Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Título: Se Eu Ficar
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas

Se Eu Ficar conta a história de Mia, uma adolescente talentosa, tímida e que ama muito sua família. Ela é violoncelista e está a um passo de entrar em Julliard, tem uma melhor amiga sensacional, um namorado rock star e tudo parece normal e certo em sua vida, até um dia fatídico em que ela e sua família sofrem um acidente de carro. 

Mia perde seus pais e fica em coma em estado gravíssimo. No entanto, a maior surpresa é quando ela percebe que está fora do seu corpo e consegue ver tudo o que acontece ao seu redor, inclusive o seu próprio corpo sendo levado urgentemente para o hospital. Assim, ela acompanha, como se estive separada por um vidro do mundo real, os acontecimentos que se desenrolam ao trágico acidente, a aglomeração de parentes que vem lhe dar apoio, Adam que tenta desesperadamente vê-la e Kim (sua melhor amiga) que mesmo Mia estando em coma lhe dá palavras de conforto. 

Descobri Se Eu Ficar através do trailer da adaptação que está para ser lançada, o trailer realmente me cativou, chorei e me arrepiei até a alma e então quando descobri que havia um livro corri para ler, e posso dizer que não me arrependo nem um pouco. 
Não pense que só porque Mia tem uma experiência extracorpórea, digamos assim, que o livro é sobrenatural, e apesar de a autora não dar muitas explicações de como? por quê? Mia fica em tal estado enquanto está em coma, isso não atrapalha em nada a leitura, afinal esse não era o foco da estória, além disso achei super legal o fato de que as enfermeiras sempre diziam para os parentes de Mia conversarem com ela e a animarem, pois ela estava ouvindo. 
"Eu percebo agora que morrer é fácil. Viver é difícil."
Mas, enfim, a autora desenvolve sua história com duas frentes: o presente, Mia acompanhando tudo o que está acontecendo ao seu redor e o passado, pequenos porém felizes e importantes acontecimentos na vida dela, como experiências agradáveis com sua família, o começo da amizade com Kim e todo o relacionamento com Adam. 

Gayle Forman escreve de maneira leve, simples, porém tocante e super emocionante. Com frases de impacto somos transportados para dentro da história e nos sentimos parte dela, sofri com Mia, chorei pela perda dela e pela difícil decisão que ela precisava tomar, mas também sorri com a alegria dela ao tocar o violoncelo, presenciei a intensidade de sua dedicação, as suas inseguranças em relação a Adam e tudo o que uma adolescente normal tem direito.

Seu Eu Ficar, nos leva pela vida de Mia, mas tudo converge para a difícil decisão que ela precisa tomar: Ficar ou não? Como viver depois que aqueles que você mais amava se foram? Terá ela forças para lutar contra tanto traumas? 
"- Está tudo bem - ele me diz. - Se você quiser ir. Todo mundo quer que você fique. Eu quero que você fique mais do que jamais quis algo na minha vida. - A voz dele se quebra em emoção. Ele para, limpa sua garganta, respira fundo, e continua. - Mas isso é o que eu quero e eu posso entender o porque pode não ser o que você quer. Então eu só quero te dizer que eu entendo se você se for. Está tudo bem se você nos deixar. Está tudo bem se você quiser parar de lutar."
É uma decisão extremamente difícil e a medida que as pessoas que Mia amam a pedem para ficar ela fica mais e mais confusa sobre  o que fazer. Eu, particularmente tentei me colocar no lugar dela, mas não saberia nem em mil anos o que fazer. Mia é forte - apesar de se achar frágil -, insegura e apaixonante. Já Adam: me faltam palavras para dizer o quanto ele é fofo, descolado, de uma personalidade fácil, espontâneo e encantador. Kim, também me conquistou com seu jeito durão e decidido.

Geralmente, não consigo colocar em palavras os sentimentos que tenho em relação a um livro que gostei muito, que é o caso de Se Eu Ficar. Enfim, acho que perceberam que a leitura é rápida (o livro é bem curtinho), flui fácil, a escrita é gostosa e a história é cativante bem como os personagens. Algumas cenas são de tirar o fôlego, e outras de vomitar arco-íris, já outras de chorar rios!


4 comentários:

  1. Que. Coisa. Mais. Linda! Tô arrepiada! Linda resenha, lindo trailer! Muitos sentimentos! <3 Já vou preparar a caixa de lencinhos, mas com certeza irei ver o filme e de preferência ler o livro primeiro! :] Muitos beijos, Debora! <3

    bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiii Tici, muito obrigada <3
      Lindo, né? Chorei muito no livro, não quero nem ver no filme haha!
      Beijão :*

      Excluir
  2. Desde que soube que a NC ia relançar essa livro fiquei curiosa, sou toda romântica e acho que essa é uma dessas histórias que eu não posso perder, sem falar que o filme também parece que vai ser lindo.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo que vou comprar essa versão haha
      Acho que você vai gostar sim, é uma daquelas histórias de encher os olhos de lágrimas, mas de, no final, deixar o coração feliz :)
      Beijos!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...