Resenha: Cidade Dos Ossos - Cassandra Clare


Título: Cidade Dos Ossos
Autor(a): Cassandra Clare
Série: Instrumentos Mortais, vol. 1
Editora: Galera Record
Páginas: 462
SKOOB

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.
 Essa capa é incrível. As lápides representam bem o título e o menino é Jace, o personagem principal que é exatamente como descrito. Além disso, a capa tem um efeito metálico, que brilha em contraste com a luz. Muito lindo!


Sempre quis ler esse livro, principalmente, por ser tão elogiado e também porque será adaptado para o cinema. Mas sempre deixava para depois porque tinha medo de me decepcionar, afinal são muitos seres fantásticos: vampiros, lobisomens, demônios, fadas, bruxos, sereias... E, temia que a “mistureba” pudesse prejudicar a história, no entanto, não é o que acontece.

Cidade dos Ossos conta a história de Clarissa Fray ou apenas Clary, uma adolescente aparentemente normal que ama a sua mãe, gosta de desenhar e tem um amigo nerd chamado Simon. Tudo vai bem, até Clary ir com Simon a uma boate de nome Pandemônio, que tem um público, digamos, diferente. Pessoas de cabelos azuis, com piercings e tatuagens por todo o corpo...

De repente, no meio dessa multidão Clary vê um menino com uma faca entrando numa sala, aonde minutos antes um casal havia entrando. Desesperada, ela pergunta a Simon se ele também está vendo aquilo e, curiosamente, ele não vê nada, mas não há tempo para se perguntar o porquê, é preciso impedir um assassinato.

No entanto, Clary vê o menino ser assassinado por jovens com marcas estranhas pelo corpo e armas ainda mais estranhas. Eles - Alec, Isabelle e Jace - dizem a ela que são Caçadores de Sombras e que o suposto menino é na verdade um demônio e a chamam de “mundana”, um nome que ela não entende. Ela se recusa a acreditar nisso, afinal deve estar louca, pois apenas ela pode vê-los.

No outro dia, enquanto tenta esquecer esse incidente, sua mãe começa a agir estranho e Clary sai, mas acaba encontrando Jace, o belo Caçador de Sombras. E novamente só ela pode vê-lo. Enquanto tenta obter explicações dele, Clary recebe uma ligação de sua mãe, dizendo para ela não voltar para casa e então a ligação cai. Ela sabe que há algo errado e quando volta para casa encontra tudo revirado e sua mãe desaparecida.

A partir dai, um novo mundo é revelado para Clary. Enquanto tenta descobrir o paradeiro de sua mãe ela adentra no universo dos Caçadores de Sombras - guerreiros Nephilim que tem o objetivo de manter os seres das trevas na linha - e toma conhecimento de o porquê de apenas ela enxergá-los e descobre segredos que teriam ficado melhores guardados, como a informação de que o temido Valentim, um ex-Caçador de Sombras está trás do Cálice Mortal, artefato capaz de criar mais Caçadores de Sombras e que ele pode ser o responsável pelo desaparecimento de sua mãe.

Cidade dos Ossos se passa em um universo em que seres das trevas existem, mas não podemos vê-los porque somos mundanos, ou seja, humanos. Cassandra Clare fez um ótimo trabalho e foi muito criativa, o seu mundo ficou muito real e intrigante... Esse tema de vampiros, lobisomens e Nephilim está meio desgastado, mas ela conseguiu criar algo que foge do clichê, atrai e é complexo. No entanto, às vezes era tanta coisa para absorver que eu ficava meio confusa e tinha que parar e voltar a ler o mesmo trecho.

A escrita de Cassandra não me agradou de todo. Sim, ela escreve bem, mas em alguns momentos, principalmente na fala de alguns personagens, algo parece forçado como se fossem as palavras erradas para descrever a situação. Mas, isso não prejudica a leitura, só me decepcionou um pouco porque em alguns momentos o livro torna-se monótono enquanto poderia ter sido bem melhor.

Sobre os personagens, todos me agradaram. Interessantes, de personalidades fortes e com uma boa história que justifica quem são. Clary é a mocinha, mas como eu disse a escritora conseguiu fugir do clichê. Ela não é frágil, chorona e sem sal. Ao contrário, eu fiquei chocada por ela aceitar “normalmente” o fato de poder ver outro mundo e as transformações que ocorrem em sua vida a partir dai, mas é claro que as vezes ela tem uns ataques de negação. Clary não é exatamente forte, mas é capaz de se virar sozinha e sempre tem uma resposta na ponta da língua, algo que torna as cenas dela com Jace boas e engraçadas.

Ah, Jace. O cara que todas sonhariam em conhecer: lindo, charmoso, sarcástico, arrogante, forte por fora, frágil por dentro. Aquele que gosta de ajudar, mas que na verdade precisa ser ajudado. Jace é a estrela do livro, por assim dizer. É ele que guia Clary por esse novo mundo, que a apóia nos momentos difíceis.

No inicio, Jace pode parecer superficial, com suas respostas afiadas e seu jeito arrogante e autoconfiante, mas ao longo da história enquanto vamos descobrindo o seu passado percebemos que ele é um personagem complexo, que tem muito a acrescentar ao livro. Ele é meu personagem preferido, no entanto algumas de suas falas (na maioria irônicas) são forçadas, ilustrando o que falei anteriormente.

Há outros personagens que fazem a história ser boa, mas são muitos... O que posso dizer é que Simon, melhor amigo de Clary me decepcionou um pouco por seu modo de ser e agir. Alec e Isabelle são ótimos e Luke, amigo da mãe de Clary é encantador. Magnus Bane é um bruxo que tem uma pequena participação, mas eu espero muito que ele ganhe mais espaço no próximo livro. Adorei ele! Já o vilão Valentim... Eu tive mais pena do que medo dele, apesar de ele ser diabólico.

Enfim, é isso. Cidade dos Ossos é uma boa leitura, mas que em algumas partes deixa a desejar. Lerei o outro livro, pois estou curiosa sobre o que vira a seguir, principalmente depois da revelação bombástica das últimas páginas (que eu espero que seja falsa)!

Uma coisa que acho que todos devem saber (que eu não sabia) é que Instrumentos Mortais é uma serie composta de seis livros, sendo dois ainda não lançados no Brasil. E o filme tem estréia prevista para 23 de agosto.

Classificação:


4 comentários:

  1. OLÁ, Meninas, em primeiro lugar: achei lindo o blog, parabéns, super delicadinho. Em segundo sou mega fã de instrumentos mortais. Conheci vocês através de uma meme no blog da Mi, Mais uma página, estou seguindo o blog de vocês, se puderem me seguir também, to começando agora e adorando fazer amizade com outros blogs. Bjão
    Luh
    bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Luana! Obrigada! Ficamos muito felizes que tenha gostado!
    Seu blog também é lindo!
    Vou te seguir como Julia, ok?
    Continue visitando o Vanille Vie, é super bem-vinda!
    Beijos..

    ResponderExcluir
  3. Cidade dos Ossos <3 Ah, eu gostei muito de CdO, tenho um fraco por sobrenatural/fantasia e esse universo foi um dos que mais me encantou nos últimos tempos! A série dos Instrumentos Mortais é composta por 6 livros, sim, mas li até agora apenas os primeiros 3 e, sinceramente, não achei que ficaram tantas pontas em aberto para justificar mais TRÊS livros, mas quem sou eu pra questionar, né? hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho muito interesse em ler esse livro.
    Mais tenho muitos desejados e a serie tá junto... :)

    umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...