Resenha: O Herói Perdido - Rick Riordan


Título: O Herói Perdido
Autor (a): Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 440
SKOOB

Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.

As capas dos livros do Rick Riordan sempre estão de parabéns, e com O Herói Perdido não poderia ser diferente. Nela temos o Dragão Festus fiel meio de transporte de nossos heróis LeoPipper e Jason. Esse azul claro combina perfeitamente e isso não tem nada a ver com o fato de eu amor a cor azul!

Jason perdeu a memória, e não lembra de absolutamente nada sobre a sua vida e muito menos porque está de mãos dadas com uma garota em um ônibus indo para um acampamento. Nada faz muito sentido, ainda mais quando ele, Pipper a tal garota que diz ser sua namorada e Leo, seu suposto melhor amigo são atacados por venti, espíritos da tempestade e o seu treinador de repente tem pernas de bode. 

É desse modo que Rick Riordan nos introduz no primeiro livro da série Os Heróis do Olimpo, uma espécie de continuação de Percy Jackson e os Olimpianos. E a aventura não para por aí; ao chegarem ao Acampamento Meio-Sangue descobrem que são filhos de Deuses Gregos, ou seja, semi-deuses e os três amigos são lançados para esse turbulento  e arriscado mundo. O Acampamento está em polvorosa, pois aparentemente um cara muito importante está desaparecido, um tal de Percy Jackson (Oh!), e ninguém tem a mínima ideia de onde ele possa estar. Além disso, um grande mal ameaça despertar e Leo, Pipper e Jason precisam impedir que isso aconteça, pois eles podem ser integrantes de uma perigosa profecia e assim, acabam recebendo a sua primeiríssima missão.

Sou muito fã da série do Percy Jackson, mas não pretendia ler essa nova série até porque pensei que o herói não aparecesse e tal, mas eis que fico sabendo que é bem ao contrário. E com o lançamento de A Casa de Hades spoilers começaram a pipocar para todo lado (não que eu me importe haha) e atiçaram a minha curiosidade, então resolvi ler.

Minha primeira impressão do livro? (Fãs não me matem, please!). No começo, achei uma cópia deslavada de Percy Jackson e os Olimpianos. Jason = Percy; Pipper = Annabeth; Leo = Grover. No entanto, quanto mais eu lia mais algumas dessas impressões iam por água a baixo. Na verdade, não é uma saga ou história completamente diferente da anterior, mas sim uma evolução da mesma. Alguns elementos continuam, obviamente, mas outros novos e de bom gosto surgem. As aventuras podem nos lembrar um pouco as primeiras de Percy e seus amigos, mas essas um magnitude maior. Aqui o perigo está mais perto e imediato e se você achou que Cronos foi osso duro de roer, espero o que está por vir.

A história é contada em capítulos alternados entre Jason, Leo e Pipper. Isso me agradou, é bom saber o que cada um dos três pensa e sente, não apenas ficar fazendo suposições. No entanto, o ritmo da história não é aquele que te faz virar as páginas do livro furiosamente. É um ritmo bom, equilibrado, mas que em algumas partes (principalmente no meio do livro) torna-se muito lento e desinteressante. Mas, os mistérios e novas mitologias introduzidas me fizeram continuar firme na leitura.

Sobre os personagens: A amnésia de Jason não foi tão chata quando eu supus que seria, mas ele em sim é muito chato. Sim, eu não gostei do Jason e talvez esse seja o motivo de não ter amado o livro. A única impressão que permaneceu de O Herói do Olimpo ser uma cópia da série anterior foi Jason ser igual ao Percy. Bom, igual não, porque ele tenta ser, mas não passa de uma sombra. Rick Riordan não conseguiu me convencer com esse personagem, quem sabe na próxima. Mas, mesmo o Jason não sendo lá essas coisas ele traz um elemento novo e essencial para a história: Dá onde ele veio? E porque ele se refere aos deuses por seus nomes romanos? Hmmm, ai tem coisa. Adorei a surpresa Rick!

Pipper, apesar de ser filha de Afrodite não é nada parecida com o estereótipo de uma. Ela parece mais filha de Atena, sendo referencia na missão sobre estratégias e conhecimento de monstros. Ela definitivamente está entre a cruz e a espada, precisando fazer uma difícil escolha. E quem sabe essa missão não sirva apenas para salvar o mundo novamente, mas também para ela descobrir que realmente é? Gostei de Pipper, apesar das dificuldades e lamentações não se torna uma pessoa chata demonstrando força e coragem.

E agora com vocês Leo Valdez meu personagem favorito, simplesmente impossível não amar ele. Com uma história triste ele nunca deixa de sorrir e fazer piada de tudo, mas mal sabem que ele é o engraçadinho para esconder toda a tristeza e dificuldades que viveu. Me digam se não é o personagem perfeito?! A parte de humor fica por conta dele e é tão bom conhecer melhor um filho de Hefesto, esse Deus que acho tão peculiar! Para falar a bem da verdade, Leo é o salvador, sem ele e suas invenções (Festus <3) muito coisa teria sido irrealizável na missão.

E algo que me encanta nos livros do Rick Riordan é a sua magnífica e inigualável escrita. Ela está um pouco mais madura, mas continua com a mesma leveza e imparidade que me lembrava. Adoro as tiradas sarcásticas e sutis dele, além de narrar a história com uma simplicidade e clareza incrível. A leitura flui de maneira sobrenatural!

E, o ponto alto do livro foi com certeza as aparições de personagens da série anterior. Não percebi quanto saudades eu sentia de Annabeth e Thalia até tê-las na página a minha frente. Thalia simplesmente brilhante como Caçadora de Artemis e Annabeth determinada e inteligente como sempre. Uma pena que não foi dessa vez que revi o Percy, mas O Filho de Netuno que me aguarde! hahahaha

Bom, então O Herói do Olimpo é um bom livro e essa nova trama tem tudo para evoluir e ser ainda melhor do que parece a princípio, e espero que a mescla de mitologias traga um efeito revitalizante e torne tudo mais interessante.

Realmente não sei se eu recomendaria leitura dessa série sem a de Percy Jackson e os Olimpianos, afinal existem muitos elementos que quem não leu poderia não entender. Então, leia a série do Percy, garanto que não vai se arrepender.

Desculpem o tamanho da resenha, mas são tantas coisas para comentar nesse livro....E lembrem-se a série Os Heróis do Olimpo será composta por cinco livros sendo que quatro deles já foram lançados.
Boa semana! :*



2 comentários:

  1. Nunca li nada do autor, mas um amigo meu e colaborador do blog lê e adora, inclusive tem resenha desse livro tbm lá. Só sei que ele engatou uma leitura atrás da outra por causa dos finais hahah
    Não sei se gostaria muito desses capítulos alternados, parece que no terceiro o numero de personagens aumenta e fica mais confuso.

    Gostei da sua resenha.
    beijos
    Bia www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de poder comprar os livros do Heróis do Olimpo!
    Virei fã do Rick e gosto muito mais muito do Parcy Jacksonm.
    umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...