Sobre noites mal dormidas


Tenho tido madrugadas difíceis ultimamente. Estou cansada, beirando a exaustão, naquele nível em que você não vê mais nada do que está a sua frente. Tudo embaçado e a única coisa que você consegue pensar é em quanto a sua cama é macia e seu travesseiro é gostoso de abraçar. Então você se rende e vai dormir, mas então a mágica do mal acontece: o sono, o cansaço, tudo se esvai - para onde não sei, sempre será um mistério para mim. Mas o importante é que ele se esvai e deixa no lugar um vazio horrível, um silêncio que é ensurdecedor no coração, mas um barulho horripilante e inquietante na mente. 

E eu simplesmente não consigo dormir, nem sequer fechar os olhos se torna uma opção. Fico lá, agarrada com força ao meu travesseiro enquanto encaro o escuro.  Quando meus fantasmas se tornam mais do que eu posso aguentar sozinha, o agarro forte contra o peito compartilhando meus demônios, incertezas, inseguranças com ele. E quando dou por mim já é dia, o sol tornando meu quarto infernalmente iluminado, impedindo que eu volte a dormir. E então tudo some, a luz afugenta para a escuridão o bicho papão que reside na minha atormentada mente.

E agora é verão, e eu odeio o horário de verão. Minha rotina fica mais bagunçada que a minha vida. Estou fervendo, me sinto derretendo enrolada nesse lençol, enquanto tento me desligar dos pensamentos e simplesmente escorregar para a deliciosa inconsciência. Estou pulsando de calor e vou continuar assim, porque não vou abrir a minha janela. Primeiro porque já existem mosquitos suficientes aqui dentro (odeio quando eles zunem no meu ouvido). Segundo porque eu sou paranoica e é madrugada e não se sabe o que pode se esgueirar pela minha janela. 


Mas estou divagando, a questão é: cheguei a um ponto em que não posso mais voltar, retroceder para a aparente tranquilidade que minha vida era antes dessa tempestade chegar, mas também ainda não posso seguir em frente, dar o próximo passo e fugir disso. Por que nem sei quem eu sou, então como diabos devo saber para onde quero ir? Estou em suspenso, apenas existindo, não vivendo, apenas sobrevivendo. Não apreciando, apenas observando as pessoas ao meu redor felizes com suas escolhas ou tão perdidas quando eu. É isso que me mantém acordada a noite.

Eu não quero só existir, não quero ser apenas mais um ponto luminoso no espaço, não quero ser só mais um número entre milhões. Eu tenho o desejo de viver intensamente os dias, mas acontece que junto com a solidão e o vazio da madrugada vem também a falta de vontade, a falta de vontade de levantar da cama e começar a viver, de se esforçar. Sorrir todos os dias ainda consigo, mas quanto disso ainda é verídico ou atuação já não sei mais. Também não sei dizer por quanto tempo vou conseguir manter essa alegria jovial que sempre jorrou de mim. Talvez até a próxima madrugada, talvez até o próximo abraço desesperado em meu travesseiro.

12 comentários:

  1. Aqui você é com certeza mais do que apenas um pontinho na imensidão. Seu talento pra prosseguir com o blog e mantê-lo sempre interessante se destaca no meio de tanto conteúdo inútil que vejo por ai...
    Amo poder ler textos assim quando venho nos blogs, obrigada por dividi-lo conosco!

    Beeijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA Raissa! São vocês com esses comentários lindos e motivadores que me fazem continuar tentando produzir o melhor para o blog!
      Beijooos

      Excluir
  2. Realmente a sensação de que não somos quem devemos ser é horrível. A alguns dias eu não consigo dormir antes das seis da manha, mas não creio que seja por nenhum demônio de meu passado, apenas a ansiedade da vida. Saber que o motivo não é algo que assusta não é o suficiente. O mundo é estranho. As pessoas que nele habitam deveriam ser luz e amor, como Deus nos fez para ser, mas vemos que não é assim que acontece. Infelizmente, abrir os olhos já é motivo suficiente para temer.
    Lindo seu texto. Parabéns.

