Resenha: Reiniciados - Teri Terry

Título: Reiniciados
Autor(a): Teri Terry
Editora: Farol Literário
Paginas: 432
SKOOB




As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Apesar de as distopias estarem caindo sobre nós em avalanches, me surpreendo cada vez mais com a qualidade de cada uma das histórias e com as peculiaridades da escrita de cada diferente autor, que conferem ao espaço/tempo e aos personagens elementos que nos cativam a cada página.

E foi justamente a escrita de Teri Terry, capaz de caracterizar esta distopia com algo novo. Ainda que os problemas da sociedade futurista criada pela autora, sejam profundos, a descrição e a história giram em torno, durante a maior parte do tempo, de Kyla.

Kyla, assim como inúmeros outros jovens, tem um passado envolto em segredos e marcado pela violência. Portanto, foi uma dos muitos a terem a memória apagada, serem Reiniciados para poderem viver na sociedade ideal. Todos os jovens até dezesseis anos envolvidos em algum crime são Reiniciados: sofrem um intervenção cirúrgica onde lhes é implantado um aparelho que mede os níveis de felicidade, o Nivo, e que pode causar fortes dores caso eles se envolvam em situações perigosas e violentas novamente. Após esta intervenção cirúrgica, a memória é apagada e eles passam alguns meses em reabilitação reaprendendo a andar e a falar, para somente então irem viver com alguma família. 


Apesar de ser um pouco evitada na escola que frequenta, acaba fazendo alguns amigos, em especial, Ben e Tory, também reiniciados. Kyla e Ben criam um vínculo uma relação fortes. Ben é um personagem tranquilo que vive feliz, comportando-se como deve comportar-se um reiniciado, entretanto muda drasticamente no decorrer da história. 

Os mistérioslembranças de Kyla são fortes demais trazendo sonhos perturbadores todas as noites. Mas agora, tudo o que ela tem a fazer é manter em segredo estes sonhos e também seus desenhos (ela é uma desenhista muito talentosa) de lugares e de rostos de pessoas que, aparentemente, não conhece.

Uma característica, em especial, não esteve tão presente quanto eu gostaria e penso que senti mais essa falta em dois momentos. Senti falta de ação. Tanto relacionada à personalidade de Kyla, quanto durante o desenrolar dos fatos. Não me refiro à ação não estar presente, porém a senti de uma forma distante. Acho que isso também, por ter criado expectativas em relação à protagonista antes mesmo de ter começado a ler.

Em contrapartida (à minha própria opinião), acredito ser exatamente esta a intenção da autora. Levando em conta o desenrolar dos fatos no final do livro-um, acho que a inércia pode ter sido proposital, ao acompanhar a situação delicadíssima em que os Reiniciados (em especial Kyla) encontram-se. Vigiados, monitorados, manipulados, se equilibrando em uma linha delicada enquanto, internamente, há uma voz que é sufocada em um poço de lembranças de um passado ao qual estão proibidos de retornar.

Os personagens me cativaram, a história capturou minha atenção e o final do livro foi pura adrenalina! E levando em conta este final... Estou muito curiosa sobre o que acontecerá em Fragmentada, próximo livro da série!



6 comentários:

  1. OIIII
    É um livro bem interessante, li recentemente e também postei resenha no blog, estou ansiosa para ler a continuação e espero gostar bastante também, assim como o primeiro.
    Sua resenha está bem explicada e muito bem escrita, parabéns

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/top-5-livros-que-se-passam-em-uma-escola.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Catharina!
      Lerei sua resenha também! E obrigada rs :)
      A continuação promete! Aguardando...
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá Julia, tudo bem ???
    Nossa eu não sei porque, mas esse livro, essa história me lembrou muito um jogo chamado Remember Me, que tem bem essa pegada de exclusão da memória e uma sociedade futurista !!!
    Só por esses detalhes eu já me apaixonei, definitivamente essa será uma de minhas leituras em 2015 !!! Tem que ser ano que vem porque esse ano a fila de leitura já está lotada, rsrsrs !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo e contigo?
      Não conheço esse jogo...
      Leia Reiniciados sim! Vale a pena ;)
      E sobre fila de leitura... nem me fale! A minha já tem quilômetros haha
      Beijos!

      Excluir
  3. Primeiramente queria dizer que eu AMEI o layout.
    Achei teu blog por um acaso procurando algo sobre um livro do Chris Cleave e acabei ficando por aqui rs.
    Sobre esse livro que você postou agora, não é dos meus gêneros preferidos, mas estarei te seguindo para acompanhar suas outras resenhas.
    Espero sua visita.
    Beijos

    http://dancadasbolhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samira!
      Fico tão feliz em ler comentários como este teu... Que achou o blog por acaso e que se identificou com o layout e conteúdo! Sinta-se em casa querida!
      Visitei teu blog também e, garota.. Parabéns, pois o conteúdo está ótimo ;)
      Até mais! Beijo..

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...