Resenha: Mr. Darcy's Diary - Amanda Grange

Título: Mr. Darcy's Diary
Autor(a): Amanda Grange
Editora: Sourcebooks Landmark 
Páginas: 320

The only place Darcy could share his innermost feelings was in the private pages of his diary...
Torn between his sense of duty to his family name and his growing passion for Elizabeth Bennet, all he can do is struggle not to fall in love.
Mr. Darcy's Diary presents the story of the unlikely courtship of Elizabeth Bennet and Fitzwilliam Darcy from Darcy's point of view. This graceful imagining and sequel to Price and Prejudice explains Darcy's moodiness and the difficulties of his reluctant relationship as he struggles to avoid falling in love with Miss Bennet. Though seemingly stiff and stubborn at times, Darcy's words prove him also to be quite devoted and endearing - qualities that eventually win over Miss Bennet's heart. This continuation of a classic romantic novel is charming and elegant, much like Darcy himself.
Pride and Prejudice has inspired a large number of modern day sequels, the most successful of which focus on the rich, proud Mr. Darcy.

Oiii!
Eu estava de boas por aí, visitando alguns blogs, quando encontro um blog voltado totalmente para a diva maravilhosa Jane Austen, então comecei a vasculhar e descobri a existência preciosa desse livro: Mr. Darcy’s Diary! Sou apaixonada por pontos de vista alternativos e quer coisa melhor do que saber o que se passava na cabeça (dura) do Darcy enquanto se apaixonava pela Lizzie?!

Quem me conhece sabe que sou louca por Jane Austen e por tudo que envolva suas obras, seja livros, filmes, seriados, etc. Então não podia deixar de ler esse livro, que foi escrito pela Amanda Grange. Ela também escreveu Mr. Wentworth’s Diary, o par romântico da mocinha de Persuasão (pretendo ler muito em breve haha).

Minha reação quando ouço/vejo algo sobre a Jane: "Você. Disse. Jane Austen?"
Então, como eu já disse Mr. Darcy’s Diary conta a história de Orgulho e Preconceito (se ainda não leu, crie vergonha nessa cara linda e leia) pelo ponto de vista do galã mais desejado dos romances da Jane. O livro é em forma de diário (dã) e conhecemos melhor Darcy, o que ele pensa em cada situação, a sua briga com Wickham, os acontecimentos com Georgiana, sua relação com Bingley e, principalmente, o modo como ele vê e se apaixona por Elizabeth.

(suspiros, suspiros e um pouco mais de suspiros) Amei esse livro, sem mais. Amanda conseguiu sem problemas escrever o livro sem descaracterizar a história, os personagens e tudo era tão verossímil que por alguns momentos eu até podia acreditar que aquilo tinha realmente saído da cabeça da Jane! Amei ver esse lado de Orgulho e Preconceito, como Darcy é realmente exigente consigo mesmo e o quanto se sente responsável pela irmã e pelos amigos. Como ele luta contra o seu afeto pela Lizzie e como falha miseravelmente! 

"Era um sorriso desafiador; não havia dúvida sobre isso. Apesar de ela ter dito que eu era muito educado, ela quis dizer o contrário. Eu senti meu desejo de dançar com ela crescer. Ela tinha se estabelecido como minha adversária, e eu senti um instinto de conquistá-la se subir dentro de mim. Porque ela tinha me recusado? Porque ela tinha me ouvido dizer que ela não era bonita o suficiente para me tentar no baile de Meryton? É claro! Eu me descobri admirando a personalidade dela. Meus dez mil por ano não significavam nada para ela comparados com o seu desejo de se vingar de mim. Eu a observei se distanciar-se de mim, notando a leveza dos passos dela e da figura dela, e tentei me lembrar da última vez que eu estive tão satisfeito."

A escrita é ótima, coerente com a história e a leitura flui muito rápido, apesar de se já conhecer a história e saber o que vem a seguir, é maravilhosamente bom vê-la pelo ponto de vista do Darcy. Confesso que em alguns momentos ele me irritou, todos sabemos o quanto ele é arrogante e desprezível no começo, mas ver o quanto ele não se considera assim e acredita estar certo é bem frustrante, MAS é tão lindo e esclarecedor ver em que momento ele começa a gostar da Lizzie e como ele sofre ao ser rejeitado e como ele revê seus comportamentos, percebendo o quão redondamente estava enganado. 

