Resenha: Fangirl - Rainbow Rowell

Título: Fangirl
Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 424
Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme.Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentouna vida real.Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto.Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências.Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?

Em Fangirl Cath e sua irmã gêmea, Wren, estão indo para a faculdade. Elas sempre fizeram tudo juntos e são inseparáveis, dividindo inclusive seu amor pelo mundo de Simon Snow, para a qual escrevem fanfics. No entanto, para Wren a faculdade significa que ela finalmente poderá ser ela mesma, ir a festas, conhecer novas pessoas e curtir muito. Isso é o oposto da ideia de Cath.

Ela pretende passar a maior parte do tempo em seu quarto, escrevendo sua fanfic de grande sucesso “Vá em frente, Simon” e evitar o máximo de contato humano possível. Mas seus planos são frustrados por sua colega de quarto Reagan, que apesar de não passar muito tempo no aposento é um furação quando está, sem falar na constante presença de Levi, quem Cath presume ser namorado de sua colega de quarto. 

Mas a vida de Cath começa a tomar rumos não esperados e até certo ponto desastrosos. Ela não fala mais com a irmã que era sua melhor amiga, passa a enfrentar dificuldades com algumas aulas e também tem Levi que é tão fofo e incrível com ela. 
"A vida real era algo acontecendo em sua visão periférica."
Sabe quando falam tanto de uma autora que você sente que já a conhece e já ama as histórias dela só pela sinopse mesmo não tendo lido nada ainda? Esse era meu relacionamento com a Rainbow. Então eu decidi ler Fangirl porque, fala sério, o nome do livro já me descreve em tantas instâncias que não havia erro. Porém, claro que a maldita expectativa tinha que me derrubar. Ou talvez foi apenas a escrita em terceira pessoa (estou começando a perceber que tenho um sério problema com inicio de livros contados dessa forma).

Primeiramente, eu amei o livro, amei a história e, sobretudo, amei os personagens. A expectativa atrapalhou somente as primeiras 100 páginas que foram meio aos trancos e barrancos e me fizeram questionar se meu relacionamento com a autora estaria arruinado, mas então Cath começou mostrar quem realmente era e Levi chutou a porta do meu coração e entrou dominando tudo.
"Vou ficar tomando decisões zoadas e fazer coisas estranhas que nem reparo que são estranhas. As pessoas vão ter pena de mim e eu nunca vou ter um relacionamento normal; e tudo sempre porque eu nunca tive uma mãe. Sempre. Essa é a pior tipo das quedas. Do tipo do qual ninguém nunca se recupera."
A escrita da Rainbow me decepcionou no inicio. Pelas histórias delas serem estilo nerd eu esperava algo muito parecido com John Green, mas não foi nada disso que encontrei. Rainbow escreve histórias reais, o mais perto que ela pode chegar da realidade e do universo adolescente ela chegará e um meio para isso é escrevendo de uma maneira simples, descontraída, reproduzindo diálogos semelhantes a linguagem falada. Mas isso não quer dizer de jeito nenhum que a história se torna rasa ou mal descrita. Pelo contrário. Você se vê na história porque ela é sobre nosso anseios, posso garantir que em algum momento você vai se ver nos pensamentos da Cath, nas atitudes do Levi, na teimosia da Wren ou na cara feia da Reagan. E, claro, no final acabei amando cada linha. 
"- Não - disse Cath -, é sério. Você é dona de si, não tem medo de nada. Eu tenho medo de tudo. E sou maluca. Tipo, talvez você ache que  eu sou um pouco maluca, mas eu só deixo as pessoas verem a ponta do meu iceberg de maluquice. Por baixo dessa aparência de um pouco maluca e levemente retardada socialmente, eu sou um completo desastre."
Então, não só a escrita ou a história acabam transformando o livro em mágico, mas especialmente os personagens. Fangirl não é um livro para se chorar, mas diversas partes e situações li com os olhos cheios de lágrimas, porque apesar de ser alentador doía o modo como Cath e eu somos parecidas. Ela criou uma casca na qual se esconde, possui uma lista interminável de desculpas para afastar as pessoas e não corre nenhum risco, afinal é muito melhor ficar na sua zona de conforto.

Mas então, em certo ponto, a vida começa a agir e Cath precisa começar a viver, a tomar decisões e não apenas evitá-las, e temos Levi também. Levi com seus sorrisos, com seu carisma, com seu jeito fofo e irresistível. Ele não só compreende e gosta de Cath, mas também é um dos motivos pelos quais ela percebe que precisa enfrentar certos desafios. 

