Resenha: Simplesmente Ana - Marina Carvalho

Título: Simplesmente Ana
Autor (a): Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304
SKOOB



Imagine que você descobre que seu pai é um rei. Isso mesmo, um rei de verdade em um país no sudeste da Europa. E o rei quer levá-la com ele para assumir seu verdadeiro lugar de herdeira e futura rainha… Foi o que aconteceu com Ana. Pega de surpresa pela informação de sua origem real, Ana agora vai ter que decidir entre ficar no Brasil ou mudar-se para Krósvia e viver em um país distante tendo como companhia somente o pai, os criados e o insuportável Alex. Mudar-se para Krósvia pode ser tentador — deve ser ótimo viver em um lugar como aquele e, quem sabe, vir a tornar-se rainha —, mas ela sabe que não pode contar com o pai o tempo todo, afinal ele é um rei bastante ocupado. E sabe também que Alex, o rapaz que é praticamente seu tutor em Krósvia, não fará nenhuma gentileza para que ela se sinta melhor naquele país estrangeiro. A não ser… A não ser que Alex não seja esta pessoa tão irascível e que príncipes encantados existam. Simplesmente Ana é assim: um livro divertido, capaz de nos fazer sonhar, mas que — ao mesmo tempo — nos lembra das provas que temos que passar para chegar à vida adulta.

“Um conto de fadas torna-se realidade...”

Ana Carina é uma garota brasileira comum, mineira de BH, estudante de Direito, dedicada à rotina, aos amigos e a seu namorado morno, Artur. Quando é procurada por seu pai, através do Facebook, Ana só tinha uma vaga ideia do cara a partir da versão da história que ouvira de sua mãe Olivia. Ana, então se depara com uma nova versão dos fatos. Conhecer um pai que nunca esteve presente e que se mostra extremamente atencioso e gentil já é motivo de felicidade para Ana e é claro que sua vida mudaria depois disso. Não fosse pelo fato de ele ser Andrej (Andrei), rei da Krósvia.

Noto que não há muita relutância de Ana em conhecer este novo e muito distante país. Mas, apesar da primeira impressão ser de um livro completamente fora do “real” e com muitas “viagens”, não é exatamente assim que acontece. Ana gosta de todas as novidades e atende aos pedidos do pai, não imaginando o quanto sua vida iria mudar. E apesar de tudo, mantém-se ao que realmente é, não procura encarnar a “princesa encantada”, a narração em primeira pessoa nos permite estar próximos à uma personagem autêntica.

É claro que a vida de Ana Carina na Krósvia é um verdadeiro conto de fadas como qualquer garota sonha ou já sonhou: roupas maravilhosas, passeios em belíssimos lugares, toda atenção digna de uma princesa e tudo isto em um palácio incrível. Mas toda a "pompa" vem acompanhada a uma avalanche de regras, normas, etiqueta, entrevistas, cuidado com paparazzi.
Mas nada se compara ao mal-humorado e lindo enteado de Andrej. Os primeiros contatos de Ana e Alexander não são nada amistosos, já que o cara a vê como uma completa interesseira de olho no dinheiro e poder do pai. Porém, sim ele é maravilhosamente lindo, educado e irritante então um romance é absolutamente inevitável. Não quero entrar em detalhes e estragar tudo com spoilers indesejados, mas ficarei feliz em dizer que no livro tem muito romance e cenas fofas, quentes e conflituosas ;)

Caso eu decidisse sofrer mais um pouquinho, ficaria bem perto de me tornar uma poetisa ultrarromântica, consumida pelo amor e desesperada porque não era correspondida. Que patética eu era!
Pg. 213

A única crítica que tenho em relação ao livro é que, em minha opinião, faltou mais profundidade nos personagens, todos aparecem com certa regularidade e tem um papel importante, ainda assim a história se tornaria mais rica com mais descrições e personalidades mais delineadas. Ainda assim, é fácil se afeiçoar a Ana, inteligente e bem humorada como é, uma garota brasileira forte.

Além de um lindo romance, um lindo conto de fadas, Simplesmente Ana não é só isso. O que me surpreendeu já que eu esperava um romance muito doce, fofo, clichê! Ana é uma garota brasileira, afinal! É impossível não se identificar, ao menos um pouquinho com ela. É “pé no chão”, inteligente, com um humor sagaz! E ouso citar o toque de “selvageria” e força surpreendentemente brasileiras. Marina Carvalho também mostrou-se uma grande fã ao encaixar tão bem as músicas e um carinho enorme pela banda Bon Jovi, carinho de fã que compartilho! <3 Eu obviamente não poderia deixar passar o quanto fiquei feliz e eufórica por isto!

Qualquer um que leia Simplesmente Ana, deve reconhecer a qualidade do romance, especialmente contando que esta é a obra de uma escritora iniciante. Mas, Marina Carvalho surpreendeu e espero que, futuramente, venham novos romances e belas histórias como esta!





7 comentários:

  1. Puxa, a essência da história lembra um pouco O Diário da Princesa (♥) e eu fiquei com muita vontade de ler simplesmente por ter um toque nacional, me sinto muito mais próxima da personagem quando é assim. Adorei a resenha!

    Beijos!
    Depois do Para Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Elieny, o que torna o livro especial é essa mescla de conto de fadas com uma garota tão próxima de nosso próprio jeito de ser!
      Que bom que gostou da resenha!
      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei a resenha. *-*
    Beijos,
    Marina Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que honra! A autora comentando minha resenha, nem acredito! *-*
      Obrigada Marina!
      Beijos,
      Julia Gerhardt.

      Excluir
  3. A maioria das resenhas que leio desse livro se resumem a elogios. Como esse não é o meu tipo de história (não gosto muito de romances), nem me aventuro a ler, mas reconheço que para quem gosta do gênero deve ser uma ótima pedida.
    Concordo com a Elieny: a sinopse também me lembra O Diário da Princesa.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi muitas vezes a comparação do livro com O Diário da Princesa, mas como não li, não saberia afirmar se é mesmo.
      Mesmo que você não curta muito romances, vale a pena ler Simplesmente Ana! O livro é irreverente, há humor também, quem sabe você não acaba gostando? rsrs
      Beijos!!

      Excluir
  4. Olá Júlia,

    O livro tinha tudo para ser fantástico, mas era tão parecido com O Diário da Princesa, mesmo a autora trocando os personagens, que ficou chato demais =/

    Beijos!

    Thaís

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...