Resenha: Fale! - Laurie Halse Anderson


Título: Fale!
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
Páginas: 248

SKOOB

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.
E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Melinda Sordino acabou de entrar no ensino médio, mas não tem tanta certeza de que sairá inteira dele. Todos a odeiam, sem exceções. Suas amigas a abandonaram e agora fazem parte do grupo que a hostiliza e lançam olhares de ódios. 

Melinda foi a uma festa no verão que não terminou muito bem, algo grandioso e desastroso ocorreu naquela noite fatídica que a fez ligar para a polícia, o que fez várias pessoas serem presas, dai o ódio. Mas, além disso, o que aconteceu naquela noite, fez Melinda mudar, se fechar, se calar, deixar de ser ela mesma para virar um fantasma pelos corredores que nunca fala, pois é melhor ficar calada já que ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer. 
“É mais fácil não dizer nada. Fechar a matraca, passar o zíper, calar o bico. Toda aquela babaquice que você escuta na TV sobre se comunicar e expressar o que sente não passa de uma mentira. Ninguém quer realmente ouvir o que você tem a dizer.” pág. 22

Fale! acompanha o dia a dia de Melinda tentando sobreviver durante o primeiro ano, e ao longo do livro, por meio de flashbacks, vamos descobrindo o que ocorreu para Melinda se tornar a pessoa muda que é. 

Eu já tinha lido Garotas de Vidro da Laurie Halse Anderson (confira a resenha aqui) e amado. Então, com Fale! não poderia ser diferente. Não sei bem como expressar meus sentimentos em relação a tudo nesse livro. Laurie tem uma escrita única, seu modo de abordar temas delicados e polêmicos é admirável, ela acerta no ponto e nos toca de tal maneira que é difícil não ter os olhos cheios de lágrimas constantemente. Suas metáforas, a caracterização incrível dos personagens mesmo que secundários. Cada linha é digna de ser destaca, principalmente, os pensamentos ácidos de Melinda sobre nosso sistema louco. 

Sobre Melinda: Como faz para se tornar a melhor amiga dela? Hein? Ela é fantástica! Mesmo reprimida pela dor e trauma do que passou, podemos vislumbrar a antiga Melinda durante o livro e ela é simplesmente apaixonante, legal e inteligente. Mesmo quieta, e falando praticamente dez vezes no livro todo, Laurie foi incrível na caracterização psicológica e eu achava estranho quando havia algum diálogo. Você mergulha de cabeça no mundo de Melinda e em seus pensamentos profundos, e o sentimento que mais me dominou em todas as páginas foi o de ajudar Melinda, de conseguir entrar no livro e confortá-la. 
“O intuito de não conversar sobre aquilo. de silenciar a lembrança, é fazer com que vá embora. Mas não é o que acontece” pág. 100
Creio que não consigo elucidar melhor meus sentimentos por esse, maravilhoso, livro. Ele me fez chorar, me fez rir e me fez repensar atitudes, entender melhor como as pessoas são afetadas por algo que dissemos, fazemos ou, especialmente, por algo que não fazemos. Além de percebermos como a amizade e família são importantes em momentos de dificuldade. Super recomendo a leitura a todos! E se você ainda não leu nenhum livro dessa grande autora, comece já!

Fale! foi adaptado para o cinema, com Kristen Stewart no papel de Melinda. No Brasil o filme recebeu o título de “O Silêncio de Melinda”. Vale muito a pena conferir também, o filme capta muito bem a essência do livro.

Não deixe de comentar.
Beijos e até a próxima! 