Eu quando Levi sorria, falava coisas fofas para Cath... basicamente, quando ele respirava
Em suma, Fangirl não é um livro tão UAU NOSSA como pensei que seria de início, porém é um livro que me identifiquei e que me vi em diversos momentos da história. É um livro divertido, com um ritmo de não-consigo-largar-terminei-de-ler-em-um-dia, com momentos de se parar e refletir e também aquela pausa costumeira para o ataque de fofura depois de Levi falar algo. 

É um livro para se entender que não precisamos ser o que mundo quer, mas sim aquilo que queremos ser para nós. E juntar coragem para encarar nossos medos como, por exemplo, ir a festa que o cara que você está a fim te convidou ao invés de ficar em casa escrevendo fanfic. Fangirl é uma história de acalentar o coração e de sair por aí indicando para os amigos porque é sobre cada um de nós e nossos problemas. 

P.S: Só eu que achei MUITO parecida a história do Simon Snow com Harry Potter? (Mas também senti que essa era a intenção da autora)



10 comentários:

  1. Ooláá´
    Ainda não li o livro, mas ganhei de presente e fiqui muuuito feliz quando recebi, espero ler todos da autora e gostar muito, ela parece ser maravilhosamente talentosa pelas resenhas que leio sobre seus livro, inclusive a sua que me deixou um tanto mais curiosa haha ficou ótima a resenha, parabéns viu?

    Beijos
    Comente ;)))
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/resenha-para-onde-ela-foi-gayle-forman.html

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Eu li fangirl ano passado, e nossa, não imaginei que iria me apaixonar tanto pela história. Imaginei que fosse boa, mas algo bobinho que eu não me apegasse. FAIL! Como eu queria saber mais sobre no que tudo deu. E sim, acho que a intenção da Rainbow foi exatamente fazer com que Simon Snow fosse meio que um Hp! hahaha

    Beijos, Carol
    www.girlfromoz.com.br
    Ps: Te indiquei numa tag lá no blog :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Debora!
    Ainda não li o livro. Na verdade ainda não li nada da autora apesar de ter Eleanor&Park há alguns meses na estante. No entanto a sua resenha é uma das poucas que elogia o trabalho da autora com Fangirl. Ouvi muita gente falando que achou esse livro mais fraco e coisas desse tipo.
    Eu tenho vontade de conferir a história porque gostei do título e da capa. Além disso sua resenha me deixou um pouco mais motivada.
    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom?
    Ai esse livro, preciso ler logo, e você viu que a autora vai lançar a versão da fanfic dela? kkk


    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Debora, tudo certo?
    Então, eu não conhecia a autora nem esse livro, que por mais que sua resenha esteja excelente, ele não me atraiu, sei lá, talvez seja por causa da minha gigantesca lista de leitura (estou me tornando mais crítico)
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Debora, tudo bem ???
    Menina tenho que admitir que nunca tinha ouvido falar desse livro. Sério mesmo, eu não sei em que mundo eu vivo, mas as vezes eu fico até envergonhada por não conhecer os livros, hehehe
    Eu não sei se leria esse livro, não faz muito o meu estilo, ultimamente eu estou numa fase que nem eu sei descrever direito, tento buscar livros diferentes... Mas eu conheço uma pessoa que iria adorar esse livro, vou anotar a dica para ela !!! :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  7. OI DEBORA-GATA-LINDA-MARAVILHOSA!
    Ok, vamos ser sinceras: de todas as garotas naquele twitter, o título traduz 95% delas. E EU ESTOU INCLUSA! Sério! <3
    Tenho essa mesma relação com a Rainbow que você tinha: sei que vou gostar só pelas sinopses que vejo por aí. E essas capas? EU AMO ESSAS CAPAS. Sério. EU AMO ESSAS CAPAS.
    Ok. Vou abaixar as minhas expectativas antes que ele acabe se tornando uma decepção.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Olá, Debora <3
    NOSSA, EU PRECISO LER ESSE LIVRO, PRINCIPALMENTE DEPOIS DA SUA RESENHA.
    Bem, acho que só lendo eu vou tomar uns tapas na cara, principalmente pelo que você falou no parágrafo antes do OBS. Já tô prevendo minhas reações durante a leitura, espero amar tanto quanto você e ver se acho a história do Simon parecida com a de HP tbm!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Debora! <3 Primeiro preciso dizer que adorei a sua resenha, principalmente pela forma como você escreveu. Deu para ver todo o seu jeitinho fangirl! Eu já tinha colocado na minha cabeça que não iria ler fangirl, li umas resenhas negativas e percebi que não era o melhor livro para ler no momento, mas agora estou balançada, ainda mais porque considero sua opinião pra caramba e mesmo que o início n tenha sido satisfatório, ter gostado do final importa muito mais! E, sim, a fanfic da Cath é totalmente inspirada em Harry Potter! Beijos :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro parece ser bem legal :)

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...