Cuide do seu cérebro!

Puxa! Que vida corrida, louca, atropelada, puxada...!
Estamos em um constante movimento para correr atrás do que julgamos TÃO necessário! Mas... Nós realmente sabemos o que é necessário? Ou vivemos na busca incessante do que, supostamente, sacia nossos desejos, talvez supérfluos, necessários ao corpo mas desnecessários à mente?
Me pergunto, te pergunto, sabias você que a tua saúde precisa tanto de ti quanto tu precisas dela?
Nesse corre-corre, vai-e-vem, precisamos ter um cérebro saudável e ativo! E, claro, um corpo forte e bem lindo.
Para tanto, dê uma paradinha no seu universo agitado, e reserve somente alguns minutinhos para ler essas dicas que separei com carinho e cuidado, afim de ajudar a quem se disponibilizar :)
Se quiser melhorar sua qualidade de vida física, intelectual, e de relacionamentos, eu sugiro que você:

Durma bem.
Tenha um sono saudável! Dormir aumenta a capacidade intelectual, a memória, a concentração, sem falar no bom humor. É recomendado que se durma de 7 a 8 horas por dia, mas essa quantidade pode variar para cada pessoa. Lembre-se de que o ambiente para o descanso, além de confortável, deve ser calmo, sem muito barulho e sem muita iluminação. A glândula Pineal do sistema endócrino é responsável pela produção de melatonina, o hormônio que induz ao sono, mas este só é produzido se não houver nenhuma fonte de luz, aroma ou barulho. 

Se alimente bem.
Procure manter uma dieta balanceada e que contenha de todos os tipos de frutas, proteínas, fibras e carboidratos. Faça todas as refeições: não tomar café da manhã gera falta de nutrientes no cérebro. Não coma demais! Isso causa endurecimento das artérias do cérebro e, consequentemente, baixa capacidade mental. Não consuma altas quantidades de açúcar. E modere na bebida! Beber demais a noite não melhora a qualidade do sono, além disso para os alcoólatras os excessos podem levar a lesões cerebrais.


Tenha hábitos saudáveis.
Não fume! Fumar, além de provocar inúmeras doenças como o Alzheimer, problemas respiratórios, câncer, entre outros, diminui a capacidade de memorizar e, com a idade, danifica o raciocínio lógico e de aprendizagem. Frequente ambientes com ar puro! Inalar ar contaminado e poluído diminui a atividade cerebral, pois este é o órgão que mais consome oxigênio no corpo. Estimule seu cérebro! Pratique atividades (jogos, leituras, palavras cruzadas) que estimulem a atividade cerebral e que exijam raciocínio! E não esqueça de praticar atividade físicas regulares, mas que sejam prazerosas pra você! Não vá até a academia se não gostar, procure outra atividade como aula de dança, Pilates, Ioga ou a boa e velha caminhada ao ar livre!

Selecione informações.
Seja esperto! Hoje em dia, estamos expostos massivamente a uma gama de informações midiáticas que não agregam nenhum valor cultural. Evite perder seu tempo e sua capacidade intelectual com programas, notícias, sátiras, novelas e fofocas que não somem qualidades em seu processo de aprendizagem e conhecimento. Fuja desses fanatismos e de gente que fala sempre a mesma coisa!

Keep Calm, baby!
O estresse físico e mental causam sérios males, além de estarem juntos e um sempre afetar ou causar o outro. Os efeitos a longo prazo do estresse podem causar doenças como a depressão, insônia, bruxismo e ansiedade. Relaxe!  Faça o que você gosta! Aproveite os momentos de folga, curta a família, faça passeios ao ar livre, esqueça dos problemas e procure não se desgastar tanto enquanto tenta resolvê-los! Não leve as preocupações e angústias para o travesseiro! Procure ser realista e dê um passo de cada vez.


->Uma dica legal é realizar algumas das nossas atividades mais corriqueiras, e quase automáticas pra nós, com a mão esquerda, como: escovar os dentes, cozinhar, passar batom, até tentar escrever! Isso aumenta a atividade do cérebro pois não precisamos nem pensar quando realizamos essas tarefas diariamente.





 "Felicidade é calma. Consciência. É ter talento para aturar o inevitável, é tirar algum proveito do imprevisto, é ficar debochadamente assombrado consigo próprio: como é que eu me meti nessa, como é que foi acontecer comigo? Pois é, são os efeitos colaterais de se estar vivo." - Martha Medeiros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...