Resenha: Sereia - Tricia Rayburn


Título: Sereia
Autor(a): Tricia Rayburn
Série: Sereia #1
Editora: Verus
Páginas: 306

Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. 


A sinopse do livro explica bem o que se passa no livro. Vanessa é uma garota bem medrosa e que admira muito sua irmã mais velha Justine. Depois de certo tempo após Justine ser encontrada morta, Vanessa começa a perceber que algumas coisas não fazer sentido. Com isso, ela toma a iniciativa de voltar a Winter Harbor, encontrar o namorado de Justine, Caleb, e juntos investigarem mais a morte da irmã. Ao chegar à cidade, porém, ela descobre que Caleb desapareceu. Assim, o único que pode ajudá-la é o irmão mais velho de Caleb, Simon, por quem Vanessa começa a sentir algo mais...


A narrativa da autora me encantou logo nas primeiras páginas. É simples e gostosa de ler. No entanto, quando um capítulo acaba, o outro começa num espaço e tempo totalmente diferentes. Isso me incomodou porque, quando ia acontecer algo emocionante o capítulo terminava, e no próximo, a personagem estava em outro lugar e eu não conseguia ter muita noção de quanto tempo havia se passado entre um acontecimento e outro.

Vanessa não é uma das minhas personagens favoritas, mas não é tão ruim. Ela evolui bastante ao longo da história e aos poucos vai perdendo seus medos. Adorei o Simon, ele é um nerd e adora meteorologia, bem diferente da maioria dos mocinhos de livros. O romance entre eles vai se desenvolvendo devagar e de forma doce, até acontecer algo (que não irei contar, pois é spoiler) que destrói todo o clima entre eles. Sério, espero que a Tricia compense esse estrago no próximo livro da série. Há outros personagens bacanas no livro – como a amiga de Vanessa, Paige, e sua avó Betty – que, apesar de pouco explorados, dão um brilho a mais na história.

Também gostaria que ela explicasse mais sobre a mitologia criada. Algumas coisas ficaram meio vagas e mal compreendidas. Ou faltou explicação, ou eu sou muito burra... haha  

O mistério do livro está nos assassinatos que estão acontecendo em Winter Harbor. Tá, nem chega a ser um mistééério, pois você sabe logo de cara quem são os responsáveis, mas mesmo assim fiquei curiosa para saber como Vanessa descobriria.

No geral o livro é bom e rápido de ler. Tenho o segundo volume da série, Encanto, e vou lê-lo em breve. Além disso, o terceiro e último livro, intitulado Profundezas, tem estreia prevista para julho aqui no Brasil. Só queria que a Verus tivesse mantido as capas americanas, que eu acho mais bonitas...

Capas brasileiras:
Capas americanas:




8 comentários:

  1. As capas americanas são mais bonitas. ):

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Ketelin. Achei a divisão dos capítulos (com a troca de tempo na história e ta) muito ruim e não, você não foi a única a não entender direito a mitologia proposta! Eu achei que ela poderia ter explorado um pouco mais essa área, ficou pouco explicado, não?!
    Normalmente eu acho as capas americanas mais bonita e essa capa não é excessão haha
    Beijos, Caroline
    Another Words
    http://anothersimplewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que não fui a única que não entendeu certas coisas. Sim, ela poderia ter explorado bem mais.
      São mais lindas não é? Não sei pra quê mudar!

      Beijos!

      Excluir
  3. Concordo, as capas americanas são melhores com certeza.
    Quero muito ler esse livro, espero le-lo em breve.

    Seguindo, retribui: http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo, bem mais bonitas!
      Leia, é livro bem bom!

      Obrigada, segui como Ketelin, ok?
      Beijos :)

      Excluir
  4. Gostei da Vaneessa, pela forma como ela conquistou a minha confiaça no decorrer do livro. Ela deixa de ser a menininha bobinha e medrosa que acabou de perder a irmã mais velha, toma as rédeas da situação e vai em busca da verdade sem esperar por alguém que a salve de seus problemas e angústias. Simon é encantador: inteligente, protetor e corajoso _a utopia de toda menina e mulher.
    Gostei muito mais desse 1º volume do que de Encanto e espero sinceramente que "Dark Water" seja tão bom quanto "Sereia".

    ps: as capas brasileiras são bem melhores!

    Bjos
    entrereaiseutopias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ela melhora bastante no decorrer do livro. Ah, o Simon nem se fala né? Fofura em pessoa! haha
      Estou lendo o segundo volume agora e realmente, Sereia é bem melhor...

      Sério? Eu gostei beeem mais das capas americanas. Mas gosto é gosto! ;)

      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...