um trato agora. Se você se permitir isso tem que me jurar que vai viver alegrias, sonhar, rir daquela piada meio sem graça, dançar na chuva, fazer da escova de cabelo microfone e cantar na frente do espelho.

Porque é o conjunto das suas tristezas e arrependimentos, alegrias e momentos memoráveis que fazem de você quem é. É o amontoado disso tudo, não cada um separadamente. Então, colecione erros e arrependimentos, sorrisos e lágrimas, conquistas e histórias. Mas acima de tudo viva, assim quando chegar no final de seu dias você possa olhar para trás e dizer: 

"Eu, eu, eu, eu fiz de tudo (...) Eu juro que eu vivi"

2 comentários:

  1. Aaaaaaaaaaaah, essa música! <3 Lindo texto, Debs! Suas palavras são muito verdadeiras e a gente tem que realmente aprender a valorizar tanto as conquistas quanto as pequenas derrotas que nos transformam em quem nós somos!
    Adorei a forma como voc~e arrumou o post, com os fragmentos da músicas nesses planos de fundo perfeitos! E o fim do post: maravilhoso! Batendo palmas para você, minha linda! *-*
    Beijos! <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada <3
      Tive uma inspiração temporária e me veio esse texto na cabeça, com essa música que eu amo tanto, mas tanto <3
      Essa é uma das metas de 2015: aprender a valorizar mais as pequenas coisas!
      Beijos, linda! <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...