Resenha: Para Onde Ela Foi - Gayle Forman

Título: Para Onde Ela Foi
Autor (a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 219
Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.


Para Onde Ela Foi é a continuação de Se Eu Ficar, um livro que me conquistou instantaneamente; e depois de ouvir muitas críticas - tanto negativas quanto positivas - embarquei na leitura que durou apenas uma tarde porque não consegui largar o livro enquanto não terminei.

Em Para Onde Ela Foi acompanhamos a jornada de Adam 3 anos após o acidente que matou a família de Mia, sua namorada. Depois de ser responsável pela saída de Mia do coma, ela parte para estudar em Juilliard e nunca mais manda notícias para Adam que fica devastado e perdido. Porém, ele usa toda a dor do fim do relacionamento para escrever um álbum e agora ele é um novo rock star e sua banda, Shooting Star, coleciona discos de platina. 
"Posso perder você assim se não te perder hoje. Vou te deixar ir. Se ficar." pág. 169
Mas Adam não é mais o mesmo, assombrado constantemente por Mia e problemas com a banda, além da pressão da fama. Até que na noite anterior a turnê que fará ao redor do mundo, por capricho do destino, ele acaba em um concerto em que Mia Hall está tocando. A partir dai os dois passarão a noite andando por Nova York, enquanto Mia mostra a Adam seus locais favoritos na cidade e ele tenta entender o porquê dela tê-lo deixado. 

Li esse livro com o coração apertado porque MEU ADAM NINGUÉM SAI. Sério, sempre me encantei pelo Adam, mas desde que assisti ao filme minha paixão por ele se elevou a níveis estratosféricos. Então, enquanto lia esse livro e podia finalmente estar na cabeça dele e saber como ele exatamente se sente foi bem triste. Ele está devastado, sem rumo e muito atormentado, mesmo que já tenha se passado tanto tempo desde que Mia foi embora.
"Largar não é difícil. Decidir largar é difícil. Quando você decide, o resto é fácil.

- Sério? Foi assim que você me largou?" pág. 156
Como eu disse no começo, li o livro em apenas uma sentada porque o modo como a autora nos apresenta a história, com sua escrita cativante e envolvente, além de reflexiva, não permite que você desgrude os olhos das páginas. Sem falar que é ótimo ver como Mia e Adam evoluíram (mesmo que a evolução de Adam não tenha sido para algo “bom”). 

É incrível como mesmo tentador odiar Mia não consegui, ela tornou-se uma pessoa forte e corajosa, que aprendeu a conviver com a grande perda que sofreu. E até perdeu aquele ar meio de sonsa (sorry not sorry) do primeiro livro. Apesar de ter achado que talvez a autora pudesse ter se aprofundado mais em algumas questões da vida de Mia me senti satisfeita, afinal esse livro é sobre Adam, não ela. 

No final, Para Onde Ela Foi não é um livro apenas sobre como Adam precisa aceitar e tentar levar a vida sem Mia e como a noite que eles passam juntos conversando um com o outro como se nada tivesse acontecido, mas sim sobre saber quem você é, sobre quem você quer ser e como perder pessoas que você amava podem mudar o rumo da sua vida, para o bem ou para o mal. Então, não hesite em se jogar na leitura desse livro que te dá uma overdose de Adam, de sofrimento e tristeza, mas que no final sabe te recompensar muito bem!

E não posso deixar de comentar que a diagramação interna está LINDA. Todas as páginas tem detalhes de partituras, ou seja, tudo a ver com a história 

9 comentários:

  1. Assisti o filme e amei, de verdade. Só estou esperando ter uma grana pra comprar os dois. Sua resenha finalmente me convenceu a ler esses livros, assim que puder vou comprar!
    Antes eu meio que achava que esse livro era a mesma história, só que pela visão dele, agora entendi melhor.
    No final do filme, quando ela acorda, eu achei que eles fosse ficar juntos e que seria o fim da história. Será que vão fazer o filme desse livro também? Ia ser legal!

