Resenha: A Escolha - Nicholas Sparks


Título: A Escolha
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 303
SKOOB

Sinopse: Travis Parker possui tudo o que um homem poderia ter: a profissão que desejava, amigos leais, e uma linda casa beira-mar na pequena cidade de Beaufort, Carolina do Norte. Com uma vida boa, seus relacionamentos amorosos são apenas passageiros e para ele, isso é o suficiente. Até o dia em que sua nova vizinha, Gabby, aparece na porta. Apesar de suas tentativas de ser gentil, a ruiva atraente parece ter raiva dele. Ainda sim, Travis não consegue evitar se engraçar com Gabby e seus esforços persistentes o levam a uma jornada que ninguém poderia prever. Abrangendo os anos agitados do primeiro amor, casamento e família, A Escolha nos faz confrontar a questão mais cruel de todas: Até onde você iria manter o amor de sua vida?
A Escolha acompanha a história de Travis e Gabby, que são vizinhos, mas nunca chegaram a conversar. Eles têm algo em comum: cada um tem um cachorro. Gabby, ao descobrir que sua cadela, Molly, está grávida fica furiosa e tem certeza de que o responsável é Moby, o cachorro de Travis.


Então, ela decide confrontá-lo já tendo decidido qual tipo de pessoa Travis é: irresponsável. Travis fica surpreso com todas as acusações dela e tenta explicar, no entanto Gabby não está no clima de ouvi-lo. Tão tempestuosamente quanto chegou ela vai embora.

Após alguns dias Gabby leva Molly ao veterinário e é lá que tem uma surpresa. Travis é o veterinário. Ela fica morta de vergonha enquanto ele lhe diz que o seu cachorro é castrado e que então é impossível Moby ser o “culpado”. É ai que ela decide evitá-lo pelos próximos cinquenta anos.  Mas, é claro que o destino (ou o autor?!) não deixaria isso acontecer... Molly tem complicações no parto e Gabby chama desesperada por Travis e ele fofo como é a ajuda.

Depois disso Gabby até muda de opinião a respeito de Travis, mas começa a agir na defensiva por causa dos flertes dele é da sensação de atração que ele provoca nela (principalmente por que ela tem namorado). Após algumas discussões eles decidem que devem começar de novo e ele a convida para andar de barco juntos com seus amigos. E ao se conhecerem melhor surpreendem-se com o quanto são compatíveis...

Eu simplesmente adoro os livros de Nicholas Sparks, é como se eles fossem um recipiente que contem todo o tipo de emoções e experiências apenas esperando para ser aberto e te encantar. A Escolha é divertido, sensível, emocionante, doce... o que reflete o dom que Sparks tem de pegar acontecimentos e pessoas comuns, e transformá-las em algo admirável, com diálogos bem construídos e sempre nos fazer refletir enquanto ele nos passa lições sobre o amor. Travis e Gabby não escapam a regra.

Travis é aventureiro, adora esportes radicais, mas, além disso, também é gentil, um pouco paquerador, e com um discernimento da vida que é admirável. Gostei dele, porque apesar das negativas de Gabby ele não desiste. E ao longo do livro ele também foi me surpreendendo, com suas frases antológicas e com o sentimento de que Gabby era diferente das outras mulheres, algo que é meio clichê, mas que eu apreciei.

Como os personagens masculinos de Sparks podem ser agradáveis os femininos podem, às vezes, serem desagradáveis. No começo Gabby era irritante, tudo pra ela era culpa de Travis mesmo ela sabendo que era dela. E ela ficava dando a desculpa esfarrapada de que tinha namorado (na minha humilde opinião, um banana sem atitude), para tentar afastar Travis, só pra logo depois ir correr atrás dele. Mas depois que ela começou a se tocar que não devia resistir ao que sentia tornou-se até uma boa personagem.

Mas a minha personagem favorita é Stephanie, irmã de Travis que apesar de aparecer pouco dá um toque muito bom nas cenas em que está presente. Ela tem um senso de humor hilariante, dei muita risada com ela. Além de ser cheia de personalidade.

A história toda é conduzida com maestria, no entanto nas últimas 90 páginas achei que Sparks enrolou demais, não era necessário tudo isso para concluir a história, e assim ficou meio cansativo o desfecho, apesar de ele ter me surpreendido com os acontecimentos finais.

A Escolha é uma boa história, com todos os ingredientes que um romance precisa. É claro que eu chorei no final (haha), e espero que leiam e gostem, porque é um livro realmente muito bom e agradável 

Classificação:


2 comentários:

  1. Eu adorei este livro.
    Li numa época que não conseguia mais gostar muito das coisas que o Sparks escrevia por achar tudo muito parecido e, portanto, previsível, mas esse fez com que eu sentisse algo diferente e eu acabei me apaixonando pela história.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que ele repete bastante em alguns de seus livros.
      A Escolha, apesar de ter vários elementos do Nicholas, conseguiu, de certa forma, se destacar.

      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...