Resenha: Garota Exemplar - Gillian Flynn

Título: Garota Exemplar
Autor(a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Páginas: 448

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Garota Exemplar já estava a um bom tempo na minha estante, esperando minha vontade de lê-lo surgir, então eis que nessas férias eu decidi que o leria. Até porque, apesar de amar spoilers, eu queria ser surpreendida e com os trailers do filme e vários comentários sobre a futura adaptação pipocando a chance de receber um spoiler triplicou, então fui lá e acabei logo com isso. 

Eu queria ser surpreendida, né? E, caramba!, como eu amo quando um livro cumpre minhas expectativas!

Nick e Amy estão comemorando seu quinto aniversário de casamento, porém o dia não transcorre como o esperado. Amy, simplesmente, desaparece. Com uma sala revirada, uma porta escancarada e um marido abandonado deixado para trás. As autoridades competentes são devidamente acionadas e depois das primeiras horas sem notícias e do comportamento extremamente entediado e despreocupado de Nick, as suspeitas recaem sobre ele. Daí depois de algumas descobertas perturbadoras, como: o casamento não ia nada bem, brigas constantes, problemas de dinheiro e Nick não tem um álibi; ele definitivamente se torna o principal suspeito da polícia.  

O modo como toda a trama é construída e conduzida é exemplar (tentativa falha de um trocadilho legal), magnífica e totalmente, completamente enlouquecedora. O ritmo começa meio morno e parado, mas é apenas a preparação para o ritmo frenético e alucinante que virá a seguir quando as cartas estiverem todas postas sobre a mesa. 


Amy é a personagem principal de uma série infantil escrita pelos seus pais, “Amy Exemplar”, linda, rica, perfeccionista, doce, engraçada e, aparentemente, esposa modelo. Bom, pelo menos é isso que está registrado em seu diário. Com capítulos alternados entre Nick, que vive o presente e a ameaça iminente de ir para a cadeia, e o diário de Amy, que nos leva por um passeio pelas memórias felizes e agradáveis do início do relacionamento deles e depois para lembranças cheias de amargura, tristeza e medo. 

Nick é o cara bonitinho de uma cidade do interior que foi para uma cidade grande e tinha uma carreira promissora, até a recessão acabar com ela e ele precisar voltar para a sua cidade natal. Nick é o bom moço, aquele que faz de tudo para agradar e ser sempre bem visto e querido. Como esse cara pode ser o assassino de sua esposa, não é? 

Gostaria de dizer que eu fui completamente trollada por este livro, mal havia chegado a página 100 e já tinha milhões de teorias sobre o desaparecimento da Amy e a suposta culpa do Nick. Acontece que as visões deles sobre eles mesmos, sobre acontecimentos e diversas outras coisas são tão dispares que cheguei a conclusão que um deles tinha que ser um falso narrador, ou seja, alguém estava mentindo. E, eu tinha outra coisa em mente: “Pela amor de Deus, eu estou na cabeça do Nick, eu saberia se ele fosse um assassino, dã. Quer dizer, eu saberia, né?” Sobre a parte do assassino eu não sei, mas que ele é um tremendo babaca, isso posso garantir. 



Tudo sobre esse livro é conflituoso, a escrita magistral, precisa, clínica da Gillian te leva para diversas possibilidades, te faz sentir um turbilhão de emoções complexas (enquanto lia, minha mãe teve que aguentar meus chiliques e um desvairado “Esse livro está me enlouquecendo!”), a trama é construída de uma maneira gradual, envolvente, com pistas aqui e acolá e o clímax é destruidor, surpreendente, de tirar o fôlego! 

Como eu disse, Garota Exemplar me deixou em conflito. Ora eu gostava do Nick e o entendia, então Nick era um babaca para mim e depois eu ficava com dó dele, e um pouco depois ficava com raiva de novo e mais pena. Amy, era tão doce e atenciosa, e me senti tão solidária com ela, temerosa por sua vida, e então... quando tudo foi revelado... errr Amy acho que você precisa de um psiquiatra porque você é muito assustadora e meio louca.

No final, Garota Exemplar é um livro que une diversos gêneros, tendo assim a possibilidade de atingir um público maior. Gillian Flynn tem a capacidade de pegar um tema, aparentemente simples, (casamento) e bolar uma estória intricada, mirabolante e chocante. Além de demonstrar o que pode acontecer quando duas pessoas psicóticas, com características extremamente negativas e altamente destrutivas se juntam em uma união (in)estável. 

P.S: É errado ter medo do casamento (ou qualquer outro tipo de relacionamento) depois desse livro?

P.S 2: Margo <3

E vou deixar o trailer para vocês terem uma ideia melhor de como é o livro. Na minha opinião depois de ter lido e assistido o trailer, vai ser uma baita adaptação se bem dirigida e dosada. Tem tudo para ser, agora vamos esperar para ver no que vai dar!




8 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca parei para saber sobre o que se tratava e... NOSSA! Somente pela resenha eu já fiquei com vontade de ler, depois que eu li sua resenha nem me fale, preciso dele agora, haha. Parabéns pelo blog, adorei e já estou seguindo!
    Grande abraço e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada :3
      Que bom que consegui te convencer a ler, vale muito a pena mesmo. Torço para que aprecie a leitura :D
      Abraços!

      Excluir
  2. Aeee, resenha! <3 Menina, sua resenha está sensacional, adorei que você focou lá no início bos detalhes para dar uma noção maior do que é o livro para os leitores. E concordo com tudo o que você disse, sério! Eu já estava fazendo campanha para eleger a Amy como presidente do clube contra homens babacas como o Nick quando... Realmente, a conclusão final é que a Amy precisa de um psiquiatra. Tudo culpa daqueles pais descabidos! rs Amei os seus ps's, a Margo a e policial foram os meus personagens favoritos ao fim da história. E eu já não tenho uma ideia muito boa sobre o casamento, então depois desse livro o meu receio foi total rs
    Parabéns, parabéns, parabéns pela resenha! Beijos! <3333

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tici <3 <3 <3
      Sim, a autora nos engana direitinho, né? Eu gostei do Nick no começo aí ele começa a agir daquele jeito e a Amy é tão <33 que já estava com todas as pedras na mão para tacar no Nick e aí BOOM, a trama explodiu HAHA
      E bota pais descabidos nisso menina, nem culpo muito ela porque acho que qualquer um seria assim com pais daqueles haha
      Margo é diva e a policial é super perspicaz!
      Se eu me casar coitado do meu marido, porque acho que vou ser beeem neurótica em relação a tudo depois dessa história!
      Beijão :D

      Excluir
  3. Esse é aquele livro que eu morro de vontade de ler, mas morro de preguiça. Que ele é um sucesso, é fato, mas mesmo com resenhas lindas como a sua, não consigo pegar o livro e, de fato, iniciar a leitura :/
    http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Ahh que pena! Mas, espero mesmo que um dia você se anime a ler! Se você curte trhillers psicológicos vai amar!
      Abraços!

      Excluir
  4. Acredite se quiser, mas eu ainda não li esse livro.
    Li um spoiler dos brabos sobre a protagonista que estragaria minha leitura e tiraria toda a surpresa de ler o livro, desde então nem chego perto da obra.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena Inês :(
      Imagino qual o spoiler que você deve ter pegado e estraga toda a "magia" do livro mesmo. Mas, leia, provavelmente a leitura não será tão surpreendente, mas garanto que será proveitosa!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...