Resenha: A Casa de Hades - Rick Riordan

Título: A Casa de Hdes
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 496
A tripulação do Argo II enfrenta dias difíceis. Inimigos espreitam no caminho para a Casa de Hades e o moral da equipe está baixo após a perda de dois integrantes importantes em Roma. Para chegar às Portas da Morte e tentar impedir o despertar de Gaia, nossos heróis Hazel, Jason, Piper, Frank e Leo vão precisar fazer alianças perigosas, encarar deuses instáveis e combater os asseclas enviados pela sanguinária Mãe Terra para detê-los.A situação é ainda pior para Percy e Annabeth. Após caírem no Tártaro, os dois passam fome, sede e sofre com diversos ferimentos enquanto são caçados por vários inimigos que derrotaram ao longo dos anos e que agora surgem das sombras em busca de vingança. A única esperança da dupla de voltar para o plano mortal reside em encontrar as Portas da Morte e fechá-las de uma vez por todas. No entanto, uma legião de monstros fiéis a Gaia defende as Portas, e nem Percy nem Annabeth estão em condições de enfrentá-la.

Annabeth e Percy caíram no Tártaro, e ao contrário das estatísticas estão vivinhos da silva, apesar de desejarem (e que seria melhor) não estarem. O Tártaro é o seu pior pesadelo, imagine algo sombrio, sem a luz solar e o calor, como se a cada inspiração fosse enxofre ao invés de ar que entrasse em seus pulmões e uma vastidão enorme e aterrorizante e extremamente perigosa (repleta de todos os tipos inimagináveis de monstros) estivesse entre você e as Portas da Morte

Na parte do mundo em que o sol brilha e o ar é respirável temos o resto da nossa equipe de heróis, agora totalmente perdida, entristecida e sem esperanças. Precisando chegar até A Casa de Hades, um antigo santuário na Grécia e entrada para As Portas da Morte, simultaneamente com Percy e Annabeth (que eles nem sabem se sobreviveram) para conseguir fechar essa maldita porta e então ter uma pequena chance de deter Gaia e seu plano maligno. Mas, se tratando de personagens do Rick Riordan sabemos que não será tão fácil e que o caminho estará cheio de perigos. 

Bom, estou aqui pensando com os meus botões há algumas semanas e acho que esse é o melhor livro da série até agora - apesar de levar 4 estrelas, como os outros. Mas, finalmente sinto que a emoção está em cada linha, que o perigo está realmente batendo a porta, não é mais algo distante, o cerco está fechando e agora cada ato falho pode ser fatal e totalmente desastroso. Embora siga o mesmo molde dos livros anteriores, dessa vez todos os heróis tem capítulos, o que pode não ser a opção mais dinâmica, mas não comprometeu a leitura e história em si. 

Neste livro nossos heróis - cada um deles, separadamente - tiveram que provar o seu valor. Cada um passou por uma provação que exigiu o seu melhor e o desenvolvimento das suas habilidades (Frank foi o campeão nessa categoria, mas continua chatinho haha). Uma coisa que ficou muito clara é como Percy atua como a “cola” da equipe, ele com seu carisma, força, ou seja lá o que for une o grupo e os dá coragem para ir em frente, e sem ele no início todos estavam confusos e perdidos. E, como Percy não está mais presente para salvar o dia eles tiveram que se virar nos 30 e se viraram muito bem, digas-se de passagem. A evolução deles como pessoas, como heróis, foi enorme e inspiradora, finalmente estão prontos para enfrentar Gaia. Gostei muito de o Rick ter feito disso o foco do livro, além de continuar dando um ótimo andamento para a estória e mantendo um ritmo gostoso e fluído.

A parte do Tártaro foi, para mim, o ponto alto da história. A vivacidade com que consegui imaginar o cenário me dava arrepios e fiquei tão feliz que Percy e Annabeth tinham um ao outro e tinham Bob para protegê-los! Bob é um titã, que aparece em A Maldição do Titã (se não me engano) e que após ter sua memória apagada por Percy fica bonzinho; aqui e agora ele é uma peça fundamental na história, além de ser bobão, ingênuo e completamente apaixonante. 

O segundo primeiro momento mais incrível da história foi Leo (É CLARO, NÉ! VALDEZ ARRASA). Deixo aqui registrado para referencias futuras que: Leo Valdez tem meu amor eterno! Rick Riordan sabe sacanear um personagem, sabe fazer ele ser o mais incrível possível e despedaçá-lo em mil pedaços. E, é por isso que amo o Leo, porque apesar de tudo ele continua firme e forte e, claro, com seu inabalável senso de humor. Fãs de Leo segurem os corações, acontecimentos surpreendentes lhes aguardam! 

