Resenha: Hiroshima - John Hersey

Título: Hiroshima
Autor(a): John Hersey
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 172
SKOOB


A mais importante reportagem do século XX - um retrato de seis sobreviventes da bomba atômica escrito um ano depois da explosão. Quarenta anos mais tarde, o repórter reencontra seus entrevistados. A bomba atômica matou 100 mil pessoas na cidade japonesa de Hiroshima, em agosto de 1945. Naquele dia, depois de um clarão silencioso, uma torre de poeira e fragmentos de fissão se ergueu no céu de Hiroshima, deixando cair gotas imensas - do tamanho de bolas de gude - da pavorosa mistura. Um ano depois, a reportagem de John Hersey reconstituía o dia da explosão a partir do depoimento de seis sobreviventes. Quarenta anos depois, Hersey voltou a Hiroshima e escreveu o último capítulo da história dos hibakushas - as pessoas atingidas pelos efeitos da bomba. Hiroshima permitiu que o mundo tomasse consciência do catastrófico poder de destruição das armas nucleares.
Olá! Desculpa ter sumido, mas a faculdade está puxada, final de bimestre, professores insanos passando tarefas mais insanas ainda... Essas coisas. Mas, aí resolvi unir o útil ao agradável. Tive que ler Hiroshima para um trabalho da faculdade e pensei: "Por que não fazer uma resenha?" Então aqui estou eu! E vamos para a resenha:

Hiroshima conta a história da bomba atômica lançado sobre a cidade de mesmo nome. O autor descreve os acontecimentos baseados no ponto de vista de seis pessoas que viveram esse terrível dia e sobreviveram para contar a história. A narrativa acompanha esse dia fatídico desde o inicio e  a situação dos meses seguintes. E na parte final dá um pequeno panorama de como ficou a vida dessas pessoas quatro décadas depois.

Impactante. Realista. Perturbador. Hiroshima é tudo isso. Além de emocionante, me arrepiei nas primeiras páginas. Enquanto lia o pensamento que me dominava era: "Isso é real, realmente aconteceu. Cem mil pessoas morreram nesse dia e outras milhares sofreram e ainda sofrem. Tenho medo dos seres humanos".

É realmente um choque de realidade acompanhar a trajetória desses seis personagens que por sorte (destino?) não morreram e presenciaram o estado nu e cru em que Hiroshima ficou após o lançamento da bomba e todas as consequências que trouxe para a vida das pessoas, tanto nos relacionamentos, crenças e principalmente saúde. Além disso, o modo como o escritor aborda a história deixa uma ampla margem para reflexões a cerca da temática polêmica que até hoje permeia o lançamento da bomba.

O que mais me intrigou foi a força dos japoneses ao lidar com uma situação tão desoladora. Se eu não os entendia antes fiquei mais longe de tal façanha agora. É realmente surpreendente o modo como eles se reerguem e tocam a vida para frente e começam a reconstruir tudo mesmo que seja do zero. Com certeza, esse é um dos motivos de eles estarem onde estão, em termos socio-econômicos.

A escrita do autor é realista e digamos crua, gostei muito do formato que ele abordou o tema, no entanto achei que faltou sentimentos. Em alguns momentos eu me pegava pensando o que as vitimas/sobreviventes estavam pensando, mas não tinha essa informação. É claro, que devido as descrições e a situação podemos deduzi-las. Li que isso foi uma escolha deliberado do autor, mas em alguns momentos não me agradou. 

Enfim, é um bom livro para os amantes de história como eu e que queiram mais detalhes e uma visão interessante do que aconteceu naquele dia que mudou o rumo da Guerra, além do da humanidade. A leitura é rápida e interessante, apesar de ter alguns pontos baixos, mas não deixe isso te desanimar.

Beijos :)





















5 comentários:

  1. Olá,
    parabéns pela resenha, está muito boa e me fez com que eu me interessasse pelo livro e com vontade de lê-lo, gosto de romances históricos, muito boa sua opinião

    Abraços e boas leituras!

    http://amandatrindadepalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro é bem curtinho, deve ser rápido de ler mesmo. Acho esse ponto da história da humanidade, assim como várias outras, assustador e dá mesmo medo dos humanos.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Parece um bom livro, já haviam me recomendado, mas sempre deixo para ler outra hora, e no final das contas esqueço de comprar hehe
    Mas vou colocar na minha lista! ;)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Gosto de história, mas não sei se teria coragem de lê-lo...bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro mas estou muito interessada nele. tudo que se relaciona com a segunda guerra me interessa muito e gosto de ler.
    Aliás, a humanidade deveria ler sempre essas coisas para não esquecer esse período negro da história. Mas parece que o homem só pensa em vender armas e não import muito o que ele destrua, vale apenas o que ele ganha.
    Bomba atômica, as primeiras que cairam em Hiroshima e Nagasaka, precisam ser sempre lembradas. O efeito devastador não pode ser esquecido jamais.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...