Resenha: Métrica - Colleen Coover

Título: Métrica
Autor (a): Colleen Hoover
Série: Slammed #1
Editora: Galera Record
Páginas: 304

O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina.
Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 

Layken (ou Lake) passou por mais coisa que o normal nos últimos seis meses. Seu pai teve um ataque cardíaco e morreu e agora sua mãe, Julia, diz que a família está falida e que eles precisam se mudar do Texas para o Michigan. Tudo o que Lake menos gostaria agora é se mudar. Ela já odeia o Michigan e nem chegou lá ainda. 

Mas é claro que ao chegar ao seu novo destino ela é surpreendida. Ela, sua mãe e irmão serão vizinhos de Will Cooper, um cara charmoso pelo qual Lake sente uma atração instantânea. Depois de sair em um encontro com ele e se sentir na nuvens, ela acha que talvez ter se mudado não tenha sido tão ruim assim, bom isso até descobrir que Will, além de possível futuro namorado também é seu mais novo professor!

Depois de ler Um Caso Perdido da Colleen me apaixonei pelo modo como ela conta histórias, quase como se fosse uma mágica, então, apesar das opiniões divergentes, resolvi ler Métrica. O fato de eu ter lido os três livros que compõem a trilogia Slammed em um fim de semana acredito dizer muito sobre a série. 
"Ela me ensinou a questionar.
A nunca  me arrepender.
Ela me ensinou a ampliar meus limites,
Porque é para isso que eles existem." pág 287
No início Métrica pode parecer só mais um New Adult, mas o modo como a escritora retrata os personagens, suas emoções, as situações, as decisões que precisam ser tomadas, como a vida pode te derrubar, mas depois compensar o que te fez e acima de tudo, o que mais tocou meu coração, a poesia Slam, tornam esse livro impossível de largar, ou pelo menos ele não sairá tão cedo da sua cabeça. 

A deliciosa e honesta escrita da Colleen aliada a todos esses elementos constrói uma história de amor, superação e de conhecer a si mesmo. Lake é a personagem ideal para nos conduzir durante a trama, espontânea, corajosa, ela não tem medo de se impor e demonstrar o que pensa, mas quando o assunto é Will, tudo vira de ponta cabeça. Ela já foi tão ferida e ainda vai sofrer muito, mas apesar disso continua de pé lutando, mesmo quando a única coisa que quer fazer é desistir. 

Will é o típico mocinho, só com mais complicações. Por carregar a enorme responsabilidade de criar seu irmão mais novo, ele está preso ao seu emprego de professor, emprego esse que o impede de ficar com a garota dos sonhos. E para piorar ele a encontra constantemente, pois seus irmãos mais novos se tornaram melhores amigos. Não vou mentir, imaginar Will recitando Slam, com seu modo apaixonado e fofo, se tornou o ponto alto do meu dia HAHAHA Apesar de, às vezes, ele ser bem contraditório, fazer a Lake sofrer com algumas de suas decisões e me irritar por isso, é interessante observar a sua luta não apenas sobre Lake, mas também em relação a outras questões de sua vida. 
"Às vezes, a vida fica no meio do caminho.
Fica totalmente no meio do seu maldito caminho.
Mas ela não fica totalmente no meio do seu maldito caminho por querer que você desista e deixe que assuma o controle.
A vida não fica totalmente no meio do seu maldito caminho só porque quer que você deixe tudo nas mãos dela e seja levado por ela.
A vida quer que você lute.
Que aprenda a fazer uma vida sua." pág. 292
E agora o elemento que faz essa história diferente das demais: O Slam. Slam é um tipo de poema que não se preocupa com a forma ou rimas, mas sim tem o objetivo de transmitir ou mais profundamente e honestamente possível o que se está sentindo. É lindo, é emocionante, inspirador e sim, eu chorava em cada poema declamado com tanto fervor. Porque através daquelas linhas podíamos conhecer um pouco mais sobre os personagens (principais e secundários) e o que eles sentiam, o que fez esse elemento se encaixar muito bem na trama e em momentos oportunos. Falando nisso, adoro os personagens secundários que a Colleen cria, eles são engraçados e com a profundidade certa; também gostaria de tê-los como amigos.

Enfim, é difícil passar o turbilhão de sentimentos, acontecimentos, reviravoltas e profundidade que as histórias da Colleen possuem, ela consegue juntar e desenvolver muito bem diversos elementos e fazê-los funcionar em uma trama viciante e com um ótimo ritmo. Então, leiam Métrica, vocês vão se apaixonar!

Para vocês terem uma melhor ideia de como é um poema estilo Slam vou deixar um vídeo com uma apresentação. É muito lindo e tocante <3







6 comentários:

  1. Oi Debora!
    Vejo muita gente indicar esse livro e os demais da autora e eu sempre fico com vontade de ler, mas por algum motivo que não sei explicar (rsrs) ainda não li nada dela.
    Gostei bastante da sua resenha. Acho que foi a mais completa que li sobre Métrica e ainda teve direito a conhecer um forma de poema que eu nunca tinha escutado falar. Muito boa mesmo!
    Já li alguns livros do gênero e confesso que as vezes eles são decepcionante por que pecam na caracterização dos personagem e no aprofundamento das histórias. Nesse, ao menos de acordo com a sua resenha, parece ser diferente. Com certeza vou ler!

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tinha lido nada da Colleen também, mas depois que comecei não parei mais, ela é muito incrível, as histórias dela mais ainda <3
      Super obrigada <3
      Pois é, tem um livros que são mega superficiais, mas para mim Métrica dá conta dos personagens direitinho. Espero que aproveite a leitura!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Debora!
    É...acho que você ter lido os três livros em um final de semana diz muito sobre a série, rsrs. Sempre vejo resenhas super elogiosas para esse livro (juro que não me deparei com as opiniões contraditórias que você falou), mas ainda não senti aquela vontade de conferir. Quem sabe agora que a trilogia chegou ao final, né?
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sempre aqueles livros que os outros amam, mas a gente nem sente vontade de passar perto, mas sem problemas. Afinal, existem tantos livros por aí e para todos os gostos!
      Obrigada pela visita e beijooos!

      Excluir
  3. to lendo Essa garota q era oq faltava logo depois vou comprar Um caso perdido ja q vc começou por ele e gostou tanto... adorei a resenha oq mais amo até agora é métrica♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Métrica também é o meu favorito da série, sempre gosto mais de primeiros livros!
      Nossa, leia mesmo Um Caso Perdido, não vai se arrepender! É incrível <3

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...