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lary, o seu comentário ficou mais lindo ainda hahaha Você não disse nada mais que a verdade. Dormir tem se tornado difícil por vários motivos, diferentes para cada um, mas acordar também já é temer, sair de casa e ter coragem de enfrentar o mundo lá fora é uma batalha diária.
      Obrigada <3
      Beijos

      Excluir
  3. Oi minha linda! Tudo bom?
    Acho que essa será a primeira vez que vou ler um texto seu e estou ansiosa com isso <3
    Esse sempre é o pior momento, você deitar, olhar pro teto e mil coisas passarem por seus olhos e o silêncio no quarto é tão grande, que chega a machucar os ouvidos. É sempre melhor ficar enrolada onde você está, tentando fazer a sensação passar, mas um mosquitinho insiste passar no ouvido, aumento a raiva e a agonia que já começou a consumação.
    Parece que, toda vez que você se levanta da cama, você está mais cansada, do que quando você foi deitar, não é? O cansaço é tanto, que até respirar exige demais. O desejo de sempre querer fazer mais é maior, mas tem sempre algo ainda maior que impede, que fala "mas hoje você pode relaxar na sua cama e amanhã você faz isso." e você nunca faz. Odeio me sentir assim, e quando começa a passar dos limites, é horas de sair chacoalhando esse mal e seguir em frente, mesmo você não sabendo o que quer, o importante é dar um passo de cada vez minha linda <3

    Mil beijos, você escreve maravilhosamente bem!
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito muito muito obrigada por esse comentário Fe. Apesar de não me sentir mais assim, essa frase me motiva todos os dias: "mesmo você não sabendo o que quer, o importante é dar um passo de cada vez". Você é muito mãezona <3 e muito obrigada por se preocupar comigo e dar essas conselhos maravilhosos. Podemos nos deixar abalar de vez em quando, mas sempre é tempo de se reerguer e seguir em frente, né
      Beijoooos

      Excluir
  4. É bom ver que você começou a escrever outras coisas, essa crônica ficou excelente.
    Já passei, e ainda passo de vez em quando, por uma situação parecida. É bem complicado conseguir deixar de ouvir os próprios pensamentos por um segundo pra conseguir pegar no sono. O mais difícil é passar o dia todo cansado e, por volta das dez da noite, despertar de vez.
    Apesar do tema ser triste, o texto está ótimo. Espero que continue escrevendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Espero conseguir manter um ritmo de textos e não desanimar de vez. Que bom que gostou. Acho que todos temos essas insônias existenciais, por assim dizer. O importante é tentar superá-las.
      Abraços!

      Excluir
  5. Oi Débora,
    Nos últimos dias, também estava me sentindo assim, me sentia cansada o dia inteiro e quando chegava a hora de dormir o sono não vinha, mas finalmente as férias chegaram e eu já me sinto bem melhor. Acho que nossos dias estão cada vez mais estressantes e exaustivos, mas cabe a nós perceber isso e mudar. Acredito que tu já percebestes, só por esse texto lindo, agora falta só mudar. Boa sorte ♥
    Beijos,
    Laisa
    http://www.formuladafelicidade.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom que gostou <3
      Pois é, o final de ano/semestre faz isso com a gente. Cansaço, estresse, crises existenciais, etc, mas como você disse temos que reunir forças e tentar combater isso. A luta é diária, mas não dá pra desistir.
      Beijooos

      Excluir
  6. Debora, minha linda! Quero te dar um abraço! Que texto lindo, me identifiquei muito mesmo sem ter o problema com a insônia. Mas também sinto que estou apenas sobrevivendo, vendo os dias passarem sem realmente fazer alguma coisa para mudar a rotina. O problema na verdade, é que a nossa geração está sendo tão bombardeada com rostos perfeitos fakes, vidas perfeitas fakes que a gente tá tendendo a achar que a nossa vida normal não vai para a frente. Talvez quando você entrar de férias, o cansaço vai diminuir e as suas noites voltarão a ser tranquilas! Te adoro, Debs, espero que logo você perceba que realmente não é apenas um pontinho luminoso no espaço! Beijos! <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se abraçada Ticilinda! Sabe que me sento a pessoa mais estúpida do mundo por nunca ter pensado por esse lado, talvez eu até tivesse, mas nunca tinha feito a ligação conscientemente. Temos nessa vida normal, mas acreditamos que ela não é o suficiente porque todos parecem tão mais felizes que nós, não é? Mas será que são mesmo?
      Também te adoro Tici, feliz de ter encontrado uma pessoas tão maravilhosa nesse vasto mundo da internet.
      Beijoooos

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...