"Eu não acredito que eu estou me comparando a George Wickham! Eu devo estar louco (...) Se ela escolher nos comparar, que seja. Isso irá provar que ela está abaixo da minha consideração, e eu não vou mais ser incomodado por pensamentos dela. (...) Deixe ela preferir Wickham à mim. Eu não quero mais nada com ela."

Enfim, esse livro é uma ótima pedida para quem é apaixonado pela obra da Jane, ou por quem está buscando um livro de romance de época, ou simplesmente algo para passar o tempo; e se você não leu O&P ainda leia Mr. Darcy’s Diary mesmo assim, quem sabe ele não te encanta e te incentiva a ler esse clássico!
Beijos!



8 comentários:

  1. Aaaaaaaw, que graça! Preciso desse livro! Acho que sentiria a mesma relação de amor e ódio com o Darcy, por conta da arrogância, mas, como você disse, o Darcy é o herói mais querido das apaixonadas pelas obras da Austen. Eu mesma li "Persuasão" e não consegui criar um laço tão afetivo assim com o Capitão Wentworth...
    Parabéns pela resenha, Debora! Arrasou <3

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darcy tem um lugar muito especial no meu coração, mesmo quando está sendo um arrogante prepotente haha <3
      Li Persuasão e gostei muito, e também senti muita raiva do Capitão Wentworth, mas ao contrário do Darcy, todo esse sentimento negativo não se reverteu em simpatia, ainda achei que ele devia ter penado um pouco mais por ser tão idiota, digamos assim haha
      Obrigada Ticilinda! :3

      Excluir
  2. Dá pra ver nas suas resenhas o quanto você gosta do que está falando, parabéns. Por outro lado, provável que eu nunca leia esse livro. Principalmente pelo meu preconceito com autores que reescrevem personagens de outros autores. Sério, é tão difícil criar algo próprio?
    Uma coisa eu tenho que fazer, "tomar vergonha na cara" e ler Jane Austen. Eu sempre deixo pra depois porque todas as boas maneiras dos ingleses do século XVIII me incomodam um pouco. Mas eu tenho que conhecer a famosa ironia da Jane Austen. Fanática como você pelo trabalho dela, já viu o filme de 1940? Eu não vi ainda, mas o roteiro foi escrito por Aldous Huxley (Admirável Mundo Novo), então pelo menos é interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Eu sempre tenho receio que as histórias e os personagens sejam descaracterizados, afinal se você não criou como pode saber o que exatamente aconteceria? Mas, esse livro cumpre bem o seu papel. É, realmente é de se pensar porque hoje em dia hpa tanta dificuldade em se criar algo original e próprio!
      Estou tentando cumprir minha meta de ver todas as adaptações feitas dos trabalhos da Jane, mas por preconceito tinha descartado as mais antigas, mas já procurei e salvei o link do filme aqui e quando tiver um tempinho assistirei, valeu pela dica :)
      E leia Jane Austen sim, eu também me irritava no começo com o Sr. e Sra. e todas aquelas reverencias e etiquetas, mas com o tempo acostuma haha

      Excluir
  3. JURA QUE ESSE LIVRO EXISTE?
    Nossa, caramba. Juro que não sabia que existia esse livro com o ponto de vista do Mr. Darcy!
    Realmente, é muito difícil um autor escrever o outro ponto de vista de um romance tão conhecido e ainda parecer que o próprio autor do original o escreveu.
    Fantástico. PRECISO!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei tipo, preciso desse livro pra ontem quando descobri a sua existência haha

      Excluir
  4. "Orgulho e preconceito" é um dos meus clássicos favoritos e fiquei curiosa por esse livro, mas pela pesquisa que fiz, ainda não tem em português. #chora

    O que me resta é torcer pra publicarem logo aqui e concluir "Persuasão" que também estou amando.

    Beijos
    Fê - Leitora Incomum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O&P também é um dos meus clássicos favoritos. Persuasão é muito bom também, acho que vou amar eternamente tudo que a Jane escrever haha
      Realmente Fernanda, ele não é publicado no Brasil, mas eu dei um jeitinho de achar um pdf traduzido porque precisava ler haha, mas se ele for lançado aqui com certeza comprarei!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...