Resenha: Os 13 Porquês - Jay Asher


Título: Os 13 Porquês
Autor(a): Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: 256

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.
                  ►


Em Os 13 Porquês acompanhamos a trajetória de Clay Jensen, que acaba de receber pelo correio uma misteriosa encomenda: uma caixa de sapatos com 7 fitas cassetes enroladas em plástico bolha. Logo Clay descobre que essas fitas foram gravadas por Hannah Baker, a menina pelo qual ele era apaixonado e que cometeu suicídio há algumas semanas.


Nas fitas, Hannah explica os treze motivos que a levaram a tirar a própria vida. Para cada lado das fitas, ela conta a história de uma pessoa que contribuiu, de alguma forma, para que ela perdesse a vontade de viver.  Se você recebeu as fitas significa que você é um desses 13 motivos e a regra é:  ouça as fitas e depois passe-as para a pessoa seguinte à sua história.
                                                                             ||

A leitura flui de uma maneira surpreendente, quando menos se espera você já está acabando. O autor escreve de maneira envolvente, que nos prende à leitura, mesmo sendo uma história com um tema tão forte. O livro é narrado em 1ª pessoa por Clay e intercala com a voz de Hannah vinda das fitas que ele está ouvindo. Clay é um personagem muito amável, e é praticamente impossível não notar o quanto ele gostava de Hannah.

Os motivos pelos quais Hannah se matou podem parecer um pouco fúteis se observados individualmente, mas, se formos juntando um ao outro, percebemos a gravidade de tudo que ela estava passando. Em vários momentos eu tinha uma vontade imensa de ajudar Hannah, ser amiga dela, e quando lembrava que isso já não era mais possível, sentia uma grande tristeza.
                                                              ►

Os 13 Porquês aborda temas como bullying, depressão, abuso sexual e suicídio. E uma das grandes lições que ele apresenta é que devemos pensar melhor antes de dizer ou fazer algo para alguém, pois não sabemos o impacto que causará na outra pessoa.

Bem escrito, com personagens cativantes e um tema para refletirmos sobre nossas atitudes para com os outros. Resumindo: Um livro recomendadíssimo.
                                                              ■




8 comentários:

  1. Fiquei curiosa para ler esse livro. Apesar de pesado, deve ser muito bom. Mas essa coisa de suicídio é horrível. ):

    http://livrinhoseeu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo. Apesar do tema ser forte, ele mexe de uma forma boa contigo, te faz ver o quanto suas atitudes podem influenciar na vida das outras pessoas. ;)

      Excluir
  2. Esse Livro é Tudo. Li e Gostei Muito, esse livro mexeu muito comigo.
    Parabéns Jay Asher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito bom, lembro muito bem da história até hoje, pois me marcou muito.

      Beijos!

      Excluir
  3. Quero muito ler esse livro <333 Vi muitas indicações boas e a ansiedade me define!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, acho que não irá se arrepender! ;)

      Beijos!

      Excluir
  4. Nunca li esse livro quem sabe eu não leia um dia.
    Agora estou em uma leitura bem leve.

    :) umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sou muito suspeita em falar sobre esse livro, afinal, ele é meu favorito.
    A cada página você quer que o Jay tenha guardado Hanna em algum lugar e que ele vai nos dever ela a qualquer momento. E depois da leitura dele me refiz totalmente, minha vida hoje é bem mais leve, e me sinto extremamente bem em ajudar as Hannas que existem por ai.

    Angel - http://coracao-de-leitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...