    Beijos Debora!
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu ainda não li esse livro e, confesso, que não pretendo lê-lo. Apesar das resenhas positivas que vi a personagem Mia não me convenceu e quando eu vi que ela abandonou o Adam sem nenhuma explicação, foi a gota d'água.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Debora! Ao contrário de você, não gostei tanto assim dessa sequência, porque achei o primeiro livro bem melhor em relação aos acontecimentos e a forma dinâmica como foi contado. Para Onde Ela Foi teve um teor mais lento, sabe? Não gostei muito disso, apesar de adorar o Adam e sua narração! Também não consegui odiar a Mia e, mesmo me decepcionando um pouco, continuo gostando da história e do casal. A diagramação está realmente um amor, desde o primeiro livro. <3

    Beijos! Lis
    umareescrita.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oieeeee! Então, eu não li, nem vi "Se eu ficar", então meio que boiei, mas, acho que isso quer dizer que está na hora eu assistir o filme (acho que não tenho muita vontade de ler o livro, me julgue, mas... :/). Mesmo sendo leiga no assunto desse livro, não sabia que ele tinha uma continuação, fiquei bem surpresa, e seu comentário positivo foi algo legal de se ler, porque, as vezes existem livros como esses que eu meio acho que não são livros que costumam a ter continuações (ou posso estar enganada), que quando tem suas continuações, elas acabam sendo ruins (nossa como eu me enrolei pra falar isso...). Mas ótimo saber que esse foi totalmente o contrário disso!

    Beijos,

    www.girlfromoz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Debora (minha querida)
    Eu li Se eu ficar e gostei muito, realmente não concordo com o pessoal que criticou. Acho que o livro tem uma sensibilidade e foco nas coisas mais cotidianas, aí está a beleza dele. Mas enfim, tenho Para onde ela foi, porém ainda não li por sei lá que motivo. Também amo o Adam, ele é o tipo de par romântico diferente e inusitado que todas nós gostaríamos de ter. Concordo com relação a edição porque tenho o livro aqui e vejo sempre como ele é lindo!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Debora, esse livro é um amor né? Impossível não se apaixonar pelo Adam, eu gostei muito mais desse segundo do que do primeiro, não sei, mas gostei muito de ver pelo ponto de vista do Adam, e ver que a Mia evoluiu.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Amiga tenho que confessar que sou absolutamente apaixonada pelo livro SE EU FICAR e PARA ONDE ELA FOI. Apesar que o filme se eu ficar me emocionou muito mais que o livro. É simplesmente maravilhoso. Mas gostei do livro também na parte onde a autora mostra sobre a vida antes do acidente. E agora nesse livro PARA ONDE ELA foi sinceramente me encantei com tudo que aconteceu, principalmente pelo ponto de vista de ADAM que vemos que sofre bastante, mas mesmo assim achei que foi mais tocante do que o primeiro. Deu para se envolver com os personagens. Eu adorei sério. Sua resenha ficou maravilhosa =] Parabéns

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/02/resenha-um-milagre-chamado-grace.html

    ResponderExcluir
  8. Me xinguem, mas eu não me interessei por "Se eu Ficar" e já confesso que essa capa de "Para onde Ela Foi" não me atraiu também, haha.
    Antes que me julguem eu nem tentei ler o livro, pois realmente não tive interesse ou talvez por algumas críticas negativas que li, mas eu fui ver o filme e também não achei lá grande coisa, haha.
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  9. Debs socorroooo, eu to chorando sério!!! Amo esse livro com todas as minhas forças, Adam é um personagem tão devastado e me pegou tão desprevenida que eu só sabia sentir lendo o livro. Também me encantei com ele em Se Eu Ficar, mas como você disse, estar dentro da cabeça dele, ter noção do que ele está sentindo é destruidor. E mais difícil ainda é que ele não merecia tdo pelo que passou, eu sei que é só lembrar deste livro eu me emociono. Quanto a Mia, eu queria socar ela por ter feito o que fez, mas assim como você deu meio que para entender e estar na cabeça de Adam foi muito melhor kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...