Project Unbreakable - The Art Of Healing por Grace Brown

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? 

Como a maioria de vocês deve ter ouvido/lido/assistido uma pesquisa divulgada no último dia 27 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 58,5% dos entrevistados concordam totalmente (35,3%) ou parcialmente (23,2%) com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros" e  que 65,1% concordam inteiramente (42,7%) ou parcialmente (22,4%) com a frase "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". 

Bom, vocês devem concordar que esses dados são alarmantes e eu, particularmente fiquei estupefata com os resultados. Tal pesquisa gerou grande repercussão, principalmente nas redes sociais. E me senti no dever de me manifestar, e ainda trazer esse incrível projeto que prova que #NinguémMereceSerEstuprada. 

O Projeto Unbreakable é uma iniciativa da fotógrafa americana Grace Brown, que um dia se deu conta de que conhecia várias pessoas que foram abusadas sexualmente, então ela teve a ideia de fotografar as vítimas segurando um cartaz com uma frase marcante do agressor. O Projeto começou a ganhar visibilidade e hoje Grace recebe milhões de pedidos para fotografar, além de agradecimentos de pessoas que se sentiram incentivadas a compartilhar a sua dor. Acho que esse Projeto retrata de maneira simples a crueldade e dor a que essas pessoas foram submetidas. É um bom exemplo para esse momento vergonhoso que estamos vivendo!

Ninguém, independente de cor, raça, religião, idade, sexo ou ROUPA, merece sofrer com tal ato monstruoso. E, acima de tudo, ninguém é culpado por ser vítima, independente de comportamento ou o quer que seja. Ninguém pede por isso ou merece isso! Não vou me estender muito, acho que as imagens falam por si.

"O que temos é tão especial, que as outras pessoas não vão entender."

"Pare de fingir que você é um ser humano"
"Isso fica entre nós" - meu avô, quando eu tinha seis anos, depois 16, quando as memórias voltaram."
"Não se preocupe, meninos geralmente gostam disso."
"Ninguém vai acreditar em você. Sou seu marido - é a sua palavra contra a minha."
"Se você gritar, eu vou fazer doer mais do que a última vez." - Meu agressor.
"Você é uma menina má, não eu. Se lembre que você começou tudo isso."
"Ele era um policial. Ele fez o que ele queria. Ele ria enquanto eu chorava."
"Isso não é tudo" *força minha cabeça* "Isso é tudo."
"Ande logo e arrume essa bagunça" - ele se referindo ao sangue e sêmen no chão.
Essas são apenas algumas das fotos do Projeto, se você quiser saber mais ou se manter informado, há um Tumblr que é atualizado diariamente com novas fotos, acesse aqui e assista esse vídeo que a Grace fez falando sobre o projeto aqui
Espero que vocês tenham sido tocados e ficado emocionados tanto quanto eu!
Até mais!

Dados da pesquisa via G1.

8 comentários:

  1. Triste. Lamentável. Covardia. Nem mil palavras podem descrever as consequências que tal ato trazem pra vida de um ser humano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, é um ato abominável que destrói a vida de qualquer um :(

      Excluir
  2. É tão lamentável que nem sei o que dizer. Muito triste essas coisas acontecerem e mais triste ainda é um grupo grande de pessoas acharem que a culpa é de uma roupa ou uma atitude que a pessoa toma. Isso é doentio!

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Andressa realmente é algo que nos faz perder um pouco a fé, colocar a culpa na vítima como se alguém pedisse por isso e pudesse controlar o que não está em suas mãos :(

      Excluir
  3. Oi, Flor, tudo bem?
    Esse é um assunto que corre sem descanso entre as redes sociais. Fiquei extremamente chocada com essa pesquisa e até certo ponto é ridícula, principalmente por causa das respostas. Eu me pergunto se os que disseram tais palavras, continuariam assim depois que o estupro virasse realidade pra elas. Não desejando, mas no meu ver, são pessoa pobres de espírito.
    Achei as imagens fortes, cheguei a chorar com muitas frases compartilhadas. Tenho uma filha que em maio completa 3 anos, então agora eu entendo todo sentimento de mãe. Hoje eu entendo o medo da minha mãe, quando comecei a andar de ônibus com mais frequência. Não vou te dizer que nenhum homem tentou se aproximar ou se aproveitar, porque isso aconteceu, mas eu não fiquei quieta e revidei.
    Pelo menos, na minha cidade [ Campinas] os homens dentro do ônibus tem mantido uma grande distância das mulheres e nem ao menos nos olham nos olhos.
    Esse é um tipo de assunto que precisa ser abordado com a razão e de maneira correta. Nenhuma mulher pede para ser violentada e humilhada, então é hora de todas tomarem uma atitude com relação a isso, mostra que o sexo feminino não tem nada de frágil!

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho o que acrescentar, Fernanda. Você explanou muito bem as questões que permeiam esse tema!
      Obrigada pela visita e por compartilhar sua opinião *-*
      Beijos!

      Excluir
  4. Só o fato dessa pesquisa precisar existir já é absurdo o suficiente, os resultados nem precisam ser discutidos. É tão simples e óbvio que o mais chocante é que isso ainda precise ser debatido hoje em dia. Em resumo, o corpo é propriedade individual e cada um tem o direito de escolher o que faz com ele, desde como se veste até com quem faz sexo. Da mesma maneira que não se pode invadir a casa de qualquer um, não se pode invadir o corpo de qualquer um, ponto. Não tem mais o que se dizer sobre isso. Se o cidadão se sentiu tentado, que se resolva sozinho ou conquiste o consentimento como qualquer pessoa normal.

    delirandoeescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphael acho que você pontuou muito bem o assunto. A sua analogia é muito boa, não é culpa minha se minha casa é invadida/assaltada, ou se estou andando na rua e roubam minha bolsa, não é culpa do meu "comportamento". Se se sentiu atraído por determinada pessoa, seja capaz, humano, gente e se aproxime educadamente da pessoa, converse, crie um vínculo, seja gentil e não um covarde monstruoso e tome a força aquilo que quer como se não fosse um ser racional que precisa utilizar da força bruta.
      Obrigada pela visita *-*

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...