14 comentários:

  1. O livro realmente parece ser ótimo! E eu adoro livros assim! >w< Eu não tinha ouvido falar nele, já quero comprá-lo para lê-lo! :c

    http://cartas-e-poesias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito apena! Espero que goste da leitura *-*
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, eu não conhecia nada desse livro, nem sabia que ele tinha uma adaptação! À primeira vista, já estava torcendo o nariz para ele, pensando que era mais um livro sobre a vida high school amaricana, que sempre tem alguém hostilizado. Mas conforme fui lendo a sua resenha, fui percebendo os mistérios e agora estou curiosa para saber o que aconteceu naquela festa. Vou procurar ver o filme ou ler o livro! *-*
    Até!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá pra dizer que é algo inovador, mas eu diria que coloca sobre uma ótica diferente os problemas que passamos nessa fase, que podem ser ainda mais complicados por situações desastrosas! A festa é uma delas :(
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Débora! Essa é a segunda resenha que leio do livro e mais uma vez fiquei com a impressão de que esse é um ótimo título. Acho interessante quando autores abordam de alguma forma os problemas enfrentados no ambiente escolar pelos adolescentes e como esses problemas as vezes são negligenciados. Talvez um livro como esse pudesse ser adotado pelas escolas como leitura obrigatória.

    Adorei a resenha e com certeza lerei esse livro.
    Beijos

    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika. Também curto muito livros deste gênero, acho que só temos a aprender lendo essas histórias. Fale! recebeu o selo "alto recomendado" para leitura em escolas americanas :D
      Obrigada *-* Espero que aprecie a leitura!
      Beijos e obrigada pela visita.

      Excluir
  4. Meu primeiro contato com a Laurie Halse Anderson foi através do livro Garotas de Vidro. Cortante, avassalador.
    Pretendo ler Fale! assim que surgir a oportunidade. A premissa é irresistível e eu tenho quase certeza de que será tão bom quanto o Winter Girls. A narrativa da Laurie e tão afiada, tão certeira, mas tão viciante. As metáforas. São perfeitas, absolutamente perfeitas.
    Mal posso esperar por próximos trabalhos da autora.

    Abraços,
    João Victor - Amigo do Livro
    http://amigodolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, realmente a Laurie tem uma escrita única e impecável. Apaixonante e cruel, realista. Se sua experiência com Garotas de Vidro foi boa, creio que Fale! te agradará também. Boa leitura!
      Espero ansiosamente por novos livros da Laurie também, ela tem bastante lançados, mas não foram publicados aqui ainda :(

      Excluir
  5. Gente, não sabia que esse livro era assim tão bom. Passava direto por ele, me arrependo disso agora. Com certeza vou ler e Garotas de Vidro é outro que estou louca para ler. Gosto muito de livros dramáticos assim <3

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece constantemente, né? Sempre passamos por um livro achando que ele não é lá essas coisas... mas, depende de gosto também...
      Minha experiência com a Laurie foi incrível, espero que você se apaixone por ela tanto quanto eu!
      Beijos!

      Excluir
  6. Mais uma vez achei sua resenha ótima. Admito que tenho um preconceito forte com livros adolescentes, acho que os problemas dessa faixa etária são superestimados e superficiais, mas esse, de acordo com a sua descrição, pareceu diferente. Talvez eu dê uma chance um dia, seu texto quase me convenceu, o problema é que toda vez que eu leio um livro eu deixo de ler milhares de outros livros...é um dilema escolher uma leitura, né?

    delirandoeescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada *-*
      Acho que o mercado já está saturado tanto de filmes quanto de livros sobre os problemas dessa idade, no entanto eles até podem ser superestimados, mas acho que nunca são superficiais, não para a pessoa que os sofre pelo menos.
      Realmente é difícil escolher o próximo livro a ser lido, as possibilidades são infinitas... Você pode começar a ler algo que não te agrada perdendo assim a chance de ter lido algo que mudaria sua vida...
      Obrigada pela visita! :D

      Excluir
  7. Eu adoro livros que me façam chorar e repensar sobre a vida... me parece ser um livro incrível e que tem tudo para ser perfeito!
    http://garotasliterais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de livros que nos fazem refletir. Eu super recomendo haha
      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...