Resenha: A Linguagem das Flores - Vanessa Diffenbaugh

Título: A Linguagem das Flores
Autor(a): Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
SKOOB

Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio. 

Victoria Jones é uma garota difícil de lidar, seu comportamento temperamental fez com que ela passasse a infância toda sendo jogada em diferentes orfanatos, sempre sendo devolvida pelas famílias que tentavam adotá-la. As coisas mudam quando ela é levada por Elizabeth, a mulher que aos poucos consegue colocá-la na linha e lhe ensinar algo que ela nunca achou ser capaz de fazer: amar. No entanto, agindo impulsivamente, Victoria põe tudo a perder e é devolvida novamente.

Agora, aos 18 anos, Victoria não pode mais morar em casas de adoção e precisa viver por conta própria. Assim, acaba indo se abrigar numa praça, onde começa a cultivar um pequeno jardim. Renata, a dona de uma floricultura, reconhece o talento da menina com as plantas e decide contratá-la. Não demora muito para Victoria conquistar os clientes com seus dons e conhecimentos sobre as mensagens especiais que as flores possuem (algo que aprendeu com Elizabeth). Quando tudo parece estar melhorando, ela conhece um garoto no mercado de flores que dará um novo rumo à sua vida...

Eis um livro que me surpreendeu! Esperava dele uma história bonita, sim, mas nada tão belo e profundo como o que encontrei.

Os capítulos são intercalados entre o presente e o passado. Isso deixou a leitura mais interessante, pois vamos vendo o relacionamento entre Elizabeth e Victoria amadurecer aos poucos e a curiosidade em saber o que aconteceu para que ela não fosse adotada me fez devorar os capítulos.

A escrita da Vanessa Diffenbaugh é leve e delicada, fazendo com que a experiência de ler A Linguagem das Flores seja prazerosa e emocionante. Cada personagem tem um papel fundamental na trajetória da protagonista e gostei de cada um deles. Às vezes Victoria me irritava um pouco com certas atitudes que tomava, mas que eram compreensíveis se levarmos em conta todo o sofrimento pelo qual a personagem passou ao longo da vida.

“Talvez os indiferentes, os rejeitados, os mal-amados pudessem aprender a dar amor com tanta abundância quanto qualquer outra pessoa.”

Além dos significados citados durante a história, ao final do livro somos surpreendidos com um dicionário onde podemos conhecer a mensagem de diversas flores. A diagramação interna é simples, mas bonita, contendo algumas páginas enfeitadas.

Um livro tocante, que nos ensina várias lições. Leia e deixe-se encantar por ele. 

Classificação:


2 comentários:

  1. Hey, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas certamente vou ler! Parece ser muito bom e muito emocionante também, adorei o nome do livro! Sua resenha ficou ótima!
    Beijocas,
    Cindy, Livros e Piratas. Visite o blog! c:

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da resenha Ketelin!

    A história é linda. Apesar da Victoria ser rebelde parece que ela foi muito amada pela Elizabeth (mas ela estragou tudo, né!?) Quero saber como ela estragou a relação delas e que parte do passado dela é esse que veio atormenta-la e por que?

    Fiquei com vontade de ler... penso que vou começar por aqui, se alguém quiser acompanhar:

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Linguagem-das-Flores

    ...a ver se vale a pena a compra!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...