Resenha: A Estrada Da Noite - Joe Hill


Título: A Estrada da Noite
Autor(a): Joe Hill
Páginas: 256
Editora: Sextante
Sinopse: Uma lenda do rock pesado, o cinqüentão Judas Coyne coleciona objetos macabros: um livro de receitas para canibais, uma confissão de uma bruxa de 300 anos atrás, um laço usado num enforcamento, uma fita com cenas reais de assassinato. Por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta.  "Vou ´vender´ o fantasma do meu padrasto pelo lance mais alto..."  Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Sempre às voltas com seus próprios fantasmas - o pai violento, as mulheres que usou e descartou, os colegas de banda que traiu -, Jude não tem medo de encarar mais um.Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude.Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. As verdadeiras motivações de vivos e mortos vão se revelando pouco a pouco em A estrada da noite - e nada é exatamente o que parece.Ancorando o sobrenatural na realidade psicológica de personagens complexos e verossímeis, Joe Hill consegue um feito raro: em seu romance de estréia, já é considerado um novo mestre do suspense e do terror.

A Estrada Da Noite conta a história de Judas Coyne, antiga lenda do rock que possui uma coleção estranha: uma confissão de uma bruxa de 300 anos, o crânio de um camponês do século XVI perfurado para os demônios saírem, uma fita com cenas reais de assassinato entre outros objetos. Então quando recebe um e-mail falando sobre a venda de um paletó assombrado pelo dono morto ele o compra.
No entanto, ao recebê-lo percebe que há algo errado. Coisas estranhas acontecem e Judas passa a ver o fantasma, que é ameaçador.
Ao telefonar para a vendedora do paletó descobre que ela é Jessica Price, irmã de Anna McDermott antiga namorada dele e que se suicidou. E que o aterrorizante fantasma é Craddock McDermott, padrasto de Anna, que culpa Jude pelo que aconteceu a enteada. Segundo Jessica ele não vai parar até se vingar, ou seja, até Jude estar morto.

Sem ideia de como se livrar do fantasma e tentando fugir de sua presença que o induz a cometer atentados contra a própria vida, Jude cai na estrada com Geórgia, sua atual namorada. A partir dai o que acontece é uma sequência de eventos que pode levá-los a morte ou a sobrevivência.
A Estrada Da Noite é escrito por Joe Hill que é filho de Stephen King, então fiquei muito curiosa para lê-lo. A história é interessante e carregada de suspense, Hill escreve de uma forma que te prende, porém no começo a história é meio parada, não evolui. Mas do meio pro final é impossível de largar, ainda não há tanta ação, mas eu fiquei curiosíssima para saber como Judas se livraria do fantasma. O que, para falar a verdade, foi meio decepcionante, a solução já tinha sido dada antes, mas é tão óbvia que não acreditei que seria ela. E tudo acontece tão rápido que é meio difícil de absorver.
Mas na questão de passar medo o escritor merece um prêmio, as cenas são bem construídas com cada detalhe em evidencia, que é impossível não estremecer, principalmente com a aparência do fantasma. Em duas cenas em especial senti tanto medo que tive que parar de ler.
Além da trama do fantasma, há outra que se desenrola e que talvez seja mais importante que a primeira. É sobre a vida - mais especificamente sobre o passado - de Jude. Ao longo do livro o autor vai nos revelando quem é esse homem que estamos acompanhando.
Na realidade Jude é Justin Cowzynski, nome que deixou para trás ao se transformar em um famoso astro de rock, tentando esquecer o seu passado: o pai violento, a mãe indiferente, o divórcio com a mulher, os companheiros de banda que morreram e os momentos que passou com Anna, que se tornaram dolorosos ao saber que ela se matara. Tudo isso o torna um personagem muito interessante, além da coragem e persistência para enfrentar o fantasma. Pouco a pouco vamos conhecendo-o, e as melhores partes do livro são os flashbacks desses acontecimentos.
Geórgia, originalmente Marybeth é a namorada gótica de Jude, que embarca com ele nessa aventura e é constante vitima dos “ataques” do fantasma. No começo achei que ela seria apenas uma garota superficial, deixando-o ao primeiro obstáculo, mas ela se revelou alguém realmente forte e determinada, disposta a tudo para proteger Jude.
Angus e Bon são os cachorros de Jude e que salvam ele e Geórgia do fantasma muitas vezes, pois Craddock tem um grande medo deles e isso é a única coisa que o mantém distante. Valentes cachorros, pena que tenham um final tão triste.
O livro é cheio de referências as bandas e personalidades do rock, como AC/DC, Ozzy Osbourne, Metallica, Nirvana...
Tinha ficado um pouco preocupada com a quantidade de páginas - 254 no total -, pensei que talvez não fosse suficiente para o pleno desenvolvimento da história, mas o autor conseguiu o desejado, tudo se desenrola em seu tempo e no final nenhuma ponta fica solta.
O humor eu só pude definir como negro ou mórbido, também há muitos palavrões mas isso não atrapalha a leitura, só a deixa um pouco desconfortável. Uma coisa engraçada é o nome das garotas com que Jude já namorou, todas trocaram o verdadeiro nome por nomes de estados americanos, como Geórgia (Marybeth), Flórida (Anna) e Tennessee (Nan).
E algo que realmente me surpreendeu, e foi uma “jogada de mestre” do escritor, foi o verdadeiro motivo pelo qual Jude é alvo da vingança do fantasma e, fique ligado sobre a morte de Anna. Nem tudo é o que parece!
Enfim, como sou muito fã de Sobrenatural gostei dessa história de fantasmas, há algumas coisas meio clichês mas tudo bem porque, apesar de alguns defeitos, a história é contada com maestria. E se você for medroso (a) como eu não leia de noite. Ok ?
O livro teve seus direitos comprados para a adaptação cinematográfica, mas por enquanto não temos muitas informações sobre isso. Outro livro de Joe Hill, "O Pacto", também ganhará as telonas.
Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...