Isso aqui já está maior do que qualquer um suporta ler, mas preciso fazer um último parecer, depois deixo vocês irem (se chegaram até aqui, claro haha). Vamos falar sobre Nico Di Angelo. Ótimo personagem, complexo, interessante, poderosíssimo, personalidade sombria, mas totalmente atraente e apaixonante. E o que ele foi durante toda a série Percy Jackson? Marginalizado e injustiçado. Nunca teve o destaque que mereceu, e agora finalmente temos um livro em que ele é destaque, o que fez este volume ganhar mais pontos comigo. E, apesar de ter achado que algumas decisões que o escritor tomou em relação a ele desenvolveram e nos revelaram melhor seus motivos e personalidade, achei algo meio forçado. E, se o Rick o matar em o Sangue do Olimpo VAI SE VER COMIGO, OK?

Bom, deu para perceber que provavelmente Sangue do Olimpo, que chega 7 de outubro nas livrarias, vai fazer meu coração parar; agora a teia está se fechando e finalmente o inimigo está cara a cara e é morrer ou vencer! 

P.S: Grover apareceu por cinco segundos, mas já deu para matar a saudade <3




4 comentários:

  1. Deblinda, minha linda! Tudo bom?
    Gente, olha só quantas páginas tem esse livro, tem história ai, não é mesmo? Por sorte li sua resenha anterior, ai estou mais a par dos acontecimentos, ai não vou me confundir tanto pelo menos *--*
    Tártaro, já não gostei do nome e mesmo antes de ler você falar do lugar, imaginei que não seria nada bom, e também, que nome é esse?! E é claro que estaria logo entre o destino quase final deles, quando finalmente já passamos com eles o inimaginável, é claro que apareceu mais um pouquinho de problema. As vezes receber quatro estrelas não é tão ruim, mas o importante é a leitura ser boa e transmitir tudo o que uma história PRECISA transmitir. O Rick pelo visto tem uma escrita única, então já temos um ideia do que esperar, e ainda assim, ele consegue surpreender não é mesmo?
    Sempre temos aquele que mantém o grupo unido, é ele que ajuda a todos a amadurecer e perceber o quanto as briguinhas só trazem dor de cabeça e atrapalha mais ainda o caminho. Mas o gostoso mesmo é quando eles percebem e sentem essa grandeza, e o melhor de tudo é acompanhar cada mudança, e o melhor de tudo, amar cada etapa. Tenho certeza que Leo é aquele que ajuda a aliviar toda a tensão, com todos os seus atributos, desde um sorriso bonito e brilhante, até um coração de ouro, o que seriamos sem personagens assim, não é mesmo? <3
    Quando a personagem finalmente ganha seu espaço de destaque, aguenta coração porque o autor tem planos, mas espero que não tenha nenhuma morte, porque isso é difícil de superar :'( Mas amo quando isso acontece, aquele personagem que uma vez aparecer e de repente, ganha todo esse destaque e atenção, e acaba se mostrando uma pessoa extraordinária, que você grita RICK, POR QUE VOCÊ NÃO TROUXE ELE ANTES?! ELE PODERIA TER AJUDADO EM MUITO SABIA?! Adoro fazer isso!
    Sua resenha está impecável minha linda, como é de se esperar, e ainda não li o primeiro livro, estou enrolando, na verdade, vou te confessar que estou com medo de não gostar, mas.. se eu não ler, não vou descobrir não é mesmo?

    Beijos minha linda!
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felinda do meu coração! Fico até sem palavras com um comentário maravilhoso e incrível igual esses <3 O mundo precisa de mais blogueiras como você haha
      Os livros do Rick são ótimos e acho que ele transmite tudo muito bem, e adoro as histórias que ele conta! Nem gosto muito de classificar livros, mas como as vezes é preciso, né...
      Adoro acompanhar a evolução dos personagens, para mim uma série só é boa quando eles evoluem e crescem e podemos ver isso lá no final quando comparamos com o começo, afinal eles passam por tantas coisas que seria meio inverossímil ficarem imunes! Acertou em cheio! O Leo é assim mesmo, pode contar com ele para salvar sua vida e ainda acabar com a tensão e os momentos de tristeza, por isso gosto tanto dele :3 A história se torna muito melhor assim!
      O Nico também é assim, ele salva todo mundo, sabe? E ficava chatiada por ele fazer isso , mas não ter o destaque.
      Obrigada <3 Ai, leia Fê, vale a pena só para conhecer o Leo haha Mas, acho que você vai apreciar a leitura sim, qualquer coisa é só não seguir adiante se não gostar uahuahs
      Beijão nesse seu coração lindo, flor!

      Excluir
  2. Oi tudo bom?
    Nossa, essa série tira meu folego mesmo, foi só eu pegar o livro na mão e só larguei quando terminei. Foi um livro que quebrou o ritmo do que o Riordan escreve, isso eu gostei. EU DOU GRAÇAS A DEUS PELAS TEORIAS TEREM SIDO FURADAS NESSE LIVRO PORQUE EU NÃO MERECIA MEU LEO MORRENDO, OBRIGADO.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ritmo flui mais nesse mesmo, né? Acho que os plots estão mais definidos e os personagens estão ficando mais maduros, o que ajuda.
      Ouvi falar dessa teoria e estava morrendo junto já, porque se Leo morrer Rick que se cuide! Agora falta o último, garanto que terá muitas mortes :(

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...